Planeje e defina suas metas e prioridades no seu empreendimento.  Muitos empresários acham que planejar é chato, desnecessário ou cansativo. Não existe boa administração sem um bom planejamento. Planejar é a melhor forma de ganhar tempo, sair na frente e aumentar as vendas no seu restaurante.

Um dos maiores problemas da humanidade é a procrastinação. Um mal que ataca, silenciosamente, milhões de pessoas por todo o globo sem nos darmos conta de que estamos procrastinando. O ato de procrastinar é, basicamente, deixar para amanhã ou adiar atividades que poderiam ser realizadas hoje!

Trazendo para o setor de hospitalidade, muitas ações se perdem pela procrastinação de seus proprietários ou pelas pessoas responsáveis em tomar as decisões. A solução está na proatividade. Seja proativo e antecipe-se à concorrência e aos problemas, agindo antes deles se instalem em seu negócio. Acompanhe as tendências do setor e se posicione diante delas.

Não tenho dúvidas que isso é acarretado, diretamente, pela falta de planejamento. As pessoas trabalham, em sua maioria, nas esferas urgentes e circunstanciais, trabalhando pouquíssimo tempo  na esfera importante. O brasileiro dedica apenas 30% do seu tempo às atividades importantes. Há uma grande diferença entre as esferas urgentes, circunstancias e importantes.

E que diferença é essa?

  • Atividades importantes – são aquelas que trazem os resultados mais efetivos. São ações que, feitas hoje, fazem diferença no seu trabalho;
  • Atividades urgentes – são as tarefas que devem ser feitas imediatamente, que gera algum tipo de problema se não for executada. Não tem prazo, tem que ser realizada já!
  • Atividades circunstanciais – são as atividades em que você é levado a fazer em função de uma situação, condição, ambiente ou de outra pessoa – independentemente da sua vontade.

Para explorar mais o assunto, recomendo a leitura do livro a ‘Tríade do Tempo’ de Christian Barbosa da editora Sextante, onde o autor apresenta um modelo comprovado para organizar sua vida e aumentar sua produtividade e seu equilíbrio. Modelo este que, também, pode ser aplicado em seu estabelecimento e em sua equipe. Recomendo que aplique primeiro em você!

Se não decides tuas prioridades e quanto tempo dedicarás a elas, alguém decidirá por ti”.Harvey Mackay

Mas como ser proativo?

O primeiro passo é planejar! Observe como estão suas atividades importantes e seus projetos. Ainda estão no papel ou no campo das idéias? Ou se está em plena fase de produção ou implementação? Caso tenha dificuldade, não hesite em pedir ajuda externa a consultores especializados. O maior problema é achar que está trabalhando adequadamente enquanto,na verdade, se está parado.

Com essa nova mentalidade sobre a importância do planejamento, podemos falar mais especificamente sobre o setor de vinhos. Muitos sommeliers e proprietários se perguntam como alavancar as vendas de vinhos em tempos de lei seca e de elevada tributação do setor vitivinícola. Você deve promover o setor em seu estabelecimento e, para isso, não estou me referindo em mexer no preço final na sua carta de vinhos, mas em gerar valor para seu consumidor. Oferte mais que um bom serviço de vinhos. Convide-o para uma experiência diferente e única. Motive sua brigada, envolva-os no processo e compartilhe com seu cliente. É muito comum, em restaurantes, eventos de vinhos como jantares harmonizados, degustações orientadas, master class, harmonizações inusitadas, ações pontuais com as wine bikes, duelos entre cervejas e vinhos dentre muitas outras ações.

Muitos empresários estão atentos a essas ações, mas não dão o próximo passo. Ficam procrastinando!

Um bom exemplo de planejamento e proatividade pode ser observado nos proprietários do Oregano’s – pizzaria e bruscheteria – estabelecimento situado no bairro da Tijuca, no pólo gastronômico do Buxixo.

las-chicas-del-vino_1 Wine bike Las Chicas del Vino

No último dia 09 de novembro, em plena quarta-feira, e contrariando as estatísticas, o Oregano’s em parceria com as Las Chicas del Vino – wine bike que vem realizando um trabalho sério e muito consistente no setor de vinhos, principalmente, em eventos de rua – realizou uma noite de vinhos e pizzas, onde proporcionaram aos clientes presentes uma experiência única e prazerosa, que consistiu em harmonizar suas saborosas pizzas com os vinhos da linha Zapallar da Viña Apaltagua, do Chile. Tive o prazer de conduzir essa ação, a convite da Ana Paula, uma das sócias das Las Chicas, e mostrei que é possível harmonizá-los.

las-chicas-del-vinoPostagem do evento na página do facebook das Las Chicas del Vino

Esse evento registrou o início de um trabalho mais sério com o vinho e abriu a possibilidade para uma agenda de eventos em torno da bebida. O sucesso foi tanto que a pizzaria mudou sua carta de vinhos e capacitou sua brigada com as diretrizes enogastronômicas em seu cardápio.

Os sócios do Oregano’s, percebendo o sucesso da iniciativa e a aceitação de seus clientes, realizarão no próximo dia 06 de dezembro uma nova ação, só que dessa vez em seu restaurante japonês – T Maki – harmonizando os vinhos com a culinária japonesa.

oreganos_pizzariaO sucesso nas vendas muitas vezes está na ampliação do tíquete médio do consumidor fiel

Mude de postura e faça acontecer. Planeje e busque por parceiros de vinhos sérios que desejam, realmente, investir em seu estabelecimento. É possível gerar ações como esta do Oregano’s sem um custo elevado.

 

As coisas não mudam. Nós é que mudamos”.Henry David Thoreau

 

Serviço:
Oregano´s Pizzaria
http://www.oreganosclub.com.br/
https://www.facebook.com/OreganosClub/
Rua Almirante João Cândido Brasil, 134 Loja B Tijuca
Las Chicas del Vino
https://www.instagram.com/laschicasdelvino/
https://www.facebook.com/BikeLasChicasDelVino/?fref=ts

 

É possível, acredite!

Saúde,

Texto – Rafael Puyau

 *Rafael Puyau (contato@rafaelpuyau.com.br) consultor-Sommelier com formação em enologia pelo Centre de Formation Professionnelle et Promotion d’Aude (CFPPA) em Narbonne, Sul da França é formado em sommelier pelo Instituto de Vinhos da Argentina. Certificado nível 3 pela Wine and School Education Trust (WSET), escola de vinhos de Londres e consultor empresarial pela Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE) em Petrópolis. 
Instagram rpuyau

site – www.rafaelpuyau.com.br

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