A convite da RATIONAL, a Infood acompanhou um dos eventos de demonstração das novas linhas de fornos combinados, o SelfCookingCenter ®. O formato da demonstração permite que um restaurateur, um cozinheiro, um chef ou mesmo um empreendedor do segmento de gastronomia sem nenhum conhecimento em cozinha possa entender o funcionamento e a eficiência deste tipo de produto.

Fornos combinados

A cocção é uma das principais técnicas utilizadas na área da gastronomia. Desde a época mais primitiva já se cozinhava alimentos, mas só depois da Revolução Industrial é que começou a ter-se um desenvolvimento mais apurado. E, de lá para cá, a tecnologia vem sendo cada vez mais aprimorada.

O forno combinado surgiu na década de 70, e tem esse nome porque combina ar quente seco com vapor.

Nessa evolução, e para auxiliar cozinheiros profissionais no mundo inteiro, a RATIONAL, buscando a melhor solução para uma cozinha mais eficiente, desenvolveu o novo SelfCookingCenter ®.

No evento são apresentadas as mais diferentes técnicas de preparo com o equipamento

A vantagem do uso de fornos combinados

Utilizando-se um forno combinado em sua cozinha, é possível substituir ou reduzir a carga de trabalho de inúmeros equipamentos especiais como fornos de ar quente, frigideiras basculantes, espeto, caldeiras, fritadeiras ou equipamentos para cozinhar a vapor, pois nele é possível grelhar, fritar, assar, cozinhar a vapor, refogar, escaldar ou escalfar.

No dia a dia de um restaurante, o serviço tem que ser feito de forma ágil e rápida, a fim de que todos os pedidos sejam atendidos. Essa tecnologia permite que se cozinhe consideravelmente mais rápido, economizando tempo.  Isso porque pode-se cozinhar diversos alimentos ao mesmo tempo, o que acaba sendo muito mais rápido que na cozinha convencional.

Todo empreendimento gastronômico se preocupa com o sabor e a textura dos alimentos que oferece. No processo de cocção, com a ação do calor, os alimentos têm suas fibras quebradas para facilitar a digestão. O sabor, cor e odor dos alimentos, então, ficam alterados, por sofrerem modificações químicas.

Por isso, é imprescindível para a qualidade dos pratos, que os restaurantes garantam uma padronização de seus produtos. Outra grande vantagem do forno combinado é que todos os alimentos sempre terão o mesmo padrão, ficando com uma produção estandardizada. Não se corre mais o risco de sair dois pratos do mesmo tipo, mas diferentes entre si.

Depoimento

Um dos participantes do evento foi Idres Nathan Carminhoto Barotti, que está entrando na área da gastronomia agora, montando o primeiro restaurante, e que achou “o evento ótimo, esclarecedor e informativo“.  Para ele, “o que chama a atenção do equipamento é a sua alta tecnologia, que proporciona um ganho enorme em mão de obras, menor perda do alimento, menor custo com energia, economia com óleo e padronização dos pratos do cardápio“.

Ao ser questionado se colocaria um forno da RATIONAL em seu novo empreendimento, Idres foi enfático: “Com certeza! Pois como ainda não sou do ramo, percebo que esse forno será de grande valia para o funcionamento da minha cozinha“.

O chef Alvaro Rodas elaborando diversos pratos com o SelfCookingCenter®

O SelfCookingCenter® nova linha de fornos combinados da RATIONAL tem quatro funções inteligentes – iCookingControl, HiDensityControl, iLevelControl e Efficient CareControl , mas nem por isso apresenta dificuldades para quem vai utilizá-lo. Muito pelo contrário: o equipamento é bem prático e de fácil utilização.

Venha vivenciar uma experiência com um forno combinado da mais nova geração. Isto é possível através de eventos gratuitos Think BIG Tour, onde você poderá conhecer o forno, testá-lo e conversar com um chef especialista para tirar todas as suas dúvidas.

Para participar, basta clicar no link abaixo, verificar as datas e locais disponíveis e fazer sua inscrição grátis.

https://www.rational-online.com/pt_br/Vivencie_/Vivencie_a_RATIONAL_ao_vivo/Think_BIG_Tour

 

 

Fotos: João Rubens Shinkado


Conteúdo de marca produzido pela Infood para a RATIONAL

Deixe uma resposta

Buzina se prepara para ter ponto fixo

Publicidade

Publicidade
-->
-->

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados