safra jabuticaba

É período de safra de jabuticaba, típica da Mata Atlântica e cultivada principalmente nas regiões sul e sudeste do país. A safra da fruta silvestre dura pouco, concentrada entre setembro e novembro e sujeita a pequenas variações. A jabuticaba possui grande quantidade de vitamina C e algumas vitaminas do complexo B, além de ser rica em sais minerais, como o cálcio e o fósforo.

Considerada uma fruta de baixo teor calórico, é quase exclusiva de pomares caseiros ou de pequenas plantações. Uma caixa com um quilo chega a custar, nas feiras livres, de 20 a 25 reais.

A jabuticaba é muito utilizada na gastronomia para a produção de sucos, geléias, licores, vinho e doces. A INFOOD foi conversar com o restaurante Buttina, que utiliza o produto em uma de suas opções no cardápio de sobremesas.

O casal José Otávio Scharlach e Filomena Chiarella, responsáveis pelo Buttina, possuem cinco jabuticabeiras no terreno de seu restaurante e aproveitam a fruta para criar um famoso sorvete.

“Quando o Buttina se mudou para esse lugar, ainda estávamos atrapalhados, mas vimos esses pés de jabuticaba. Por estar aqui no quintal, optamos por utilizá-los. As jabuticabeiras têm 74 anos de idade” disse José Otávio.

As jabuticabas do Buttina, segundo os donos, têm um gosto diferente, já que não possuem agrotóxico. No início do negócio, os dois se espantaram com a quantidade de jabuticabas. “Eram umas cinco caixas de 50 quilos. A gente pensou: temos que fazer alguma coisa. Criamos o sorvete e agora todo mundo pergunta do negócio” afirmou Filomena.

O sorvete de jabuticaba é oferecido no restaurante até que as jabuticabas acabem. Em certo ano houve três floradas da jabuticabeira, fazendo com que a produção acabasse somente em janeiro do ano seguinte. Outra vez, o início foi em junho. Somente em uma temporada houve a necessidade do casal comprar jabuticaba de um fornecedor que não usa agrotóxicos.

Para 2014, a previsão é que o sorvete de jabuticaba fique disponível por um bom tempo, já que houve uma safra de jabuticaba grande.

 

Texto: Vinícius Andrade

Foto: Flávia Avigo

Deixe uma resposta

Como a tecnologia pode ser adaptada aos novos consumidores dos restaurantes

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados