Recém inaugurado em Pinheiros, o restaurante Fitó traz em seu cardápio clássicos piauienses em apresentações contemporâneas.  A proposta do restaurante é uma comida afetiva, que carrega, além de sabor, muitas memórias.

Localizado no Largo da Batata, o restaurante apresenta uma culinária brasileira de inspiração nordestina, com uma boa relação custo-benefício.

O cardápio é todo feito e servido por uma equipe feminina, e conta com pratos do dia e opções à la carte, que traduzem a concepção da casa: culinária de afetos e histórias. O almoço contará sempre com um prato do dia.

A sócia e cozinheira Cafira Foz

Quem comanda a casa é a sócia Cafira Foz, cearense, mas criada no Estado do Piauí. O nome casa, Fitó, vem de um seu apelido de infância. Intuitiva e autodidata, Cafira rejeita o título de “chef”, diz que é apenas cozinheira mesmo.

A proposta do Fitó é ser uma extensão da minha casa, um espaço com amigos e para amigos. Receitas com uma aura familiar, num ambiente despretensioso. A principal inspiração acaba sendo o Piauí, Estado onde cresci e tenho familiares, mas a proposta é uma culinária brasileira sem muitas fronteiras nem rótulos“, explica a cozinheira.

Adepta da infalível receita de cozinhar e servir aquilo que lhe dá mais prazer, Cafira busca preservar as raízes sertanejas, sem abrir mão de sua essência cosmopolita.

O Fitó tem culinária brasileira de inspiração nordestina

Dentre as especialidades do Fitó, destaca-se a carne-de-sol feita na casa. É diferente da carne-seca. A carne-de-sol é preparada com menos sal e pouco tempo de desidratação, técnica trazida pelos portugueses. No processo de cura, as enzimas da própria carne a amaciam e potencializam seus sabores. Apesar do nome, hoje em dia não é exposta ao sol. Fica curando em ambiente refrigerado (2º C), por um período curto (normalmente até 3 dias) e suficiente apenas para desidratar um pouco. Originalmente, o objetivo era prolongar sua vida útil para que suportasse as expedições sertanejas e a falta de recursos em uma região árida e isolada. Daí também nasce a paçoca, preparo feito à base da carne-de-sol pilada e farinha de mandioca, um alimento completo para sustentar os vaqueiros em suas longas viagens e que se transformou em um dos pratos mais tradicionais do Piauí.

Equipe do restaurante

Fitó Cozinha

Rua Cardeal Arcoverde, 2773 – Pinheiros – SP/SP
http://fitocozinha.com.br/
https://www.facebook.com/fitocozinha/
https://www.instagram.com/fitocozinha/

 

Por Redação

Fotos: Ludmilla Bernardi

 

Deixe uma resposta

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados