Mesa de confraria, como é chamada a mesa retangular grande usada em cursos, no centro da sala; jogos americanos dispostos sobre ela. Taças de vinhos devidamente dispostas e estudantes ansiosos sentados ao redor dela, atentos aos ensinamentos que estão sendo transmitidos em meio à degustação de alguns rótulos que expressam toda a tipicidade de uma região vinícola do mundo.

Degustação orientada sob a condução de um sommelier ou de outro profissional do setor de vinhos, com um tema previamente definido para posterior montagem do painel de degustação com a seleção de alguns vinhos; costuma-se selecionar 5 rótulos diferentes. E enófilos, com as fichas técnicas dos vinhos em mãos, são dispostos em mesas individuais, mesas compartilhadas, ou ainda ao redor de uma mesa de confraria.

As descrições acima vêm quase que automaticamente à mente das pessoas quando se fala ou se refere a cursos de vinhos ou a degustações orientadas. Entretanto, é possível aprender sobre vinhos através de webinários e cursos online.

Soa estranho? Confesso que no início soava muito estranho para mim. Me perguntava, ‘mas e a degustação? A parte mais interessante e aguardada nos cursos de vinhos foi parar aonde? Como seria possível fazê-la online?’

Atualmente, pelo menos que eu saiba, não há tecnologia disponível para uma experiência sensorial desse porte, onde aromas e sabores são codificados e transmitidos via internet. Hoje temos uma nova modalidade educacional – o EAD – que está ajudando outras áreas do conhecimento humano a compartilhar conhecimento e alcançar pessoas fisicamente distantes. Este é um assunto novo quando se trata de vinhos e, infelizmente, sofre de certo descaso perdendo credibilidade junto às pessoas que, por puro desconhecimento e falta de informação, não acreditam que seja possível e colocam essa modalidade de ensino de lado, preferindo cursos presenciais. Com o tempo, fui eliminando os pensamentos limitantes e o preconceito a esse respeito quando, enfim, entendi o que é um webinário, como o conhecimento pode ser compartilhado de forma simples e direta e, principalmente, como poderia aplicar isso para meu universo – os vinhos.

Vale lembrar que os webinários e os cursos online não substituem os cursos presenciais e nem têm essa pretensão. Temos que vê-los como uma nova alternativa, como ferramentas e canais que se somam aos cursos presenciais; como material complementar.

Mas, afinal, o que é um webinário?

Resumidamente, posso dizer que é uma espécie de videoconferência na qual uma empresa ou um profissional utiliza uma plataforma online para uma transmissão em via única, seja ao vivo ou gravada.

O termo é uma abreviação da expressão em inglês Web Based Seminar que significa seminário realizado pela internet.

E quais as vantagens que um webinário fornece a seu participante?

  • Acumular conhecimento em determinado assunto
  • Baixo custo
  • Mobilidade – local e horário
  • Ao vivo, permite interação com o palestrante
  • Vídeo gravado, acesso ao conteúdo posterior à transmissão ao vivo

E por que não tentar para ver a repercussão?

No caso específico dos webinários de vinhos, o foco é a passagem de conhecimento sem a necessidade, e muito menos a obrigatoriedade, de realizar uma degustação. Mas se esta for importante para o conteúdo que está sendo compartilhado, o palestrante poderá fazê-la ao vivo e o participante tem a opção de adquirir ou não o rótulo para acompanhá-lo durante a transmissão.

Perceba que, para o compartilhamento do conhecimento online sobre vinhos, a degustação não é um impeditivo e sim um “algo a mais”, enriquecendo as transmissões sempre que possível.

Hoje, estou à frente do projeto Goles de Sabedoria – Provence, um curso de certificação que conta com o apoio do CIVPConseil Interprofessionnel des Vins de Provence – e realizo webinários sobre vinhos com uma boa adesão de enófilos e profissionais do setor. É uma forma muito barata de adquirir conhecimento no conforto de sua residência ou na conveniência do seu trabalho, sem que isso atrapalhe suas atividades profissionais.

Realmente não há limites. Você poderá acessar de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet. O importante é que sua conexão com a internet seja de boa qualidade e estável para evitar que a transmissão fique travando. Assista de qualquer lugar e a qualquer hora.

Nesse mês de fevereiro, nos dias 26 e 27, farei dois webinários com os seguintes temas:

Já teve a chance de participar de algum? Se ainda não, a oportunidade é essa; inscreva-se nesses webinários e descubra um novo conceito de aprender mais sobre o mundo dos vinhos.

Basta clicar nos links acima e você será redirecionado para a página do Sympla, onde poderá ler mais sobre cada evento e garantir sua vaga.

Quebre paradigmas e venha fazer parte da revolução no ensino do vinho; compartilhe essa idéia! Nos vemos em breve nos webinários.

Saúde e até a próxima,

 

Texto: Rafael Puyau*
*Rafael Puyau (contato@rafaelpuyau.com.br) consultor-Sommelier com formação em enologia pelo Centre de Formation Professionnelle et Promotion d’Aude (CFPPA) em Narbonne, Sul da França é formado em sommelier pelo Instituto de Vinhos da Argentina. Certificado nível 3 pela Wine and School Education Trust (WSET), escola de vinhos de Londres e consultor empresarial pela Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE) em Petrópolis. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O balanço dos números da Educação Superior em Gastronomia no Brasil

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados