como lidar com clientes - Infood

Qualquer dono de restaurante quer que seu estabelecimento esteja repleto de clientes satisfeitos. Porém, como lidar com clientes que estão satisfeitos demais?

Claro que você quer deixar os seus consumidores felizes, mas clientes que não deixam o seu restaurante podem se tornar um grande problema ao seu negócio. Primeiramente, eles podem aumentar o tempo de espera dos outros consumidores. Por exemplo, se clientes com reserva às 19 horas aparecem na hora e precisam esperar até às 20 horas porque um grupo de pessoas que está conversando não deixa a mesa, você corre o risco de deixar os clientes com reserva ofendidos e ganhar uma má reputação.Clientes prolongados também podem atrapalhar a sua equipe, além de atrapalhar o cronograma do seu estabelecimento.

Essa situação pode ser um pouco desagradável, mas pode ser enfrentada com um jeito que deixe todos os seus clientes felizes. Confira algumas dicas de como lidar com clientes que não vão embora:

 

  • Seja educado e amigável: o segredo é ser o mais educado e amigável possível. Mesmo que os cientes sejam inconvenientes ao seu restaurante e aos outros consumidores, não trate como se fosse algo intencional. É muito possível que os clientes nem tenham percebido o tempo que eles ficaram sentados à mesa, especialmente se eles estão muito entretidos na conversa. Clientes fiéis (como os seus regulares) podem estar apenas muito confortáveis no seu restaurante que eles esquecem que não estão em casa.
  • Deixe algumas “dicas”: se está muito claro que você precisa esvaziar a mesa, tente dar algumas indiretas. Garanta que a conta foi coletada e que a mesa está limpa. O garçom pode dizer algo, em tom amigável, como: “Vocês precisam de mais alguma coisa, ou já terminaram? Muito obrigado por terem vindo, tenham uma boa noite”. Para a maioria das pessoas, essas “dicas” serão suficientes.
  • Mude o local do grupo: se nada estiver funcionando, e clientes com horário reservado não conseguirem entrar, diga aos consumidores à mesa que há um grupo com horário marcado esperando e que você gostaria que eles continuassem a conversa, por exemplo, na parte do bar. Você pode até oferecer algumas bebidas. Desse jeito, você não está expulsando-os, e está até oferecendo alguma coisa com o acordo. Mas se você não tiver um bar, ou essa não for uma opção, você precisará tentar uma outra coisa. Seja o mais gentil possível e diga: “Eu não quero tirar vocês daqui apressadamente, mas a gente tem um grupo que está esperando para utilizar essa mesa”. A maioria dos clientes não vai levar isso como uma ofensa se você for amigável e educado.
  • Tenha um plano: É melhor ter uma política oficial para essa situação, assim a sua equipe nunca está incerta sobre como proceder. Quanto tempo após o fechamento você deve deixar os clientes ficarem? Em quais situações você deve pedir para uma mesa ir embora? O que exatamente os garçons devem dizer? Ter algumas regras e medidas com certeza diminuirá o constrangimento em diversas situações. Não se esqueça dos clientes que estão esperando pela mesa. Você não quer que eles se sintam prejudicados ou pensem que não faz sentido fazer uma reserva.

 

Via Buzztime Business

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