Quando abrir suas portas nesta semana, o restaurante Vista passará a integrar o complexo do parque Ibirapuera. Do projeto desenhado por Oscar Niemeyer em 1950,  faz parte o  prédio do Museu de Arte Contemporânea , o MAC-USP, onde o restaurante está instalado.

Inaugurado em 1954 o prédio do MAC-USP inicialmente abrigou o Palácio da Agricultura, mas de 1959 a 2008 foi sede do Detran de São Paulo e só em 2012 passou a abrigar o museu.

O Governo de São Paulo investiu R$ 76 milhões na reforma do complexo para que pudesse abrir adequadamente o importante museu. Criado em 1963 na Universidade de São Paulo, o MAC-USP recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matararazo. O acervo conta com obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark  e um coleção de arte italiana do século XX.

Projeto de Oscar Niemeyer para o parque do Ibirapuera

Projeto gastronômico

No seu projeto, além do café Vista que funciona desde o ano passado no térreo do museu, constam mais 3 casas no último andar do prédio. São elas: o restaurante Vista, o Bar Obelisco e o Bar do Mar, que devem ser inaugurado na sequência.

O primeiro a abrir as portas, o restaurante Vista, é um projeto dos empresários Eduardo Papel e Leo Sanchez e traz o chef Marcelo Bastos com sócio. O restaurante segue a linha do Jiquitaia, baseado na cozinha brasileira e dá chance para Marcelo desenvolver mais ingredientes.

Postagem do espaço que abrigará o restaurante

Entretenimento e gastronomia

Já faz um tempo que a dobradinha museu e restaurantes faz sucesso: da iniciativa do Santinho no espaço Tomie Otake ao Fazendo Culinária do Museu do Amanhã e do Balaio no Instituto Moreira Salles mais recentemente. A integração desses espaços fortalece a geração de público e, em muitos casos, a geração de tráfego vem dos dois lados.

Um dos grandes destaques do restaurante Vista é sua localização. Por estar posicionado no último andar do museu, a casa revela uma vista que pouco foi explorada pelos paulistanos. A casa deve se transformar numa atração turística da cidade junto com os outros dois empreendimentos que também permitem uma maior visibilidade do parque e, principalmente, do trabalho de Oscar Niemeyer.

Integração com a arte

É inegável a relação entre arte e gastronomia e, neste projeto, ele ainda é mais interessante. O logo do restaurante aproveita as colunas do projeto do prédio, mas é sua vista que permite observar o parque e o conjunto de prédios que compõem o projeto original.

Mas o grande destaque é que o restaurante, o café e os dois bares são uma fonte de receita adicional para o museu. Com o aluguel dos espaços, é possível ampliar os investimentos, tanto na manutenção como no desenvolvimento de novas exposições.

O espaço oferece possibilidades de desenvolvimentos de eventos

Geração de negócios

Deve-se avaliar o restaurante como uma potencial âncora do projeto, pois ele funciona com atração e destino, e é uma ótima complementação para um passeio. A casas também foram planejadas para o uso em eventos e, segundo divulgou a revista Veja São Paulo da semana passada, já conta com agenda para cinco casamentos até o final do ano.

Esta é uma visão multiuso dos espaços e da integração das funções. Um conceito moderno que deve potencializar a máxima utilização dos espaços para que se tenha o aproveitamento completo do investido no aluguel da casa.

Seja bem vindo Restaurante Vista, um dos novos postais da cidade de São Paulo.

 

Novidades

Homa: Aqui bicho não entra

O caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo destacou a inauguração no dia 3 de abril do Homa.  O logo da casa tem uma berinjela com uma pequena coroa e isso resume a filosofia. “Aqui o vegetal é o rei”, explica o chef José Barattino, um dos sócios da casa, que tem como parceiros Gilson de Almeida, dono da hamburgueria Na Garagem, e Philippe Nogueria.

Rua Bejamin Egas,  275 – Pinheiros – São Paulo

Para continuar lendo acesse o site do jornal:

http://paladar.estadao.com.br/noticias/restaurante-e-bares,vegetariano-homa-e-nova-aposta-do-chef-jose-barattino,70002246480

Kouzina leva cozinha grega a Pinheiros

A revista Veja São Paulo destacou a abertura da primeira filial do Kouzina. Sucesso desde a abertura, em junho de 2015, numa esquina dos jardins, o Kouzina ganha a primeira filial em Pinheiros. A casa começou a funcionar no último dia 27 de março.

 

Rua Francisco Leitão,  57 – Pinheiros – São Paulo

https://www.facebook.com/Kouzinamyk/

Para continuar lendo acesse o site da revista:

vejasp.abril.com.br/blog/arnaldo-lorencato/kouzina-leva-cozinha-grega-a-pinheiros/

Notícias

Justiça obriga cervejaria a listar ingredientes

A Justiça Federal de Goiás determinou que as cervejas vendidas em todo o Brasil deverão trazer em seus rótulos informações sobre todos os ingredientes que compõem o produto. Ou seja: será preciso deixar claro se a bebida foi feita com cereais de milho ou arroz. As empresas terão 120 dias para se adequarem à nova regra. As embalagens antigas, no entanto, não precisarão ser substituídas.

Para continuar lendo a matéria acesse o site do jornal:

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/rotulos-deverao-informar-todos-os-ingredientes-da-cerveja-determina-justica-22528390

Subway descarta investir em expansão de lojas em 2018

Na contramão das redes de fast food concorrrentes, o Subway não via investir em expansão de unidades no país neste ano. A empresa tem hoje 2.122 lojas no Brasil. Todas em modelo de franquia.

“Já estamos em todos os estados. Nosso foco para 2018 é aumentar o números de vendas e o lucro de nossos pontos atuais”, afirma o diretor da companhia para América Latina, Brian Marino.

Para continuar lendo a matéria se cadastre no site do jornal:

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2018/03/por-um-triz-belo-monte-fica-sem-multa-por-apagao.shtml

Sapore entra no varejo com a marca Yurban

A fornecedora de refeições corporativas Sapore deu novos passos para entrar no varejo, em meio a indefinições sobre seu projeto de fusão com a IMC, dona das redes Viena e Frango Assado. A companhia lançou no fim de semana passado a marca Yurban, uma espécie de loja de conveniência com comida fresca, que terá duas unidades em shoppings em abril.

Para continuar lendo a matéria se cadastre no site do jornal:

http://www.valor.com.br/empresas/5410359/sapore-entra-no-varejo-com-marca-yurban

 

Reginaldo Andrade

randrade@infood.com.br

A coluna Restaurant Man traz as principais notícias da semana 13 (26/03 a 01/04 de 2018), um resumo do que foi noticiado nos principais jornais e revistas e do que foi apurado por nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os cuidados antes da abertura do seu restaurante

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados