Nos últimos 2 anos, seja aqui na Infood, seja em nossos relatórios setoriais, temos destacada um novo modelo de negócio nos novos restaurantes no Brasil. Existe pontos comuns, em parte nas referências seguidas, mas o destaque está no sucesso das operações, e pode nos ensinar sobre o futuro dos restaurantes.

Temos chamado este movimento de ‘simples’, pois entendemos que estas casas priorizam a comida, simplificando alguns detalhes da operação, mas sem perder de vista a experiência dos comensais.

Esta semana, duas pessoas do mercado me falaram de uma mesma casa: o Gurumê do Rio de Janeiro. A primeira unidade foi inaugurada em 2014. Gurumê significa gourmet em japonês. Surpreende a qualidade da comida em relação ao preço do cardápio, e é aqui que o Gurumê segue a linha de algumas casas que surgiram em São Paulo.

O cardápio é trabalho do chef Shin Koike, dono do restaurantes Aizomê e Sakagura A1. Agora é difícil chamar a casa de simples quando percebemos o cuidado com os ambientes e o investimento no conceito da decoração, projeto do arquiteto Thiago Bernardes.

Um diferencial da proposta é que ela já nasce com a ambição de ser uma rede. Como a operação é do empresário Jerônimo Boayuva com o Grupo Trigo, controlador das marcas Koni Store, Spoleto e Domino’s Pizza, experiência eles têm de sobra.

Depois do primeiro restaurante no São Conrado Fashion Mall, este ano, em março, o segundo restaurante foi aberto em Ipanema. Separamos abaixo algumas imagens retiradas do facebook da casa. Se você atua no setor, recomendo conhecer esta nova marca da gastronomia brasileira.

Notícias em destaque na semana:

Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa

A revista Prazeres da Mesa realizou a 14ª edição de sua premiação que contou com o patrocínio da Rede com festa de entrega dos prêmios na Casa Bossa em São Paulo.

Gosto muito da iniciativa. Valorizar o trabalho da gastronomia brasileira sempre merece destaque, mas destaco o olhar regional da iniciativa com os prêmios para o restaurante do ano nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, uma boa oportunidade de valorizar as casas que muitas vezes estão fora do olhar nacional das publicações.

Também merece destaque o prêmio responsabilidade social para o Instituto Capim Santo e chef Morena Leite, que vem transformando a vida de muita gente boa que pode encontrar nas cozinhas uma carreira. Uma escolha muito feliz.

Alguns dos ganhadores do prêmio:

Chef do Ano

Thomas Troisgros – Olympe – Rio de Janeiro

Chef Revelação (prêmio foi dividido)

Thiago Bañares – Tan Tan Noodles Bar – São Paulo

Pedro Siqueira – Massa e Puro – Rio de Janeiro

Restaurante do Ano Brasil

D.O.M. – São Paulo

Restaurante do Ano Região Norte

Banzeiro – Manaus /AM

Restaurante do Ano Região Nordeste

Cozinha Roccia – João Pessoa /PB

Restaurante do Ano Região Sul

Ostradamus – Florianópolis / SC

Restaurante do Ano Região Sudeste

Olympe – Rio de Janeiro

Restaurante do Ano Região Centro Oeste

Olivae – Brasília /DF

Você pode ver a lista completa na matéria no link abaixo:

http://prazeresdamesa.uol.com.br/melhores-do-ano-prazeres-da-mesa-rede-3/

Jiang Pu abre o Chi Culinária

Luiza Fecarotta foi conhecer o restaurante da queridinha da segunda temporada do reality Master Chef. Jiang Pu abriu o Chi Culinária na Rua Pinheiros.

Confira a crítica no site da Folha de São Paulo:

http://guia.folha.uol.com.br/restaurantes/2017/06/queridinha-do-publico-no-masterchef-jiang-pu-abre-restaurante-com-precos-amigaveis.shtml

Taco Bell amplia rede no interior de SP

O Valor Econômico destacou em matéria de Tatiane Bortolozi que a rede deve acelerar a abertura de restaurantes em cidades do interior de São Paulo a partir do primeiro semestre de 2018.

Você pode ler a matéria no link abaixo fazendo um cadastro:

http://www.valor.com.br/empresas/5008514/taco-bell-amplia-rede-no-interior-de-sp

Boa leitura

“Virei um docinho” Entrevista de Erick Jacquin para Veja

É bom ver um chef nas páginas amarelas de Veja, um dos mais importantes espaços de entrevistas no jornalismo brasileiro. Marcelo Marthe entrevista Erick Jacquin, que fala de negócios, televisão, legislação e boa comida. Destacamos uma das repostas:

“Por que a cozinha é um ambiente de egos inflados? Jacquin: Quem inventou a comida foi Deus, mas quem inventou o cozinheiro foi o diabo. Os chefs são capetas metidos e pretensiosos. Mas a culpa é dos críticos gastronômicos, que dizem que o sujeito faz uma comida divina e publicam uma foto dele todo bonitão. Elogios sobem à cabeça.”

Entrevista com André Mifano na Go’Were Gastronomia

Demorei para colocar a leitura em dia, mas você ainda encontra nas bancas a edição da revista com a ótima entrevista feita por Celso Arnaldo Araujo, ou pode optar pelo link abaixo.

Mifano, que acaba de ser eleito chef do Ano pela Folha de São Paulo, fala do projeto do Lilu, de sua participação no The Taste Brasil e deste novo momento da carreira que ele define como ‘muito feliz’. Recomendo a leitura, mas segue uma aperitivo:

Perguntando sobre a questão dos custos trabalhistas, o chef responde: “É fácil. Em vez de um ter 79 funcionários, e aí o chef e o sub-chef não precisam trabalhar, só tenho o essencial. Quatro na cozinha comigo, quatro no salão – que não são apenas garçons. Tiram o pedido, servem vinho e são gerentes.”

Matéria completa: http://www.gowhere.com.br/gastronomia/mifano-sem-papas-na-lingua/

Melhores Franquias do Brasil 2017

A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios coloca seu guia no mercado, um trabalho de grande qualidade feito pela equipe da revista comandada por Sandra Boccia.

O guia apresenta as novidades do setor, e traz a orientação básica de quem pretende adquirir uma franquia, além de ser uma grande referência para quem pretende começar a trabalhar com franchising.

Destaque para os resultados do prêmio entregue pela revista para as melhores, que consagrou a Megamatte como a melhor franquia do ano. Interessante ver uma marca do setor da gastronomia se consagrando com a melhor franquia do país.

Novidades do mercado:

Domino’s chega a Manaus

A rede de pizzarias do grupo Trigo deve inaugurar no próximo mês sua primeira loja no Amazonas, na cidade de Manaus. A rede planeja chegar em 200 lojas em novembro deste ano no país, e oferece oportunidades para interessados na franquia em diversas regiões do país.

 

 

Electrolux Cozinhas Profissionais entrega projeto para Ambrosía no Chile

Ronaldo Portella destaca o projeto de cozinha para o restaurante chileno da chef Carolina Bazán. A casa que ficou na 20ª posição na lista Latin America’s 50 Best Restaurants em 2016, é um exemplo do crescimento da gastronomia do Chile e da América do Sul.

O executivo destaca também que, no segundo semestre, deve entregar um projeto no Brasil, uma inovação que utiliza um conceito diferente de tecnologia na cozinha.

 

Reginaldo Andrade

randrade@infood.com.br
A coluna Restaurant Man traz as principais notícias da semana 25 (19/6 a 25/6), um resumo do que foi noticiado nos principais jornais e revistas e do que foi apurado por nossa equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os cuidados antes da abertura do seu restaurante

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados