Nos próximos anos, a alimentação fora de casa não deve parar de crescer, em especial nas grandes cidades. Uma oportunidade para restaurantes e negócios em gastronomia trazerem cada vez mais novos consumidores para seus estabelecimentos.

Neste final de semana aconteceu a segunda edição do Taste of São Paulo, um festival que reuniu 20 restaurantes na Hípica de Santo Amaro, num espaço que congregou palestras, aulas práticas e degustação.

Além de poder experimentar um menu especial que estes 20 restaurantes prepararam a partir do cardápio de suas casas, o consumidor podia comprar produtos e conhecer um pouco mais do universo das cozinhas com alguns do principais cozinheiros do Brasil.

Isto é o que chamamos de criar experiências, e o Taste of São Paulo é uma plataforma para marcas atingirem seus consumidores. Especialistas garantem que, quanto mais imersa a ação dentro do contexto do evento, melhores serão seus resultados. Prova disto é que os restaurantes são os que mais se beneficiam desta ação.

Em quatro dias, as casas puderam expor seus pratos para um público muito maior do que normalmente conseguem atender. E o melhor é que, em grande parte, são consumidores que nunca estiveram nestes restaurantes.

A importância da formação dos conceitos

Foi no Taste of SãoPaulo, no primeiro dia do evento, que Alex Atala optou por apresentar uma palestra e não uma aula de cozinha. Ele falou da importância de repensar a nossa conexão com o alimento, da importância da formação dos conceitos e do papel das mães em relação aos gostos e aos hábitos das crianças, nossos futuros consumidores.

Você pode ver o material que Alex apresentou na íntegra, em uma matéria aqui na Infood. Para Atala, comer bem é uma simples escolha. Também abordou sobre o nosso compromisso com o alimento do futuro e da não terceirização de responsabilidades.

Temos apontado em nossos estudos um movimento, uma tendência, mas que é muito mais uma nova consciência do consumidor em relação a sua comida. Isto fica visível no enfraquecimento das opções da comida rápida. O preparo da comida fresca está valorizado.

Você também percebe esta mudança no aumento do consumo de chás, sucos e águas, em detrimento ao consumo de refrigerantes.

Taste of São Paulo 2017 reuniu 20 restaurantes

O papel dos restaurantes

Os restaurantes são parte importante deste processo de difusão de novos hábitos. No festival, identificamos em muitos menus a presença da carne de porco. Algo que não era tão comum na dieta do brasileiro. Mas, como já mostramos aqui, esta é uma proteína de qualidade, de sabor, e com um valor mais barato, que pode e deve crescer em consumo nos próximos anos, em parte impulsionada pelo aumento do consumo nos restaurantes.

Edinho Engel, do Manacá e do Amado, falou também no festival sobre o consumo do peixe de forma simples. Outro produto ainda pouco presente na mesa e na dieta do brasileiro, apesar da nossa imensa costa. Há muito a ser feito em relação a esta proteína, mas o fato é que temos uma diversidade para explorar e, novamente, os restaurantes são um grande canal de comunicação.

Entendo que um consumidor exposto a uma oferta de boa comida, com muito sabor, e com opções de preço, é um consumidor que podemos conquistar. Quem come bem valoriza cada vez mais sua opção de escolha, e isto amplia o negócio da alimentação fora de casa e o seu negócio!

 

Novidades do mercado

Los Mariachis Custom

A Hamburgueria de Santo André já está operando sua filial, a Los Mariachis Custom no Parada 7, um espaço que congrega lavagem de motos, barbearia e uma hamburgueria.

A Casa já está funcionando em soft opening, mas a inauguração está agendada para o dia 07/09 com uma festa de lançamento.

Rua Martins Pena, 47 – Santo André/SP

Facebook – https://www.facebook.com/losmariachislanches/

 

 

 Comida d’segunda

Rolando Massinha recebe todas as segundas-feiras, dia de folga de sua equipe, um convidado para cozinhar na casa e apresentar seu prato. Uma experiência gastronômica com valor de comida de rua. Hoje o convidado é Bruno Wolf.

Bruno participou do reality show BBQ Brasil e foi proprietário do Asgard Pub em Santo André. Ele também participou de algumas bandas de metal no final dos anos 90.

 

Cantininha – rua Dr. Homem de Melo, 960 – Perdizes-  SP/SP a partir das 19h

Facebook – https://www.facebook.com/rolando.massinha

Próximos convidados:

28 / 08 Bruno Wolf

04 / 09 Reymi Myazi

11/ 09  Leandro Caverna Ciorra Ferreira

18 / 09  Mario Portella

25 / 09  Pascoal Chung

Kitchin no Shopping JK

Sonia Racy, no jornal O Estado de São Paulo, divulgou que os sócios Denis Watanabe, Fernando Ramalho, Marcella Diniz Abrão, José Ferreira de Souza e Gabriel Diniz Abrão anunciaram nova unidade do restaurante Kitchin no Shopping JK. A previsão de abertura é em novembro.

Você pode ler a matéria no site do jornal: http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/restaurante-japones-kitchin-vai-abrir-unidade-dentro-de-shopping/

Festival traz chefs paraenses a restaurantes de São Paulo

O caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo divulgou festival com os chefs paraenses: Saulo Jennings cozinha no Tordesilhas, Daniela Martins cozinha no Dalva e Dito e Ofir Oliveira cozinha no Capim Santo. O evento acontece de 29/8 até 2/9.

Você pode ler a matéria no site do jornal: http://paladar.estadao.com.br/noticias/restaurante-e-bares,festival-traz-chefs-paraenses-a-restaurantes-de-sao-paulo,70001947887

Notícias em destaque na semana

IMC une cozinhas em nova fase de ajustes

Adriana Matos escreveu, no jornal Valor Econômico, sobre os novos ajustes da International Meal Company (IMC), dona das redes Frango Assado, Viena e Brunella. A “segunda onda”, de acordo com a matéria, tenta concluir a fase de reestruturação na empresa, que entrou no terceiro ano.

Após diminuir tamanho, fechando lojas, abrindo mão de marcas, e tendo trocado de presidente duas vezes desde 2015, a maior rede de restaurantes com lojas próprias no país fala em acelerar a atual reorganização por meio de uma reestruturação societária e incorporação de operações.

Você pode ler a matéria se cadastrando no site do jornal:

http://www.valor.com.br/empresas/5084868/imc-une-cozinhas-em-nova-fase-de-ajustes

 

Preços de banana, laranja, alface e batata recuam no país

O jornal Valor Econômico divulgou matéria que aponta recuo no preço de produtos de grande consumo. Os preços de banana, laranja, alface e batata recuaram nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país em julho ante junho. segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Habastecimento (Conab).

Você pode ler a matéria se cadastrando no site do jornal:

http://www.valor.com.br/agro/5084806/precos-de-frutas-de-grande-consumo-recuam-no-pais

Restaurantes sugerem gorjeta superior a 10%

Luciana Dyniewiczs escreveu no jornal O Estado de São Paulo que estabelecimentos dizem não poder arcar com impostos estabelecidos pela lei da gorjeta, em vigor desde maio, e repassam custos aos clientes.

Você pode ler a matéria se cadastrando no site do jornal: 

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,restaurantes-sugerem-gorjeta-superior-a-10,70001942357

 

Reginaldo Andrade

randrade@infood.com.br

A coluna Restaurant Man traz as principais notícias da semana 34 (21/8 a 27/8 de 2017), um resumo do que foi noticiado nos principais jornais e revistas e do que foi apurado por nossa equipe

 

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