Esta é uma daquelas perguntas de um milhão de reais, como costumamos dizer quando não se tem a resposta sobre uma importante questão. Porém, nos últimos meses, algumas matérias de grandes veículos de mídia procuraram avaliar o mercado de Food Truck e prever seu futuro.

Tudo muito simples e prático, mas sem profundidade. Entendo que estas iniciativas apenas tatearam os problemas, e em parte identificaram os sintomas e o trataram como doença. Mas, para termos a solução de um problema, precisamos identificar as causas.

O que vem gerando a saída de alguns empreendedores deste mercado?

Precisamos deixar claro que a falta de experiência em operação e no ramo de alimentação sempre leva a uma alta mortandade. Não se enganem: no Food Truck não é diferente. Muitos deixam de atuar por falta de experiência e habilidade no segmento.

Food truck é uma cozinha sobre rodas, e operar nestes mercado requer conhecimentos. Muitos chegaram para empreender apenas motivados pela novidade, pelo novo conceito que a mídia acolheu com muito interesse no início do mercado. Muitos não eram empresários do ramo de alimentação e, muitas vezes, não dominam nem mesmo as técnicas de cozinha.

Food truck é comida de rua

O problema maior que enfrentamos não é o fracasso de alguns empreendedores, mas o fato de que muitos não conseguiram colocar seus negócios na ruas. Food truck é comida de rua. Os eventos e festivais são uma ideia boa e, sem dúvida, uma oportunidade, mas não podem ser a base do sistema.

Boas saídas foram encontradas a partir da união de alguns empreendedores que, juntos, passaram a criar condições de operação. Mas engana-se quem pensa que um lugar determinado é a saída para todos os problemas. E o fato é que nem isto a prefeitura conseguiu fazer. Até hoje não existe nenhuma sinalização que oriente onde são os pontos que podem ser utilizados e nem placas que orientem como deve ser o seu uso.

Nas últimas semanas, a nossa equipe procurou falar com os principais empreendedores do mercado de Food Truck. O resultado deste material você vai conferir numa matéria especial nas próximas semanas, mas resolvi dedicar minha coluna ao assunto, pois entendo que precisamos mobilizar o setor aqui em São Paulo e também provocar os empreendedores do Brasil para buscar o mesmo.

Evento debate Comida de Rua

No próximo dia 5/9, um debate sobre a comida de rua terá lugar na Câmera Municipal de São Paulo. Um movimento importante que merece cuidado e atenção, pois vivemos um momento de baixa credibilidade em todos os processos políticos.

Pelo que apuramos, a categoria está se mobilizando para estar presente. Entendo que é importante uma mobilização do setor para uma discussão de ideias. Nós, da Infood, não somos operadores do sistema, mas estivemos do lado desta categoria desde o início e vamos participar do evento do próximo dia 5/9 para dar cobertura e ampliar a discussão em nossas páginas.

Food Truck é comida de rua e não precisa de ajuda. Os empreendedores precisam de vontade política de nossos governantes para dar forma às leis e garantir as mesmas condições de operação na cidade para todos.

Debate Comida de Rua vamos aperfeiçoar a legislação

Dia 5/9/2017

horário – das 19h30 às 21h30

Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia

Novidades do mercado

Mais duas lojas do Gurumê

O restaurante japonês do Rio de Janeiro que já nasceu com o objetivo de ser uma rede continua a todo o vapor. Conversamos nesta semana Jerônimo Boayuva que, junto com o Grupo Trigo, comanda a casa. Ele nos falou que duas novas casas serão inauguradas até o fim do ano. Uma em outubro e outra em novembro.

As duas primeiras casas funcionam no São Conrado Fashion Mall, e em Ipanema.

site – http://japagurume.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/japagurume/

O novo restaurante de Rodolfo de Santis

A nossa equipe conversou com o Rodolfo De Santis sobre seu mais novo projeto. Depois de Salumeria, Rodolfo de Santis  vai abrir um novo restaurante dentro de três meses. Alguns detalhes ainda são surpresa, mas o chef adiantou com exclusividade à Infood, que a estrela principal vai ser o fogo. Vai ser basicamente brasa e vinho, e a localização será nas proximidades do Nino Cucina.

Confira a matéria completa – http://wp.me/p55CWa-4Xb

 

Gustavo Gill e Leonardo Rezende chamam Elia Schramm para dois novos projetos

A revista Ela do jornal O Globo divulgou que o restaurateurs Gustavo Gill e Leonardo Rezende, donos do Pici e da Mimolette, chamaram o chef Elia Schramm  para abrir mais dois restaurantes no Rio.

Devem lançar o Oia, um restaurante Grego e o Luce, um italiano com ênfase na brasa.

Não encontramos link no site do jornal O Globo para a matéria, mas você pode consultara a revista física do dia 27/8/2017.

 

Notícias em destaque na semana

Rede Bacio Di Latte começa a atuar nos Estados Unidos

Texto de Cibelle Bouças no Jornal Valor Econômico divulga que a rede Bacio Di Latte deu início ao seu processo de expansão internacional neste mês, com a abertura da sua primeira loja nos Estados Unidos. A unidade instalada no shopping center Westfield Century City, localizado em Beverly Hills, Califórnia, recebeu investimento próprio de R$ 3 milhões.

A companhia estuda abrir outra loja em Los Angeles até 2018.

Você pode ler a matéria se cadastrando no site do jornal:

http://www.valor.com.br/empresas/5101832/rede-bacio-di-latte-comeca-atuar-nos-estados-unidos

Consumo global de suco continua em queda

A crescente concorrência com bebidas mais baratas com néctares e refrescos de múltiplos sabores continua a derrubar o consumo de suco de laranja no mundo.

Estudo recém concluído pelo Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat), consulotria com sede em Ribeirão Preto (SP), mostra que em 2016 a queda em relação ao ano anterior, que também sofreu influência da redução de oferta, foi de 1,3% para 1,954 milhão de toneladas equivalentes ao produto concentrado e congelado (FCOJ).

Você pode ler a matéria se cadastrando no site do jornal:

http://www.valor.com.br/agro/5100182/consumo-global-de-suco-continua-em-queda

 

Reginaldo Andrade

randrade@infood.com.br

A coluna Restaurant Man traz as principais notícias da semana 35 (28/8 a 3/9 de 2017), um resumo do que foi noticiado nos principais jornais e revistas e do que foi apurado por nossa equipe

 

Deixe uma resposta

Márcio Silva: “No Buzina nós fazemos o que a gente gosta, cozinhamos o que a gente come”

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados