icone_mao_de_obra_formacao_3

O Estado de São Paulo é o estado com os maiores postos de vagas de diversas áreas, um dos principais motivos é a quantidade de mão de obra que é maior que em outros estados também. Quando olhamos para o setor de gastronomia em específico, nota-se que o estado possui grandes oportunidades de cursos, com diferentes preços, para perfis distintos e para diversos segmentos dentro da área, por isso é um dos estados que mais atraem vagas da área.

Essa é a razão para a existência de um número elevado de vagas abertas para cozinheiros, apontada por Larissa Meiglin, supervisora de assessoria ao candidato e a carreira da Catho, empresa pioneira em seu segmento, que funciona como um classificado online de currículos e vagas, com mais de 7 milhões de currículos cadastrados, sendo 3 mil novos currículos por dia.

larissa-meiglin_cathoPodemos ver que, mesmo buscando cada vez mais qualificação, no geral, a mão de obra qualificada para restaurantes é escassa. “A falta de mão de obra qualificada é uma reclamação constante no mercado de trabalho e o fato é verdade não apenas para gastronomia, mas para boa parte das áreas profissionais”, afirma Larissa.

O profissional brasileiro busca cada vez mais qualificação, no entanto, a necessidade do mercado pede que este processo seja cada vez mais rápido. Os cursos de qualificação costumam ter valores altos, e, por isso, o investimento tende a ser maior e a busca menor”, completa a psicóloga.

De acordo com o Guia de Profissões e Salários Catho, a média salarial de cozinheiros no estado de São Paulo (de setembro/2016) é de R$ 1.280,00, valores esses que não são nada atrativos, principalmente se levarmos em conta a dificuldade que é a rotina de trabalho dentro de uma cozinha profissional.

Além disso, salários assim tão baixos também acabam não permitindo uma maior qualificação, já que “os cursos de qualificação costumam exigir um alto investimento”, continua Larissa. “Desta forma, os profissionais optam por buscar conhecimentos de outras formas, como experiência prática na área, começando desde as posições iniciais, como lavador de pratos ou cumim, que são cargos com remunerações menos atrativas”.

 

Serviço:

Cathowww.catho.com.br

Vagas de cozinheiros em São Paulo – http://www.catho.com.br/vagas/?q=cozinheiros&pais_id=31&estado_id%5B%5D=25&regiao_id%5B%5D=14&cidade_id%5B%5D=&cidade=Grande+S%C3%A3o+Paulo+%28regi%C3%A3o%29

 

Por Redação

 

 

Uma ideia sobre “Sobram vagas de cozinheiros em São Paulo”

  1. Bruno disse:

    1200 Por mes , pra morar em Sao paulo???, parece piada, nao valoriza o profissional e reclamam de mao de obra escassa… kkkk

Deixe uma resposta

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados