Hoje em dia, nada é mais importante do que o atendimento em um negócio gastronômico. Através dele, clientes potenciais podem dobrar seus gastos, aumentando o faturamento médio por ocupação nas mesas. Pensando nisto, a INFOOD conversou com Max Pires, que desenvolve treinamentos voltados para garçons em atendimento ao cliente. Em alguns restaurantes, a equipe de cozinha parece distante do salão, um grande erro para Max: “Garçons e cozinha são uma equipe só e dependem um do outro para que o trabalho de ambos seja bem realizado“.

Como já demonstramos algumas vezes, os garçons são ponto chave do processo de atendimento de uma boa casa, e fundamentais para fidelização de clientes. Bem treinados, eles podem ampliar o faturamento da casa e auxiliar na difusão de pratos e na oferta de bebidas e sobremesas. Infelizmente, em algumas casas, os garçons ainda conhecem muito pouco do cardápio e dos produtos oferecidos. O caminho mais rápido é acelerar os treinamentos com consultorias ou com chefs e sommeliers.

 

INFOOD –  Quais pontos do atendimento são explorados no treinamento Garçom Vendedor?

MAX PIRES – Um garçom preparado pode aumentar bastante o consumo em um atendimento, de forma amistosa e natural. Em nosso treinamento, falamos sobre os seguintes pontos do atendimento: abordagem, sondagem, demonstração, encantamento, vendas adicionais e fidelização.

INFOOD –  Em relação ao tempo do atendimento, sabemos ser importante que, entre o pedido efetuado pelo cliente e a chegada à mesa, não seja ultrapassada a média de 20 minutos. O treinamento aborda essa questão? Há uma integração entre equipes de salão e cozinha para melhorar ou até reduzir este tempo médio?

MAX – Tratamos sim. Uma boa relação entre produção e salão é fundamental para o sucesso do estabelecimento. Para nós, garçons e cozinha são uma equipe só e dependem um do outro para que o trabalho de ambos seja bem realizado. Com a equipe bem alinhada, só existem ganhos: o ambiente se torna mais agradável, o tempo de espera é menor, a comida fica ainda mais gostosa e o cliente mais satisfeito.

Garçom Vendedor - Max Pires - Lumis! 02

INFOOD – O profissional recebe orientações de como fazer harmonizações entre comida e bebidas oferecidas através do cardápio para melhorar as vendas? Há algum conteúdo técnico feito por um sommelier ou especialista em cervejas e águas que auxilie o garçom neste ponto?

MAX  – Infelizmente, percebemos que muitas vezes os garçons não conhecem bem nem os produtos da casa, quanto mais fazer harmonizações das comidas e bebidas do cardápio. Quando fazemos cursos in company, nós ajudamos neste quesito, algo  que sempre gera bons resultados.

INFOOD –  A agilidade em treinar in loco torna a operação de capacitação profissional mais simples e ajuda o treinando a vivenciar situações corriqueiras de seu local de trabalho. Nessa perspectiva, os resultados desse treinamento aparecem em quanto tempo no caixa da empresa?

MAX – É muito comum ouvirmos depoimentos já no segundo dia de treinamento. Afinal, todos os dias passamos atividades práticas para os alunos praticarem em campo, e os reflexos são sentidos assim que eles são lançados ao trabalho. Temos diversos casos de aumento nas vendas dos estabelecimentos treinados mesmo antes do treinamento acabar. E, em alguns casos, com recordes de vendas.

INFOOD – Em uma operação com 3 horas de duração de almoço ou jantar, um cliente fica, em média, cerca de 40 minutos à mesa. Imaginando o giro de mesas, haverá cerca de 4 atendimentos por mesa. Já que um atendimento personalizado pode aumentar essa permanência, fazendo diminuir o giro, há uma compensação no faturamento que torne viável a diminuição no giro de mesas?

MAX – Muitas vezes, o giro dos garçons acontece, mas sem produtividade e planejamento. No curso, as passadas nas mesas são programadas e buscam um fim específico. A média de visitas às mesas não é alterada, mas o resultado delas sim.

 

Serviço:
Garçom Vendedor
siste – www.garcomvendedor.com.br
Telefone – (21) 4108.6020

 

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