Estivemos na Equipotel 2016, a feira reúne fabricantes de produtos, prestadores de serviços e profissionais voltados à hotelaria e, neste ano, foi realizada em novo endereço: o São Paulo Expo, localizado no Jabaquara, zona sul de São Paulo.

O novo espaço de exposições de São paulo conta com boa infraestrutura, já tendo recebido diversos eventos e feiras profissionais. A mudança de local da Equipotel, que tradicionalmente era realizada no Anhembi, trouxe uma inovação nesse sentido, com mais conforto para os expositores e visitantes.

Outra boa novidade foi a divisão setorial da feira, reunindo de um lado fabricantes e prestadores de serviços voltados ao food service, com máquinas, equipamentos e serviços, e de outro lado, fabricantes e prestadores voltados a parte de conforto para os hotéis e pousadas, com toda a infraestrutura, desde a recepção até as unidades habitacionais nos estabelecimentos hoteleiros.

À pedido da INFOOD,  visitei a feira para identificar o que os fabricantes estiveram destacando durante o evento.

A Rational, fabricante de equipamentos para cozinhas profissionais, exibiu sua linha de fornos combinados, mostrando o potencial do equipamento e todas as possibilidades de baixar os custos de produção de alimentos através do investimento feito no 5 Sences. O forno combinado é um dos mais modernos em matéria de operação e pode funcionar apenas com um operador treinado.

rational_forno_2_infood

rational_forno_infood

A Delav, distribuidora dos produtos Electrolux Professional, levou para a feira sua linha de cozinhas profissionais e, este ano, com uma atitude mais agressiva em vendas, propôs aos visitantes montar uma cozinha profissional completa com apenas R$ 89.900,00 de investimento. A empresa promete invadir o mercado e levar seus produtos de altíssima qualidade.

delav_electrolux_infood

delav_electrolux_2_infood

Para o serviço de alimentação, a Glasart, fabricante e distribuidora de equipamentos, mostrou sua linha de placas de vidro de indução térmica e sua linha de pistas frias e quentes. Também levou uma novidade: um expositor para bebidas moderno, uma caixa vazada em aço inox que pode acomodar bebidas em lata ou garrafas e manter a temperatura durante o período de serviço com a utilização de gelo artificial. O equipamento acompanha uma mesa em madeira muito elegante.

glasart_infood

A Macom Hoshizaki apostou em sua linha de refrigeração e levou para a feira equipamentos compactos em tamanho, mas altamente potentes na fabricação de gelo nos mais diversos tamanhos e aplicações. A linha de produtos apresenta a comodidade de serem pequenos o bastante para serem acomodados em espaços mínimos e se adequam à necessidade da aplicação de gelo em todas as modalidades para o serviço de bebidas e alimentação. A novidade deste ano é uma máquina compacta para produzir gelo que pode ser integrada em bares com pouco espaço físico, ajudando o profissional a obter bebidas servidas com a quantidade certa de gelo sem contato manual, toda em aço. A maquina é ágil e produz gelo de qualidade, servindo com apenas um toque no dispenser, diretamente no copo.

macon_gelo_infoodDispensador de Gelo
macon_gelo_em-raspas_infoodMáquina de Gelo (Moído)
macon_gelo_cubo_infood Máquina de Gelo (cubos)

A Alfatec, fabricante de equipamentos de cozinha profissional localizada no Rio de Janeiro, chega a São Paulo trazendo toda a sua linha de produtos para concorrer no mercado paulista. Fogões, fornos de convecção, equipamentos de refrigeração e congelamento podem ser montados em módulos com facilidade, robustos e prontos para enfrentar o ritmo de trabalho pesado. Os equipamentos são bonitos e elegantes.

alfatec_fogao_infood

alfatec_fogao_grelha_infood

A Orcil trouxe sua linha CAMBRO de serviço com carrinhos e acessórios especiais para cozinhas profissionais, e este ano apostou em uma marca própria com equipamentos de cocção. São fogões e chair broiller feitos em aço inox, robustos e pequenos para equipar cozinhas, trazendo conforto e comodidade.

orcil_grelha_infood

orcil_fritadeira_infood

orcil_fogao_infood

Dois fabricantes de equipamentos para cozinhas profissionais apostaram em suas linhas para produção em alta escala e trouxeram equipamentos muito parecidos. A Topema e a Elvi levaram para a feira suas linhas de estufas eletrônicas programáveis para proteína, muito usadas em grandes redes de fast food. São equipamentos preparados para manter a temperatura de hambúrgueres e outros preparados, em nichos equipados com gavetas moldadas em plástico com alça, que facilitam as linhas de montagem dos sanduíches. A maioria desses equipamentos eram importados pelas redes de fast food porque anteriormente não havia fabricantes com essa tecnologia aqui no Brasil, outra novidade mostrada por ambos foi a linha de fogões de indução, bonitos e robustos, os equipamentos contam com um sistema de acionamento através de placas eletrônica com botões para a programação e uso. Parece que a era dos botões está chegando ao fim… essa nova tendência dá ao cozinheiro mais precisão na hora de operar o equipamento.

TOPEMA

topema_estufa_infood

topema_estufa_2_infood

ELVI

elvi_estufa_2_infood

elvi_estufa_infood

elvi_fogao_infood

elvi_fogao_2_infood

elvi_chapa_infood

elvi_chapa_painel_infood

A Pratica Klimaquip apresentou sua linha de produtos com fornos combinados e acessórios e, este ano, a grande estrela é o TSI. Um forno combinado equipado com a mais moderna tecnologia embarcada. Uma placa de comando totalmente intuitiva dá ao operador a possibilidade de preparar alimentos com muita facilidade, totalmente programável. O TSI apresenta uma tela em led colorido e mostra ao operador cada fase da cocção, além de receitas já prontas e inseridas na memória. Há a possibilidade de inserir através de uma entrada USB uma grande quantidade de outras receitas personalizadas para cada aplicação. Os acessórios vão além das expectativas e foi apresentada uma grelha fabricada em alumínio fundido com uma grade removível, para uso no forno. O operador pode confeccionar grelhados sem necessitar de outros equipamentos tradicionais para isso, e ainda escolher o ponto de cocção na programação do forno, conferindo agilidade e uma produção padronizada de alimentos grelhados, algo impossível de conseguir com os equipamentos comuns como os chair broiller tradicionais. Ainda dentro da linha de acessórios, formas em silicone com os mais diversos formatos que podem ser utilizadas no sistema cook and chill, ou seja, podem ser usadas para cocção e resfriamento, sem sofrer nenhuma avaria.

pratica_forno_tsi_3Forno combinado TSI
pratica_forno_tsi_painelTela colorida
pratica_grelha_infoodGrelha / Acessório

Um passo importante dentro de uma cozinha profissional é a higienização de utensílios e equipamentos. Nesse ponto, a necessidade de ser ter uma boa lavadora é essencial e a Netter apresentou na feira sua linha de lavadoras de alta capacidade que, apesar de compactas, são excelentes para o uso em operações de grande porte. As máquinas operam com agilidade e podem lavar inclusive bandejas de serviço, além de toda a louça e utensílios.

netter_equipotel_infood_2

netter_equipotel_infood

Quando seu restaurante não pode contar com o fornecimento de gás de rua, a solução seria usar botijões. Entretanto, a Supergasbras tem uma solução melhor: o sistema de fornecimento de gás a granel. São envases de diversos tamanhos equipados com um sistema de segurança com válvulas e reguladores que são instalados no estabelecimento, garantindo chama com alto poder de calor. O fornecimento é feito através de caminhões equipados com o bobtail, um grande tanque que mantem o gás LP pressurizado e que abastece o envase instalado no local, eliminando o transporte de botijões e tornando todo o sistema muito mais econômico. Os envases podem receber um sistema integrado com GPS que informa a Supergasbras o momento de reabastecer quando se chega ao limite mínimo de segurança. A empresa envia uma mensagem ao estabelecimento cadastrado através de e-mail, alertando para o reabastecimento e sugerindo a programação da ida do caminhão para fazê-lo. O cliente fica apenas responsável por autorizar e conferir a comodidade do sistema.

supegasbras_equipotel_infood

supegasbras_equipotel_2_infood

A Day Home Food service apresentou na feira o queimador para rechaud Natu flamma. O equipamento é um lançamento que utiliza uma tecnologia mais prática e segura para uso de queimadores. Acompanha o produto  a carga para recarregamento do equipamento.
queimador_day_home_food_service_INFOOD

queimador_day_home_infood

 

Texto: Marcelo Santos

Fotos: Infood

 

Deixe uma resposta

Márcio Silva: “No Buzina nós fazemos o que a gente gosta, cozinhamos o que a gente come”

Publicidade
Publicidade
© 2017 Infood - Todos os direitos reservados