logo-premio_transparenteQuando decidimos criar o site INFOOD, nós já acumulávamos mais de 20 anos de acompanhamento e análise do mercado de gastronomia brasileiro. Nosso objetivo sempre foi de ampliar a difusão da informação no mercado e valorizar o talento de nossos profissionais, por isso, pensar num prêmio de gastronomia foi algo natural.

Completados dois anos do nosso site, este é o presente que queremos dar ao mercado brasileiro. Sabemos que existem diversos prêmios em nosso país, mas nosso objetivo foi criar um prêmio que também olhasse para a gestão e, principalmente, pensar no desafio de um prêmio nacional.

Como chegamos aos indicados

Partimos de indicações de jornalistas, críticos e profissionais do mercado, convidados pela INFOOD em função de sua experiência e relevância em nosso mercado. A partir dos nomes indicados, chegamos à lista final de indicados dos profissionais e empreendimentos que vão concorrer ao prêmio em 2016.

Esta semana, estamos disparando as cartas com as indicações. Eles estão recebendo de forma simbólica uma colher, que é o sinal de que são alguns dos melhores do ano no setor.

colher_indicados_do_premioA carta e a colher confirmam os indicados em cada uma das seis categorias

Como chegaremos aos melhores do ano

Ser indicado é parte do processo, mas não é o fim da premiação, pois, a partir dos próximos dias, os assinantes do nosso site vão votar e escolher quem desses indicados merece receber o prêmio de melhor do ano em cada uma das categorias.

Decidimos dar esta mecânica para o prêmio, pois entendemos  que somos um site do setor e, como tal, queremos buscar a maior pluralidade de opiniões para definir os melhores profissionais do setor.

Categorias

São seis categorias e um prêmio especial, sendo este último não consultado o mercado. O prêmio ‘Contribuição Profissiona’l é uma escolha da INFOOD, uma forma de homenagearmos o profissional que vem ajudando a fortalecer nosso mercado. Aquele que chamamos de mestre. Esta é uma escolha de total responsabilidade da nossa equipe, aliás, ela já está feita e será conhecida na abertura da entrega dos prêmios, no dia 6/12 próximo. Esta revelação vai abrir o processo de conhecimento dos ganhadores em cada categoria, que são:

Melhor Negócio Gastronômico

Esta é um forma que encontramos de diferenciar os setores de Fast Food, Fast Casual e Casual Dining. E é aqui que entendemos que devem estar representadas as churrascarias, casas muito mais próximas do conceito de casual dining do que no conceito de restaurantes tradicionais. Será aqui também que avaliaremos as redes de restaurantes.

Restaurante Revelação

Entendemos que para sermos justos com os diferentes momentos de cada negócio e, principalmente de tamanhos de operação, era importante estabelecer uma distinção. Aqui só concorrem casas abertas a partir de janeiro de 2015, portanto, com no máximo 1 ano e 10 meses e vida. Separamos os restaurantes desta forma, pois entendemos que é muito mais difícil manter a qualidade do que atingir o sucesso. O critério aqui, como nos outros prêmios, está relacionado ao bom resultado em 2016.

Melhor Restaurante 

Foram avaliadas as casas com mais de 1 ano e 10 meses de vida. Observando o destaque que a operação teve neste ano, tanto na gestão como no destaque que a marca conseguiu nos jornais e revistas que acompanham o setor.

Melhor Restaurateur ou Restauratrice

Como olhamos para a gestão, a figura do dono que não atua nas cozinhas é muito importante para nós. Queremos destacar a figura do sócio que nem sempre está nas matérias que falam da casa, mas sabemos que é fundamental para o negócio. Aqui buscamos o que vem sendo produzido também na gestão, premiando a eficiência e não só o empreender. Queremos revelar os talentosos profissionais que trabalham longe dos holofotes.

Cozinheiro Revelação 

A ideia é falar dos jovens talentos e também dos profissionais de todo o país que já atuam em seus estados com grande sucesso. Nosso objetivo inicial é revelar os talentos crescentes. Para isso, esta será a única categoria que contará com 5 indicados e não apenas 3.

Não se assuste de falarmos de cozinheiro e não chef: este é um dos nosso princípios, pois entendemos que assim estamos contribuindo para o amadurecimento do mercado.

Melhor Cozinheiro 

A categoria que fecha o prêmio é aquela destacando o profissional que conseguiu reunir gestão, talento e promoveu sua casa em 2016 no mercado brasileiro.

Olhando para a lista já pronta, com os 20 indicados nas 6 categorias, podemos afirmar duas coisas: tivemos mais um ano incrível na gastronomia brasileira, e vamos ter na segunda fase uma disputa muito acirrada, com grandes casas e grandes profissionais.

Entendemos também que a indicação já é um reconhecimento do brilhante trabalho, mas a escolha é parte do teste de fogo para chegar no melhor entre os melhores.

Divulgação dos indicados e dos vencedores

A partir de 28/11, vamos divulgar aqui no site as categorias e cada um dos indicados, resumindo suas conquistas do ano e apresentando os motivos que os levaram a estar entre os Melhores do Ano. E, a partir de 30/11, começaremos a 2ª fase do prêmio, quando os assinantes da nossa newsletter passam a votar nos indicados para revelar os ganhadores do prêmio.

A partir de 6/12, vamos conhecer os ganhadores do ano aqui em nosso site, e esperamos contar com sua participação na votação. Neste aniversário de dois anos de nossa operação, produzindo conteúdo, aprendemos que o que move este mercado e a paixão, e é esta paixão que queremos homenagear com a premiação.

Não perca na próxima semana a divulgação dos indicados do Prêmio Infood de Gastronomia 2016!

 

Por Redação Infood

Fotos: Infood

 

Deixe uma resposta

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados