Lelena César, juntamente com seus irmãos Maria Regina e Paulo, são os proprietários do Damádalê, que vende comidas prontas, com uma culinária simples, caseira, saudável e saborosa.

A chef Lelena tem uma experiência de 20 anos atuando como chef de cozinha. Já trabalhou em restaurantes – inclusive com Alex Atala, já foi consultora, e agora é empreendedora do ramo da gastronomia.

É ligada nessa coisa de comida, que vem de sua família, “desde sempre”. Não teve nenhuma formação na gastronomia, e, como ela própria enfatiza, “tudo o que eu aprendi foi na prática”.

damadale-mesas-26-infood

No início da carreira, batalhou para conseguir um estágio com o chef Emmanuel Bassoleil, no Roanne. “Era muito difícil conseguir estágio lá. Havia uma fila de pessoas querendo… Um dia, eu encontrei o Emmanuel e falei que queria trabalhar com ele. Me ofereci para lavar louça de graça, e assim eu comecei.  Na minha primeira semana ali, eu ficava procurando um lugar para não atrapalhar, porque é tão corrido o trabalho na cozinha, e até você entender como funciona e entrar no ritmo, demora!”.  Mas Lelena conta que foi um tempo de muito aprendizado.

O Damádalê está aberto há 3 anos, e surgiu da ideia de montar um negócio de comida boa, de qualidade. “Nossa ideia sempre foi fazer comida caseira para o dia a dia, mas não queríamos congelado”. Daí a ideia de montar uma loja com comida para levar para casa, mas que tem um pequeno restaurante também para quem quiser provar as receitas.  No Damádalê, Lelena faz uso do cozimento em baixa temperatura e da embalagem a vácuo.

damadale-cozinha-18-infood

O forte da casa é a venda pelo site: “70% das vendas são de delivery ( 50% via site e 20% por telefone), e os outros 30% são de vendas via loja física”.

Uma das principais dificuldades que a chef enfrentou no início foi o trabalho de desmistificar a comida no saquinho. “As pessoas precisavam experimentar para ver que realmente havia sabor”. Um mês após sua inauguração, o Damádalê foi apontado como uma das três melhores rotisseries de São Paulo pela revista Veja.

Nesses 36 meses, o cardápio sofreu algumas adaptações: “a gente enxugou muito. Fomos adaptando de acordo com a necessidade. No início tínhamos uns 80 itens, e hoje temos uns 50. Estamos sempre avaliando. Nosso projeto é fixar o cardápio em 35 pratos fixos e 10 variáveis, de acordo com a estação, a cada três meses”.  Atualmente Lelena não utiliza orgânicos, pois no cardápio tem produtos que são necessários o ano inteiro e, por causa da sazonalidade, acaba não tendo o produto. Porém, nesse novo projeto de pratos variáveis, de estação, o orgânico será introduzido.  Por ter seu suprimento diário, a chef diz que “não é fácil encontrar um produtor parceiro que me abasteça. Minha cozinha é pequena, tem pouco espaço. Eu nunca quis deixar grande área de estoque, justamente para poder ter a mercadoria sempre chegando e já sendo usada, fresquinha”.

damadale-fachada-27-infood

Desde que montaram a casa, os sócios sempre reinvestiram no empreendimento: “hoje temos um ponto de equilíbrio, mas para tirarmos dinheiro para nós, ainda vai demorar um pouco mais. Acredito que mais uns dois anos e conseguimos tirar bons frutos do negócio”.  Mesmo assim, estão otimistas, porque, apesar da crise econômica atual, começaram este ano crescendo 20% ao mês, de janeiro a maio.

Com relação ao futuro, Lelena acredita que não pode haver pressa: “alguns investidores já chegaram a falar em franquias, mas a gente quer fazer as coisas muito bem pensadas, com calma. Talvez também uma pequena loja no Itaim, ou até mesmo alguma coisa móvel, mas sempre utilizando a cozinha daqui”.

damadale-lateral-28-infood

 

Damádalê
Rua Deputado Lacerda Franco, 452 – V.Madalena – SP/SP
Tel.(11) 2925-7010 – contato@damadale.com.br
https://www.damadale.com.br/
https://www.facebook.com/damadale.entregas
https://www.instagram.com/damadale/

 

 

Por Redação

Fotos: Felipe Aranha

 

Deixe uma resposta

Chef Meia Noite, do Capim Santo: “Não escolhi a cozinha: ela que me chamou”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2017 Infood - Todos os direitos reservados