midias_sociais

Conversamos com Claudia Daltro, Head de Mídia de uma das agências do Grupo ABC, uma das profissionais responsáveis pela escolha dos meios e veículos nos planos da agência. Ele nos fala da importância das mídias sociais, mas também defende o cuidado com os meios tradicionais: “A presença online é fundamental, mas todos os pontos de contato precisam estar bem fortes”.

Quando perguntamos dos cuidados na presença no Facebook, ela reforça o mesmo cuidado que o dono do restaurante tem com a estética de seus pratos e com a decoração da sua casa: ” Conversar de acordo com o ‘mood’ da pessoa, adequando a mensagem ao seu momento do dia.”

INFOOD –  Como as mídias sociais podem ajudar um restaurante na divulgação de seus pratos e promoções?

Claudia Daltro – A mídia pode ajudar o segmento gastronômico de diversas formas, pois trabalha em todas as etapas da comunicação, ou seja, pode estar presente na jornada do consumidor desde o primeiro impacto até o pós-venda. Quando descobrimos um restaurante novo por conta de uma postagem no Facebook ou quando recomendamos um prato dentro de um aplicativo específico do segmento.

Etapas:

  1. Lembrança da marca – gerando reconhecimento para seu restaurante;
  2. Criando desejo – gerando visitas e interação com o site, o que chamamos de engajamento;
  3. Geração de vendas – gerando conversões com visitas ao restaurante.

Importante destacar aqui que muitos restaurantes ganham muita exposição gratuita, a chamada mídia espontânea ou ‘earned media’.  No ramo de restaurantes e na gastronomia, isto é muito forte, pois possui um peso alto nessa consideração, a recomendação. Sabendo disto, a empresa,  deve criar e facilitar os mecanismos de recomendação  com inclusão de opiniões, deixando formulários amigáveis e habilitando comentários no Facebook, por exemplo.

meats_comentario_clienteComentários de consumidores do MEAT (tomamos o cuidado de tirar e imagens e nomes completos por não termos autorização destes consumidores)

 

INFOOD – Olhando os objetivos dos restaurantes, o Facebook e o Instagram são as principais ferramentas, ou você vê outras plataformas que podem ser utilizadas?

Claudia – Para o pilar do conhecimento, podemos dizer que Facebook e o Instagram são as principais ferramentas. Mas existem outras boas opções como o Google Maps, por exemplo, que pode ser circunstancial numa escolha de um restaurante. Assim como uma dica vinda de um veículo de comunicação relevante pode ser fundamental na decisão do consumidor. O trabalho de relações públicas é uma ferramenta de destaque. O restaurante ser citado num programa de rádio, ou ter saído numa matéria em um jornal offline, ou ter aparecido na Vejinha, podem garantir vendas. A presença online é fundamental, mas todos os pontos de contato precisam estar bem fortes. Colocaria então como principais ferramentas: Facebook, Instagram, Google Maps, Site Responsivo (que funciona perfeitamente no Mobile) e toda a mídia tradicional (offline).

restaurante_ton_ton_google_mapasO endereço do restaurante TON TON no Google Maps, um serviço que funciona como anúncio

INFOOD – Você consegue destacar os principais cuidados para uma boa presença no Facebook e no Instagram?

Claudia – Precisa planejar sua identidade e elaborar a curadoria de conteúdo adequada aos objetivos e conceito da marca. Saber levar em consideração os diferentes micro momentos das pessoas, e pensar numa mensagem adequada para cada um deles. O conceito do restaurante precisa se adequar a esses momentos. Boas imagens, textos bem redigidos, conteúdo interessante e inspirador são pontos chave aqui. Saber fugir do trade, ou seja, apenas fotos de pratos, e ser criativo, entregando também uma parcela de serviço, pode ser o elo que vai criar uma conexão e despertar a curiosidade no consumidor.

restaurante_vito_facebookPágina do Facebook do Restaurante Vito, bom uso de imagens e da marca

 

INFOOD – Como potencializar a participação dos consumidores que tiram fotos e fazem comentários dos restaurantes? Que tipo de ações você recomendaria?

Claudia – Existem mil maneiras de preparar Neston! Colocar um display na mesa, com os acessos e incentivando a recomendação é uma excelente opção. Ganhe uma sobremesa se fizer uma recomendação positiva também pode ser uma boa ideia!

meats_recomendacoesA classificação do restaurante com estrelas é uma boa forma de conquistar avaliações e recomendações (Novamente tomamos o cuidado de descaracterizar os dados dos consumidores por não termos autorização dos mesmos)

 

INFOOD – Muitos acreditam que o uso de mídias sociais é algo barato, pois não depende de investimento, mas na nossa opinião isto é um erro. Um bom trabalho nas mídia sociais prevê a produção de boas imagens e bons textos, e normalmente isto custa. Você concorda?

Claudia – Sim, não adianta muito se o conjunto da obra não for totalmente bacana. Precisam estar alinhados. Se está investindo em mídia, precisa reservar uma parte para produção. Uma assinatura de um banco de imagens, por exemplo, muitas vezes é fundamental para que o restaurante possa ter a mesma qualidade da comida nas imagens que divulga em suas páginas.

meats_post_facebookPostagem do MEATS no dia mundial do Hamburguer. Destaque para o cuidado com a foto

 

INFOOD – Alguns restaurantes estão abrindo mão de seus sites e migrando todo o seu conteúdo para sua página no Facebook. Isto é uma tendência? Você recomenda esta migração?

Claudia – Não recomendo a migração completa. Um site responsivo (que funciona perfeitamente no Mobile) é importante hoje, pois o Facebook pode não ranquear  como o cliente deseja. Para um restaurante pequeno, é possível fazer tudo no Facebook, mas qualquer casa um pouco maior,  já necessita de um site próprio e do seu domínio próprio, e isso tem o seu valor.

instagram_TON_TON_RESTAURANTEPerfil no Instagram do restaurante TON TON

 

INFOOD – Qual a importância de ter uma URL própria?

Claudia –  Credibilidade, interligação com o Maps, facilidade de encontrar na busca, facilidade de verificar recomendações, email personalizado… isso tudo faz parte da identidade do restaurante. Não fica legal colocar um email do gmail, por exemplo, como contato.

INFOOD – Como integrar o Google no trabalho de mídias sociais? Existe alguma saída?

Claudia – Existem muitas saídas e estão todas interconectadas. O Google possui soluções bem adequadas ao pequeno e médio empresário, e tudo precisa estar alinhado. Ter um canal no Youtube com um vídeo legal, ter o seu pin no Maps, ter a sua campanha de Search ativa. Esses 3 pontos são importantíssimos para um restaurante. Fundamental o Search para locais próximos, o GeoTargeting, que impacta pessoas próximas à casa.

 

INFOOD – Ao invés de ter apenas uma página no Facebook, o restaurante poderia ter um blog com suas principais notícias. Existe ganho na busca orgânica no Google?

Claudia – O rankeamento de busca orgânica no Google leva em consideração a pertinência do conteúdo nesse último release do algoritmo. Se o restaurante tiver apenas esse ponto de contato, não é uma boa. No blog/site as pessoas passam a ter mais chance de conhecer o restaurante, e da mesma forma acontece com o conteúdo do Instagram e toda a divulgação negociada via relações públicas em sites e portais. O importante é usar cada meio de acordo com o sentido dele.

site_ton_tonSite do restaurante TON TON  – atuando em conjunto com ações no Facebook e Instagram

 

INFOOD – Que recomendação você daria para quem vai montar um site do seu restaurante e preparar suas páginas nas mídias sociais?

Claudia – Ter feito um planejamento e uma estratégia de ativação com fases e objetivos distintos. No começo precisamos atingir o máximo de pessoas, conhecimento do local do endereço do restaurante. Depois vamos mostrar para essas pessoas o menu do restaurante, despertando seu interesse. Aqui, podemos trabalhar numa curadoria de conteúdo no Facebook com postagens de conteúdos diferentes e inspiradores, misturados com posts sobre pratos e promoções, por exemplo. Ao final, trabalhar na mídia  buscando a lealdade com a marca, para que as pessoas voltem ao restaurante e o recomendem. O ponto importante aqui é: o cardápio pode ser desdobrado de diversas formas dentro do Facebook. O desafio é pensar nisso criativamente, para fazer o melhor uso desta plataforma. O Facebook possui diversos tipo de anúncios com objetivos distintos e muitos deles são muito bons para um restaurante. Um dos mais novos e legais nesse sentido é o Local Awareness, que permite aos usuários irem direto para o local, por meio de um botão como chegar.

Claudia Daltro – head de mídia na Sunset Comunicação

 

Google Meu Negócio:
https://www.google.com.br/business/?gmbsrc=br-pt-ha-se-z-gmb-s-z-h~bk&ppsrc=GMBS0
Facebook para empresas:
https://www.facebook.com/business/news/BR-Novidade-para-as-Paginas-do-Facebook-cardapios-de-restaurantes
Instagram para empresas:
https://help.instagram.com/454502981253053/

 

Por Redação

 

Uma ideia sobre “Usando mídias sociais no plano de mídia do seu restaurante”

  1. Muito boas dicas! Também criei um conteúdo sobre o assunto, se puder conferir!
    https://emanuellimeira.com.br/social-midia-para-restaurantes/
    Abraços!

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