Você pode influenciar a decisão de compra dos seus clientes usando sua página no Facebook. Como está o seu perfil? Seu restaurante já tem uma fanpage?

A partir desta matéria, vou mostrar como referências baseadas nas opiniões de pessoas, que muitas vezes nem conhecemos, podem orientar e direcionar as nossas decisões de compra. E, nos dias de hoje, isso cresce exponencialmente com a força das redes sociais.

Nas próximas semanas, vou abordar cada mídia social, tendo como base as mais usadas por restaurantes, bares e negócios gastronômicos. Vou explorar suas características e oportunidades. Vamos começar a série falando do Facebook.

Postagem do restaurante Osteria Francescana de matéria sobre o chef Massimo Bottura

Como escolhemos um restaurante?

É muito comum, quando estamos em uma cidade nova e queremos buscar um restaurante, optarmos pelo mais cheio e não pelo mais vazio. Isso acontece porque temos a crença de que o restaurante mais cheio parece ser melhor. Já em relação ao restaurante mais vazio, acreditamos que, ou é muito caro, ou sua comida não deve ser tão boa.

Isso mostra que sempre usamos pessoas como referência para tomar nossas decisões de consumo/compra. São referências poderosas e, se aplicarmos corretamente estes fundamentos nas estratégias de marketing digital para redes sociais, elas se tornam uma ferramenta muito poderosa a favor do seu negócio.

Abandone a métrica da vaidade

O principio básico para seu trabalho nas mídias sociais e, principalmente, no Facebook, ainda é o número de seguidores e o número de likes?

ABANDONE esta métrica da vaidade. É necessário olhar o que realmente importa: observar as pessoas/fans que foram até o restaurante e depois tiveram o cuidado de realizar um post na sua página.

Consumidora relata a experiência no Açougue Central e posta fotos da casa

A importância da recomendação

Hoje, no Facebook, entendemos o quanto a opinião das pessoas tem impacto nas nossas decisões, escolhas, e nos nossos negócios.

É muito IMPORTANTE criar incentivos e/ou experiências agradáveis no seu restaurante para que as pessoas deixem seus depoimentos espontâneos na sua fanpage no Facebook.  Mas lembre: NUNCA na sua página pessoal, SEMPRE na página da sua empresa.

Numa página da empresa você pode manter as informações da casa atualizadas

Deixe os seus cliente falarem por você. Faça uma grande avaliação sobre as criticas e/ depoimentos sobre o seu restaurante nas redes sociais do seu restaurante.

Características do Facebook

Na página principal (na página de início da sua empresa), você pode adicionar vídeos, fotos, postagens de matérias. Você pode falar sobre novos pratos no cardápio, avisar sobre ações especiais como uma promoção ou algo inovador que você esta fazendo.

O Facebook, como  as demais mídias sociais, tem como premissa básica o relacionamento com as pessoas. Hoje, a melhor estratégia corporativa utilizada nas redes sociais é “escute mais o que as pessoas têm a dizer”.

Entenda o ponto de vista delas, seja espontâneo e, claro, não crie crises nem as alimente: Escute, Escute, Escute!

Algumas das características importantes para utilizar o Facebook de maneira certa:

Interação: muito importante manter a página da sua empresa sempre atualizada, com textos, fotos, ouvindo (termo utilizado como forma de linguagem de marketing) os seus fans e agradecendo a interação. Assim você promoverá uma maior afinidade entre as partes.

Produza boas fotos para uso no Facebook

Diversidade: de conteúdo postado, além de imagens, videos e sugestões, coloque dicas e informações interessantes e curiosidades sobre o seu segmento. Com isso, você começa a criar o que chamamos de ‘autoridade sobre assunto’.

Produza conteúdos diferentes como vídeos e lives

Sugestões: de produtos e/ou serviços interessantes para pessoas, como pratos sem lactose, sobremesas para diabéticos, pasta sem glúten, entre outras coisas. Não fique somente no óbvio.

Postagem do Açougue Central sobre seu almoço executivo

Informações: além de todas as características do negócio, produtos e serviços, provoque a interação das pessoas, (o provocar – pedir sugestões), faça com que elas participem também. Isso é chamado de co-criação. Aqui, novamente, você traz seus fans para mais perto de você.

Entenda seu consumidor: Peça opinião sobre um cardápio ou prato que mais lhe agrada em determinado dia da semana, ou se você tem almoço executivo ou não, enfim, descubra o que pensa o seu consumidor.

Consumidores combinando uma visita ao Tan Tan Noodle Bar

Publicidade paga no Facebook

É possível pagar para veicular anúncios no Facebook. Eles ajudam a melhorar o desempenho de acessos na página da sua empresa e a divulgar a sua marca. Além de você poder colocar links de videos, textos, imagens, ainda é possível definir o público que você quer atingir.

Acompanhamento de campanha e acessos

Após ajustar o público para quem você quer enviar as suas mensagens publicitarias, é possível, por intermédio de relatórios em tempo real, ver os resultados.

Você também pode bter maiores informações de quem esta clicando nos seus anúncios e melhorar o desempenho das suas campanhas.

 

Ricardo Voltan

Ricardo Voltan é palestrante, mídia on/off, gestor de marketing, mentor de startups e consultor de mídias sociais. Trabalha unicamente em empresas que tenham como foco inovação e a nova economia global. Tem como objetivo desenvolver projetos e estratégias de marketing inovadoras focadas na experiência das pessoas com as marcas, levar conhecimento para ex-executivos e estudantes em inicio de carreira, que estão em busca de novos desafios e/ou desenvolvimento de negócios focados na nova economia global.
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