O mercado de franquias no Brasil continua crescendo. No ano de 2018, o setor apresentou um crescimento de faturamento de 7,1% em relação ao ano anterior, chegando a 174,843 bilhões de reais. Ainda é um dos formatos mais seguros para a expansão de um negócio, além de também oferecer pouco risco para aqueles que pretendem iniciar sua vida de empreendedor.

Definição legal de franquia

De acordo com o art. 2º da Lei no 8.955, de 15 de dezembro de 1994, “Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

Franquias de alimentação

Dentro do franchising brasileiro, a alimentação tem o maior peso e é considerado o mais tradicional e  consolidado dentre todos os segmentos. E o fast food é o mais procurado quando se fala em alimentação.

Dentre o ranking das 50 maiores franquias do país elaborado pela ABF no ano de 2017, 18 marcas são referentes à alimentação. Dentre estas, estão McDonald’s, Cacau Show, Subway, Bob’s, Burger King, Giraffas, Spoleto e Habib’s.

Marcas brasileiras no exterior

Há 145 marcas brasileiras espalhadas por 114 países através do sistema de franquias. EUA e Portugal são os países com mais franquias brasileiras. Das 145 marcas, 22 são da área de alimentação.

Marcas estrangeiras no Brasil

E há 190 marcas estrangeiras no Brasil, vindas de 24 países, pelo sistema de franchising, sendo também a maior parte dos EUA e Portugal. Das 190 marcas, 51 são da área de alimentação.

Expectativas para 2019

Para André Friedheim, presidente da ABF – A Associação Brasileira de Franchising, que é a segunda maior associação do mundo, as expectativas para o setor de franquias em 2019 são muito boas. “Acredito num crescimento de faturamento de 8 a 10% em relação ao ano passado. Um crescimento em número de unidades de 5%. Em 2019, devem ser inauguradas de 7 a 8 mil novas franquias no Brasil.

A partir de hoje, e nas próximas quintas-feiras, serão publicadas matérias de um especial de franquias que a INFOOD preparou.

Por Redação

One thought on “A expansão por franquias continua em crescimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados