Bases da Cozinha Profissional

 

 

 

As bases da cozinha profissional são as preparações compostas de diferentes ingredientes utilizados para o pré-preparo, o preparo e a finalização de receitas. Elas, de alguma forma, acabam ajudando e facilitando a confecção de determinados produtos dentro de uma cozinha.

Infood separou uma série de textos escritos pelo chef consultor Marcelo Santos, coordenando a orientação sobre cada um destes títulos. Neste texto de abertura, você tem uma orientação geral sobre o assunto. Nas próximas semanas, sempre às sextas-feiras você, terá acesso a um texto novo.

Sabores, aromas texturas e apresentações de alimentos, assim como todos os acompanhamentos, dependem da qualidade dos ingredientes usados nas bases e do cuidado observado durante sua preparação. Daí a fundamental importância das bases de cozinha.

Este conteúdo foi desenvolvido por Marcelo Santos, que atuou como chef de cozinha, professor de gastronomia, consultor de alimentos e bebidas e escritor. Manteve uma coluna na Infood por 2 anos.

Conceito: Bases da Cozinha Profissional

São quatro grandes grupos de bases de cozinha tradicionalmente classificados em: fundos; ligações; aromáticos e embelezadores e melhoradores do sabor.

Todas elas, como o próprio nome diz, servem de base na preparação de pratos. Vejamos como é utilizada cada uma das bases.

Para ver o conteúdo completo acesse: https://infood.com.br/as-bases-da-cozinha-profissional/

A utilização dos fundos no preparo de alimentos

Fundos são os ingredientes líquidos empregados na preparação de alimentos e caracterizam o sabor. Os fundos são classificados em quatro categorias básicas: claros, escuros ou ferrugem, gordurosos e reduzidos.

Nas cozinhas profissionais para se chegar a um produto final de qualidade, algumas bases são muito importantes. Os fundos são líquidos saborosos produzidos a partir de um lento cozimento que funcionam como base de preparação de várias receitas.

Para ver o conteúdo completo acesse: https://infood.com.br/a-utilizacao-dos-fundos-no-preparo-de-alimentos/

As ligações mais usadas na cozinha profissional

Infood separou uma série de textos escritos pelo chef consultor Marcelo Santos, coordenando a orientação sobre cada um destes preparos. Esta semana a base que será apresentada é da ligação.

Ligação é a combinação de ingredientes utilizada para engrossar fundos e caldos na preparação de molhos, sopas, pudins, cremes e soufflés. Estas preparações são utilizadas para proporcionar o adensamento de líquidos.

Para ver o conteúdo completo acesse: https://infood.com.br/as-ligacoes-mais-usadas-na-cozinha-profissional/

Os Aromáticos, como bases de cozinha, melhoram o sabor dos alimentos

Aromáticos são composições preparadas na cozinha à base de legumes, ervas aromáticas e especiaria que podem ser usadas no preparo de carnes, fundos, sopas, molhos e massas para modificar, melhorar ou acentuar o sabor próprio desses alimentos. Esses ingredientes têm a propriedade de realçar o sabor e o aroma dos pratos.

Um dado relevante é sempre observar as proporções dos ingredientes aromáticos, pois cada proporção confere uma característica distinta.

Para ver o conteúdo completo acesse: https://infood.com.br/os-aromaticos-como-bases-de-cozinha-melhoram-o-sabor-dos-alimentos/

Embelezadores e melhoradores de sabor

Os embelezadores são complementos de molhos, sopas e massas, utilizados para melhorar o sabor e a textura dos alimentos. Servem também para dar cor aos alimentos. Podem também ser chamados por algumas pessoas de melhoradores ou de finalizantes.

Este é o segundo texto de uma série escrita pelo chef consultor Marcelo Santos, que são sempre publicados  às sexta-feiras. O tema de hoje são os embelezadores, importantes ferramentas na busca pelo sabor e textura.

Para ver o conteúdo completo acesse: https://infood.com.br/embelezadores-e-melhoradores-de-sabor-sao-bases-da-cozinha/

Fundos Líquidos Concentrados

Fundos líquidos concentrados: sabor e praticidade para sua cozinha

A Infood conversou com a chef Carla Pernambuco e com a gerente chef da Nestlé Professional Flávia Barreto de Sá sobre a linha de fundos líquidos concentrados CHEF®, uma revolução para a preparação das bases em sua cozinha.

A Nestlé Professional trabalhou no desenvolvimento destes quatro produtos para oferecer ao mercado agilidade e economia, sem abrir mão da qualidade e do sabor. Você pode optar pelos fundos líquidos de carne, aves, vegetais e cogumelos.

Para saber mais acessehttps://infood.com.br/fundos-liquidos-concentrados-sabor-e-praticidade-para-sua-cozinha/

Os novos fundos líquidos concentrados da linha CHEF

A nova linha de fundos líquidos concentrados CHEF®  traz uma maior concentração e ingredientes naturais. São quatro soluções que chegam prontas para adicionar sabor em qualquer etapa do preparo dos seus pratos.Com eles, você reduz o tempo da preparação e pode dedicar seu tempo para a criação dos seus pratos. A alta qualidade dos ingredientes, 100% naturais, foi desenvolvida para atender as maiores exigências do mercado.

Os fundos líquidos concentrados CHEF® podem ser usados em diversos tipos de preparações como: assados, grelhados, risotos, molhos quentes e frios, sopas, marinadas e outros.

Para saber mais acessehttps://infood.com.br/os-novos-fundos-liquidos-concentrados-da-linha-chef/

 

 

O crescimento de restaurantes veganos e vegetarianos no Brasil

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados