cardápio aumenta as vendas de restaurantes

Para muitos restaurantes, o cardápio é apenas uma lista de pratos com a indicação de ingredientes e de preço. No entanto, quando bem usado, essa ferramenta pode ampliar suas vendas. Estudos de cientistas da Cornell University afirmam que cardápios com descrições elaboradas a respeito de suas opções podem aumentar as vendas em 28%.

É importante investir na explicação do prato, evitando apenas uma descrição comum. A composição do prato permite que o consumidor escolha o prato de acordo com seu gosto e preferência. O cardápio também permite o destaque das ofertas e pratos do dia: são grandes impulsionadores de vendas, só perdendo para a equipe de garçons nas recomendações.

A INFOOD procurou uma empresa especializada no ramo, a Menuart. D’Artagnan Dalton, gerente da empresa, nos contou da sua experiência na criação de cardápios para restaurantes como a Churrascaria Fogo de Chão, o Famiglia Mancini, a Pizzaria Piola, o Applebee’s, o Bar Astor, a Pizzaria Braz, o Viena, o Pira Grill, entre outros.

D’Artagnan explicou que o processo começa com o briefing, com o envio das informações sobre os pratos, suas descrições, foto e preços. É o momento em que o proprietário pode fazer suas indicações. O trabalho da Menuart é traduzir a expectativa do restaurante num material que represente a casa.

Para D’Artagnan, um bom cardápio precisa ter fácil leitura e contar com uma boa distribuição de produtos. Quando bem executado, além de aumentar as vendas, ele ajuda a despertar a atenção para outros itens.

A Menuart recomenda o uso de fotos, mas destaca que é preciso contar com material profissional, pois uma foto de baixa qualidade pode ter o efeito contrário do esperado.

Quando perguntado se existe algum tamanho ideal para o cardápio, ele disse que não há regra. Ele contou que antigamente eram comuns grandes cardápios, e que hoje os novos estabelecimentos procuram trabalhar com tamanhos menores, para que o cliente não se canse com muitas opções.

A INFOOD pediu para D’Artagnan elencar algumas recomendações para quem quer produzir um bom cardápio. Confira as suas sugestões:

  • O cardápio representa a casa. Precisa estar de acordo com o ambiente, com a atmosfera da casa.
  • O material deve ser higiênico, estando limpo e conservado. Um cardápio sujo e mal cuidado passa uma imagem que você não quer para o seu restaurante.
  • Um bom cardápio é claro, de fácil leitura e com boa descrição dos pratos ofertados, garantindo que o cliente possa escolher sem precisar de ajuda.

 

Menuart: http://www.menuart.com.br

 

Redação

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