A história e o desenvolvimento econômico da capital paulista são indissociáveis da produção cafeeira, que teve seu auge no estado de São Paulo entre meados do século XIX e início do século XX. O cultivo do “ouro negro” proporcionou o enriquecimento da cidade e influenciou nas características urbanas e arquitetônicas do centro. Além disso, o famoso cafezinho passou a fazer parte do cotidiano dos paulistanos, sendo o acompanhamento certo nas reuniões de amigos, colegas de trabalho e familiares.

De acordo com dados da Abic (2010), estima-se que existam no Brasil 3.500 cafeterias, responsáveis por 50% dos gastos com a categoria café fora do lar. Segundo o estudo Indicadores da Indústria do Café no Brasil também da Abic (2014), o consumo per capita também aumentou ligeiramente, passando a 4,89 kg/habitante.ano de café torrado e moído (6,12 kg de café verde em grão), o equivalente a 81 litros/habitante.ano.

Em homenagem ao amor que o paulistano tem pela especiaria, listamos algumas cafeterias renomadas do centro da cidade para o visitante conhecer – em grande estilo – parte da herança que a economia cafeeira deixou para São Paulo.

Largo do Café – Na região, localizada no cruzamento das ruas São Bento, Álvares Penteado, Rua do Comércio e Dr. Miguel Couto, concentram-se diversas cafeterias. Antigamente, este era o local onde o grão era comercializado.

Café Girondino – Localizado no centro da capital, próximo à estação São Bento do metrô e em frente ao Mosteiro de São Bento, o Café Girondino possui três ambientes distintos: no térreo, café e lanchonete; no mezanino, o bar; e no piso superior, o restaurante.
Café Floresta – Com uma variedade de cafés, que vai do tradicional ao sofisticado, o Café Floresta fica na Rua São Bento e já possui mais de 60 anos de existência.
Padaria Santa Tereza – Uma das padarias mais antigas de São Paulo, foi fundada pelos portugueses em 1872 e fica na Praça João Mendes.
Santo Grão – Possui sete unidades espalhadas pela capital: Oscar Freire, Vila Madalena, Moema, Higienópolis, Morumbi, Itaim e Cidade Jardim.
Urbe Café – Com diversidade em opções de cafés, oferece também drinks e cervejas especiais. Fica na Consolação.
Octavio Café – Localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o local oferece várias opções de cafés tradicionais e um cardápio repleto de quitutes.

Via  São Paulo Turismo (SPTuris)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados