O aumento na procura por alimentos veganos está subindo e os proprietários de estabelecimentos gastronômicos buscam uma maneira de se adaptar a esta nova demanda

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em abril de 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana, enquanto em 2008, eram apenas 8%. A Infood foi atrás de dicas para você implementar um cardápio vegano no seu restaurante.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, este número sobe para 16%. A pesquisa ainda aponta que 55% dos entrevistados afirmaram que se tornariam mais adeptos da comida vegana (sem origem animal), se isto fosse mais especificado nas embalagens e/ou se tivesse um valor semelhante aos que estão acostumados a consumir.

As opções no cardápio

Uma opção vegana, quando é boa, atende bem a todos. Ter boas opções veganas no cardápio não é mais apenas uma questão de consciência e sustentabilidade, hoje é também uma questão de sobrevivência para o mercado de food service no médio e longo prazo”, explicou Mônica Buava, gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Em meio a este cenário, uma dúvida se consolida: como posso introduzir opções veganas no cardápio do meu bar ou restaurante?

Adriana Gentile, uma das sócias do Boteco Ouzar, localizado no Ipiranga, em São Paulo, tornou-se vegana em 2014 e estendeu esta transformação para seu estabelecimento. “Somos o primeiro bar da capital paulista a oferecer comida de boteco vegana, e isso aconteceu depois da minha mudança alimentar. Como não inauguramos com essa proposta, fomos aos poucos introduzindo espetinhos como o de shitake, depois hambúrguer de cogumelo, soja, e assim por diante”, revela a empresária sobre a imersão do estabelecimento no mundo vegano.


Opção Vegana do La Peruana

Mas como isso funciona nos restaurantes? No La Peruana, especializado em comidas do Peru e localizado no Jardim Paulista, em São Paulo, a demanda estava excessivamente alta.

Então, a solução encontrada foi implementar várias opções veganas distintas. “Ao todo, temos 6 opções distintas que envolvem champignon, legumes ao wok, jaca, entre outros. Isso aconteceu porque o volume de pessoas pedindo pratos veganos aumentou demais nos últimos meses, logo, fomos nos adaptando às necessidades deles”, revela Francisco Santiago, chefe de salão do restaurante La Peruana.

Mas como isso funciona nos restaurantes? No La Peruana, especializado em comidas do Peru e localizado no Jardim Paulista, em São Paulo, a demanda estava excessivamente alta. Então, a solução encontrada foi implementar várias opções veganas distintas. “Ao todo, temos 6 opções distintas que envolvem champignon, legumes ao wok, jaca, entre outros. Isso aconteceu porque o volume de pessoas pedindo pratos veganos aumentou demais nos últimos meses, logo, fomos nos adaptando às necessidades deles”, revela Francisco Santiago, chefe de salão do restaurante La Peruana.

Algumas apostas não falham e são de preparo relativamente simples: espetinhos de legumes, hambúrguer de grão-de-bico, cogumelos, entre outros. Estes alimentos são um bom ponto de partida para quem busca implementar opções veganas no cardápio de um estabelecimento, a fim de tornar o seu negócio mais democrático e atender as demandas de todos os públicos.

Marcela Izzo chef do No Bones

Opções prontas para iniciar

No Brasil, há alguns fabricantes de alimentos para food service, como Goshen, No Bones, Mr. Veggy entre outras. Entre as opções oferecidas, você encontra hambúrgueres, queijos, salsichas, linguiças, salgados, espetos entre outros. “O ideal é ver as opções que são oferecidas no restaurante, e transformar em uma opção vegana. Se você vende cachorro-quente, procure por opções de salsichas no mercado para incluir no seu cardápio”, afirma Marcella Izzo, chef do No Bones.

La Peruana

http://laperuana.com.br/

Boteco Ousar

https://www.botecoouzar.com.br/

No Bones

https://www.facebook.com/NoBonesVegan/

Por Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados