O Central Restaurante, que fica em Lima no Peru, é a principal casa do chef peruano Virgílio Martinez, sexto melhor restaurante do mundo e o melhor da América Latina, de acordo com a lista  The World’s  50 Best Restaurants.

Inaugurado em 2009, em seu cardápio estão incluídos ingredientes que raramente são encontrados em outros lugares, sendo boa parte deles de origem indígena, dos Andes e da floresta Amazônica.

Virgilio utiliza sabores extraídos de ervas, tubérculos e frutas típicas de seu país. O restaurante explora o território do Peru enfocando o ecossistema e as alturas. O Central é conhecido pela sua culinária peruana com uma interpretação contemporânea. Junto com o chef Virgilio trabalha sua esposa, também chef, Pia León. Eles são casados há cinco anos.

Pia Leon e Virgílio Martinez

Virgílio Martinez

Peruano de Lima,Virgílio é considerado um dos representantes da nova geração de chefs que promovem a cozinha peruana. Ele chegou a cursar Direito, mas desistiu após 3 anos para entrar na gastronomia.

Estudou nas escolas Le Cordon Bleu de Otawa no Canada e na escola de Londres e, antes de abrir sua casa, trabalhou em restaurantes famosos como o Astrid y Gastón em Madri, o Stage no Four Seasons Hotel em Singapura, o Lutèce em Nova York e o Can Gaber na Catalunha.

Ouriços e Lulas
Huampo, lucuma, camomila e artemísia
“Gotas de água andina fazem saladas” postagem no Instagram do  Central Restaurante

Nesses 9 anos de existência, o Central tem seu cardápio sempre alterado em função das mudanças climáticas que ocorrem na região. No menu, Martínez e León gostam de brincar com as muitas variedades de milho, batata e outros produtos oferecidos pela paisagem vastamente biodiversa do Peru.

Há os clássicos Land of Corn e Extreme Stems, bem como pratos mais recentes, como o Waters of Nanay, que conta com piranha servida com sua cabeça inteira cheia de dentes afiados. O cardápio explora todas as altitudes, de 20 metros abaixo do nível do mar até 4.100 metros acima, em mais de 17 cursos.

Diversidade do milho do Peru

Virgílio e sua equipe desenvolveram uma área de pesquisa, a Mater Iniciativa, que hoje dá suporte a  para o restaurante. O projeto é apoiado por viagens pelo país em busca de produtos e pelo desenvolvimento de novas aplicações.  Como está bem definido no site do projeto: “No Mater Iniciativa , deixamos que a época de sementeira e colheita dos produtos marque a nossa jornada. A beleza dos ingredientes guiou nossa curiosidade em conhecer a terra. Cada um deles contém um pedaço da história, conhecimento e tradição do Peru”.

Uma vista do salão do restaurante

Virgílio e Pia também têm outros empreendimentos. Eles acabam de inaugurar o restaurante Mil no Valle Sagrado do Incas com um cardápio que oferece uma experiência  da alta altitude dos Andes, Cusco e Valle Sagrado. Pia Léon abre seu primeiro restaurante solo, chamado Kjolle, agora no 2º semestre de 2018.

 

 

Central Restaurante

Jr. Dos de Mayo 253, Barranco –  Lima – Peru
Tel.  51  1  242  8515
reservas@centralrestaurante.com.pe
http://www.centralrestaurante.com.pe
https://www.instagram.com/centralrest/
https://www.facebook.com/CentralRestaurante/
https://twitter.com/CentralRest

 

Mater Iniciativa

http://materiniciativa.com/
https://www.facebook.com/MaterIniciativa/

 

Por Redação

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O turismo gastronômico como meio de desenvolvimento local

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados