Diego Lozano, que desde os 14 anos decidiu-se pela confeitaria, sempre levantou a bandeira do profissional confeiteiro. Ganhador de vários prêmios, incluindo o Brazilian Chocolate Master de 2007 e 2014, além do 1º lugar Ms Trophy’s na categoria esculturas de chocolate, comanda há 7 anos a Escola de Confeitaria Diego Lozano, a marca Diego Lozano de eventos para um público diferenciado, e também uma de vestimenta para confeiteiros.

Falta de reconhecimento

Para o chef confeiteiro, a nível mundial, a confeitaria não tem ainda o reconhecimento que deveria. “Acredita-se que o chef é capaz de tudo, e o confeiteiro acaba sendo um luxo. Tem sim um preconceito absurdo em relação ao profissional confeiteiro. Ele é extremamente desvalorizado no Brasil. Se cozinheiro já não é reconhecido, confeiteiro está a anos-luz ainda!”.  “Falta consciência dos donos de restaurantes e chefs de cozinha de saber que comida quente e confeitaria são áreas completamente distintas, que trabalham em prol de um negócio só. Mas, diferente disso, há uma briga de egos”, completa Diego.

Dia da sobremesa

Com base nessa tremenda desvalorização do profissional confeiteiro a nível nacional, que é submetido a condições, vez ou outra, deploráveis, Diego decidiu dar início ao ‘Dia da sobremesa’.

O objetivo principal é termos um dia específico, no qual o prato principal do restaurante e hotel será a sobremesa, bem como a estrela da noite será o confeiteiro. No dia em questão, a criação do Chef confeiteiro será divulgada em rede social, mídia impressa, e, durante o serviço, o chef deverá passar de mesa em mesa explicando sua criação, apresentando-se aos clientes e tendo seu momento de fama, tirando foto com os que desejaram, dando entrevistas para mídias do segmento, dentre outras ações de divulgação.”

A ação deverá partir do restaurante ou hotel, por isso não há uma data específica. A ação pode e deve ser realizada qualquer data do ano e quantas vezes desejarem. Todavia, com o intuito de tornar um evento conhecido e respeitado a nível nacional, e respeitando a data já pré estabelecida, a sugestão é o dia 9 de Outubro como data oficial para a ação conjunta a nível nacional.

Faça parte desse movimento! Valorize o profissional confeiteiro! Promova o Dia da Sobremesa! #DiadaSobremesa

 

Diego Lozano

http://escoladeconfeitaria.com.br/
https://www.facebook.com/EscolaDeConfeitariaDiegoLozano
https://www.instagram.com/EscolaDeConfeitaria/
https://www.instagram.com/chefdiegolozano/

 



Por Redação

Fotos: Lays Riello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O crescimento de restaurantes veganos e vegetarianos no Brasil

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados