De forma geral, as lavadoras de louças industriais, nacionais ou internacionais, são usadas como forma de redução de vários custos, como: água, luz, produto químico, área (m2) do ambiente de higienização e horas/homem ao trabalho. Como exemplo, em média, uma lavadora industrial pode lavar 20 pratos em um ciclo com consumo de 2,5 litros de água, quando com mão de obra convencional, lava-se 20 pratos em 34 litros de água. Como norma, devem ser construídas em aço inox AISI 304 e ter lavagem e enxague acima de 80 graus. Os principais fabricantes são winterhalter (alemão), hobart (americana) e netter (brasileiro), todos os fabricantes possuem distribuidores, manutenção, instalação, peças de reposição e sobressalentes no Brasil.

Importante ficar muito atento às manutenções periódicas nas lavadoras para que elas permaneçam com a capacidade de lavagem eficiente.

LAVADORAS DE LOUÇAS COM PORTA FRONTAL

Lava-louças de Mostrador Baixo – São lavadoras
Ideal para: restaurantes comerciais, bistrôs, corporativos ou industriais com até 300 refeições no horário de pico.
Vantagens: trata-se de um equipamento compacto e extremamente eficiente.  Tem capacidade de 40 gavetas por hora e consome 2.5 litros de água por ciclo, higienizando 30 pratos por ciclo com ciclos de 2 a 5 min.
Fique de olho: devem ser instaladas abaixo da mesa de apoio para lavadora, em área de higienização específica da cozinha para não haver contaminação dos alimentos.

LAVADORAS DE COPOS E XÍCARAS.
Lava-copos (encontrei muito em matérias nos EUA, mas não tenho certeza se existe esta modalidade aqui no Brasil),
Ideal para: frente de lojas pequenas como cafeterias, lanchonetes e bares. São equipamentos considerados de capacidade de produção pequena de copos, xícaras e taças.
Vantagens: lavadora com ciclos de 20 segundos até 1 minuto e consomem em media 2 litros de água por ciclo e higienizam 2500 copos por hora.
Fique de olho: existem fabricantes ótimos de lavadoras nacionais e internacionais com capacidades produtiva ótimas. Fique de olho com a ANVISA, pois a área de higienização dos utensílios é uma área contaminada e deve estar separada fisicamente da área de manipulação e preparo de alimentos. Essa lavadora deve ser instalada acima da mesa de apoio.

LAVADORA DE CAPÔ

Lavadora de louças de capota
Ideal para: restaurantes comerciais, coorporativos, industriais hotéis, hospitais, com 300 a 500 aproximadamente, refeições no horário de pico.

Vantagens: lavadora de copos, pratos, bandejas, gastronorms e talheres. Tem capacidade produtiva de aproximadamente 70 ciclos por hora em ciclos entre 2 a 5 min e consomem 3 litros de água por ciclo. Tem capacidade de lavar aproximadamente 30 Pratos e 10 bandejas/ Gns por ciclo.

Fique de olho: a lavadora deve ser instalada em área fisicamente separada das outras operações da cozinha, com mesa de entrada e saída nas laterais da lavadora, para apoio dos racks.

LAVADORA DE TRASNPORTE POR ESTEIRA

Lavadora de louças de esteira 
Ideal para: restaurantes industriais, escolas, presídios, hospitais, com o pico de refeições acima de 1.000.
Vantagens: oferece um sistema de lavagem de alto desempenho, que proporciona resultados de lavagem excelentes.
Fique de olho: a esteira deve ser bem dimensionada com acesso de entrada e saída para a área de higienização. Podem ser esteiras de cordão cilíndrico para transporte ou rolete construídos em PVC.

Obs: Existem ainda as lavadoras com grande capacidade de lavagem, para caixas, containeres, hot Box, Gns. Também consomem 2,5 litros de água em media por caixa.

 

Texto: Ivim Pelloso

Ivim Pelloso é sócia, diretora de novos negócios e relacionamento na FSONE. Atua há 15 anos no setor de consultoria e projetos de cozinha industriais e restaurantes. Com formação acadêmica em nutrição e arquitetura. Também atua com conteúdo no foodservice, desenvolvendo matérias para revistas do setor, blogs, palestras, cursos, feiras, videos e atualmente apresento o programa Papo com Tempero na Alltv.
www.fs-one.com.br
https://www.facebook.com/fsonebusinessintelligence/

 

Uma ideia sobre “Diferenças, vantagens e desvantagens das Lavadoras de Louças Industriais”

  1. Si no se puede traducir, no se puede comentar.
    Me gustaría poder ampliar éste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tsyuoshi Murakami: “O cozinheiro tem que saber escutar para aprender”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados