O restaurante sustentável Dona Chica de Campos de Campos do Jordão, comandado pelo chef Anderson Oliveira, é o representante da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo deste ano.

O evento, idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Senac São Paulo, selecionou 28 finalistas de nove  regiões do Estado e reunirá todos eles nos dias 10 e 11 de novembro no Memorial da América Latina, capital paulista. Lá, o público poderá provar delícias típicas de cada região. O Festival Sabor de São Paulo acontece simultâneo ao evento Mesa São Paulo

No festival, o chef Anderson Oliveira apresenta os dois pratos, feitos com produtos característicos, que o colocaram entre os finalistas: pernil com pinhão ao molho stout com purê de abóbora cabotá (pernil servido com pinhão e purê de abóbora cabotiá – R$20) e bolinho de abóbora recheado com javaporco (bolinho de abóbora frito recheado com javaporco – R$ 10).

Chef do restaurante Dona Chica, Anderson Oliveira

Anderson Oliveira, chef e proprietário do restaurante Dona Chica, nasceu em Campos do Jordão.  É formado em hotelaria pelo SENAC e fez gestão de negócios de serviços alimentícios e gestão empresarial na FGV. Iniciou a vida profissional como garçom na própria cidade natal e, aos poucos Anderson foi trilhando sua carreira. É também professor do Centro Universitário Senac Campos do Jordão.

Para o chef, a ideia de ter um restaurante sustentável dentro de uma reserva ambiental é uma forma de educação, ativação da agricultura familiar e encadeamento produtivo. A criação do cardápio sempre leva em consideração os produtos regionais para fortalecer a economia local. Existe ainda uma grande preocupação com o conceito de sustentabilidade na gastronomia e tem-se dado uma correta destinação para o tratamento dos efluentes do restaurante, reciclagem do lixo inorgânico e óleo de cozinha. Outro diferencial é que é usado apenas detergente 100% vegetal que reduz o enxágue em até seis vezes.

Inaugurado em dezembro de 2013, o Dona Chica foi construído a partir de um projeto arquitetônico que primou pelo conceito rústico e sustentável. O restaurante sustentável rejeita produtos industrializados e prestigia produtos da Mantiqueira, além de não utilizar toalhas nas mesas, como forma de diminuir o consumo de água e esgoto.

O menu do Dona Chica, elaborado e focado na gastronomia de resgate, é recheado por insumos locais como a truta, pinhão, peixinho-de-horta, leitão javaporco, frutas vermelhas, cogumelos e arroz negro, tendo destacados 18 tipos de porções e comidinhas, 13 opções de pratos principais e 6 de sobremesas.

O Dona Chica também conta com  um charmoso empório onde são vendidos alguns produtos exclusivamente da Serra da Mantiqueira e que são servidos no restaurante como geleia, azeite, licor, queijos finos, mel, cogumelos, vários tipos de arroz e uma grande variedade de cervejas artesanais.

 

 

 

Festival Sabor de São Paulo

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda- SP/SP
Dias 10 e 11 de novembro, das 11h às 21 h

 

Restaurante Dona Chica

www.restaurantedonachica.com.br
Avenida Pedro Paulo – S/N (dentro do Parque Estadual Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal)
Tel. (12) 3663.3953

 

Fotos: Luiz Gião e Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero ser chef “prá pega as mina”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados