Mineiro de Uberlândia, Edinho Engel conduz há quase 30 anos o prestigiado Manacá, restaurante que fica em Camburi, litoral norte de São Paulo.

Foi na sua família que, desde pequeno, ele ganhou gosto pela cozinha. Mas só decidiu montar seu restaurante depois de ter trabalhado em várias outras áreas, inclusive no metrô, com planejamento de transportes.

Sua alma empreendedora e seu espírito aventureiro o fizeram construir uma sólida carreira aos poucos, com erros e aprendizados pelo percurso.  Sempre enaltecendo o peixe, que deve ser tratado com dignidade e simplicidade, Edinho argumenta que “o peixe pode e deve ser simples”.

Não bastasse seu sucesso em São Paulo, Edinho também comanda o Amado, uma das referências da gastronomia em Salvador.

Edinho Engel no Taste of São Paulo de 2017

Uma grande família em torno da mesa

Quando Edinho tenta explicar a origem da cozinha em sua vida, suas memórias remetem não apenas ao ato de cozinhar, mas à restauração. De um família grande de oito irmãos, era muito comum que as reuniões na fazenda em Monte Alegre reunissem também os amigos. Portanto, era um tempo de casa cheia e muita agitação.

No comando da cozinha, a mãe de Edinho, Yolanda, tentava dar conta de todo o trabalho da cozinha. Mas com a casa cheia, era natural colocar todas as crianças para ajudar. Ali Edinho e seus irmãos tiveram contato com o trabalho de tirar leite no curral, preparar queijos, manteiga e creme de leite.

Foi na fazenda da família em Monte Alegre que ele começou a conviver com a cozinha

Produziam pamonha, abatiam porco para fazer linguiça, e foi assim que o jovem começou a conviver com a rotina de produzir comida e de servir e atender um grande público, como ele mesmo explica: “Eu acho que isso ficou comigo e, de certa forma, a gente tenta reconstruir.”

Detalhe do Salão do Restaurante Amado
Um pouco do carinho dos detalhes na área externa do restaurante Amado

Reencontrando a cozinha da infância

Foi em meio a um crise, tentando responder à pergunta “o que eu faço da minha vida?”, que Edinho, após trabalhar em diversas áreas, buscou seu espírito aventureiro: “Minha alma é uma alma empreendedora. E eu descobri que eu gosto de gente, gosto de gente em volta de uma mesa. Eu vivi em família grande“, afirma o chef.

Eu foi lembrando de sua infância que o Edinho começou fazendo café da manhã para surfistas. Depois isso virou marmita durante uns meses e, no final de 88, o Manacá já existia. Este ano a casa completará 30 anos.

 

 Restaurante Manacá foi um projeto desenvolvido ao longo do tempo
Detalhe do Salão do restaurante Manacá

 

Restaurante Manacá

Rua Manacá, 102 – Camburi – São Sebastião/SP
Tel. (12) 3865 1566 
manaca@restaurantemanaca.com.br
http://www.restaurantemanaca.com.br

 

Restaurante Amado

Av. Lafayete Coutinho, 660 – Salvador/BA
Tel.(71) 3322-3520
http://www.amadobahia.com.br/

Participe também!

Nos envie seu texto explicando o que foi que te levou para cozinha e fotos suas. Os melhores textos poderão ser divulgados aqui no site INFOOD. Faça como Victor Dimitrow e conte sua história.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Jovens Chefs leva gastronomia para alunos de baixa renda

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados