O restaurante espanhol El Celler de Can Roca, considerado o segundo melhor restaurante do mundo na lista dos 50 melhores restaurantes do Mundo, foi fundado em Girona, em agosto de 1986 pelos irmãos Joan e Josep Roca, a quem veio a se juntar, em 1998, o irmão mais novo Jordi.

Os três são filhos de Josep Roca e Montserrat Fontané, proprietários de um bar restaurante chamado Can Roca, e que fica a poucos metros do restaurante deles.

A cidade de Girona fica no nordeste da Catalunha, a cerca de 100 quilômetros de Barcelona, sendo considerado um dos maiores sítios históricos na Espanha.

Nesses anos, o restaurante El Celler de Can Roca foi crescendo, passou por reformas e adaptações, e a casa é o resultado da evolução de uma família que se dedica ao comércio de restaurantes há muitas gerações.

Detalhe do prédio do restaurante

Em 1995 o restaurante recebeu sua primeira estrela Michelin, a segunda em 2002 e a terceira em 2009. Já esteve por dois anos como o restaurante nº 1 do mundo, e atualmente o restaurante está em 2º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, de acordo com a revista britânica Restaurant, o que o coloca como o restaurante mais bem avaliado da Espanha.

Os três irmãos, Joan, Josep e Jordi, estudaram na Escola de Catering de Girona. O talentoso trio é quem comanda a casa. Joan é o chef, Josep é o sommelier e Jordi o confeiteiro.

Entradas
Lagostas com cristas de galo
Chapadillo de Eguil del Delta del Ebro com espuma do alho e da páprica, enguia grelhada, sofrito secado da batata e óleo do açafrão

As criações culinárias são inspiradas nas memórias gastronômicas da infância dos irmãos, com utilização de ingredientes locais.

O restaurante é muito requisitado. As reservas abrem com onze meses de antecedência, no primeiro minuto do primeiro dia do mês e, depois de quatro ou cinco minutos, já estão esgotadas. São apenas 60 lugares no salão, sendo que o restaurante fecha aos domingos e segundas e na terça só funciona no jantar.

Para o futuro, os irmãos planejam abrir uma fábrica de chocolate e um hotel boutique em Girona, no próximo ano.

Os irmãos Roca

Vídeos do restaurante

El Celler de Can Roca

Carrer de Can Sunyer, 48 – Girona/Espanha
Tel. 34 972 22 21 57
info@cellercanroca.com
https://cellercanroca.com/index.htm
https://twitter.com/canrocaceller
https://www.facebook.com/ElCellerdeCanRoca/
https://www.instagram.com/cellercanroca/

 

 

Por Redação

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O turismo gastronômico como meio de desenvolvimento local

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados