O nome é a primeira materialização de um novo negócio, um começo de um sonho, mas a escolha do nome do restaurante deve ser precedida de uma série de cuidados para garantir a segurança do seu investimento. O mais importante é o registro de sua marca.

Hoje, temos em São Paulo duas hamburguerias com nomes muito parecidos, algo que pode não comprometer essas empresas no momento, mas, numa segunda etapa, quando pensarem na expansão dos negócios, o nome pode se transformar num grande problema.

Um bom negócio pode alavancar um nome fraco, mas é sempre interessante quando um novo empreendimento conta com a ajuda de um bom nome.

O segundo grande passo é pedir para um diretor de arte produzir uma logomarca e um manual de uso da marca.

Este manual é um documento que vai orientar toda e qualquer aplicação da sua marca, seja em brindes, placas ou na produção de impressos.  Este documento pode ser enviado por e-mail  e vai lhe ajudar a garantir que a tipologia e as cores de sua marca sejam sempre identificadas.

Identificamos algumas dicas para quem está buscando um nome para seu negócio:

Sua marca pode ajudar a vender seu produto:

Alguns nomes ajudam o  consumidor a entender o produto/serviço que você está vendendo. Isto pode ser feito com um nome composto, aproveitando os termos que identificam os tipos de casas que existem no mercado. Por exemplo: hamburgueria, tratoria, bistrô, cantina e  churrascaria são nomes que ampliam a comunicação da sua marca.

Nomes curtos são mais fáceis de comunicar:

Assim como os apelidos, as pessoas preferem nomes menores no dia-a-dia. É muito mais fácil falar TGI ou Friday´s do que Thank  God  It´s Friday´s. Na comunicação, um nome pequeno também é mais fácil de se aplicar na maior parte dos anúncios.

Garanta que seu nome seja seu:

Verifique se não existe alguém que já usa o seu nome. Para muitos, isso não é importante no primeiro momento, mas recomenda-se que você dê importância a essa questão, pois o nome é uma forma de diferenciação.

Verifique se o nome que você deseja já está registrado na web:

Nos dias de hoje, uma boa dica é verificar se o nome que você deseja já está registrado na web. Verificando se existe uma URL (Uniform Resource Locator, um endereço disponível na rede), você pode garantir o sucesso de sua marca. Se já existe uma URL registrada, é provável que alguém já está usando essa marca. É uma pesquisa simples, pois você pode fazer em seu computador e vai poupar muito tempo e dinheiro.

Verifique se alguém já pediu o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial):

No site do Instituto, você também pode fazer uma busca e evitar que seu empreendimento seja no futuro impedido de seguir com seu nome. Hoje você pode fazer o processo todo pelo site, veja link abaixo.

Não deixe de registrar sua marca, você estará investindo na sua empresa. Uma marca registrada é sua garantia de diferenciação.

Site do INPI: http://www.inpi.gov.br/portal/

Abaixo segue um link do Sebrae com o passo-a-passo para você pedir o registro de sua marca:

Como registrar uma marca / Sebrae

Reginaldo Andrade 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados