Com fizemos em 2015, voltamos a avaliar o uso do Facebook pelos melhores restaurantes do mundo de 2018. De saída, percebemos um maior uso desta ferramenta na rede social das casas.

Em 2015, dos 15 restaurantes analisados, 3 deles não tinham páginas oficiais no Facebook. Este ano, usando a mesma base, dos 15 melhores restaurantes da lista da revista britânica The Restaurante, apenas uma casa, o restaurante espanhol Assador Etxebarri, ainda não possui uma página oficial na rede, mas existe uma página não oficial (PNO) que foi gerada, inclusive com avaliações da casa.

Difusão do trabalho do chef

Uma novidade também foi a utilização conjunta de uma página do Facebook para o chef e para a casa, um perfil que responde tanto pela divulgação do trabalho do profissional, quanto das necessidades do restaurante. O melhor uso ainda é de duas páginas independentes pois, com isto, é mais fácil orientar as postagens e divulgação.

No caso do Osteria Francescana, a página que congrega Massimo Bottura e o restaurante tem um total de seguidores muito superior ao da página da casa que foi criada. O chef Alan Passard do restaurante Arpège mantém uma página pessoal e a página do restaurante. São duas ações independentes. É fato que o trabalho pessoal converge para o trabalho do restaurante, mas é importante pensar no futuro e em projetos maiores, e isto por si só já justificaria duas páginas independentes.

Avaliação dos consumidores

Uma novidade nas páginas destes restaurantes é a presença das avaliações dos restaurantes.  Apenas no caso do restaurante americano Blue Hill at Stone Barns, nós não encontramos suas avaliações.

O restaurante Central da cidade de Lima no Peru conta com mais de 2.100 avaliações, seguido do Mugaritz da Espanha com 1.900 avaliações.  Em todos os casos, as avaliações são muito mais positivas que negativas, mas existem notas baixas e, em muitos casos, ao se observar o texto, percebe-se que são pessoas que nem estiveram consumindo no restaurante.

O problema das avaliações são as respostas de consumidores às avaliações

Mesmo em avaliações negativas, a postura das casas foi de não provocar uma conversa. Acredito que seja o mais adequado pelo perfil destes estabelecimentos.

No exemplo abaixo, vemos um elogio ao restaurante, mas a pessoa registrou apenas uma estrela na avaliação. Provavelmente um equívoco que outra consumidora tentou reparar.

Aqui uma consumidora tenta sem sucesso orientar o erro na avaliação

É sempre bom lembrar que a lista de seguidores de um restaurante é uma lista do Facebook e não do estabelecimento, portanto, é importante saber que este é um dado que pode ser comercializado pela rede social.

Nos últimos anos, com a ampliação dos serviços pagos, o alcance orgânico, isto é, sem nenhum tipo de impulsionamento (pagamento para aumentar o alcance da postagem), é cada vez menor.

Os 15 melhores restaurantes do Mundo e o Facebook

Como em 2015, tomamos como referência a lista do ranking da revista britânica The Restaurant (The world´s 50 Best Restaurants 2018) para selecionarmos os 15 restaurantes. São, portanto, os 15 melhores do mundo. Nessa avaliação,  são de 9 países sendo: Espanha, com três representantes, em primeiro, França, Estados Unidos, México e Peru em segundo, com dois, e quatro países têm apenas um representante: Itália, Áustria, Rússia e Tailândia.

Dos 15 restaurantes destacados no ranking, apenas 1 não possui uma página oficial no Facebook e o espanhol Asador Etxebarri, um dos 3 que também não possuía uma página em 2015. Ele tem um página não oficial (PNO) na rede. São páginas que não são administradas pelos restaurantes, mas permitem a interação de consumidores. Estas páginas são criadas por consumidores e são identificadas como páginas não oficiais.

Veja os números destas páginas na pesquisa feita pela redação da INFOOD:

PNO – página não oficial

Melhores números

O maior destaque, como em 2015, continua sendo do restaurante espanhol  El Celler de Can Roca.  No período da pesquisa (junho de 2018), eram 159.513 curtidas e 159.450 seguidores. O restaurante chega a ter uma outra página na rede social para o relacionamento  do patrocínio com a BBVA.

Foto de abertura dos sócios

Na página atualmente não estão mais disponíveis as avaliações, mas enquanto fizemos o levantamento, no mês de junho, ela estava sendo mantida. A avaliação geral estava em 4,8 estrelas, resultado de um total de 813 avaliações, sendo que 18 pessoas avaliaram a casa com apenas uma estrela.

Na página encontramos um grande conjunto de fotos, que demonstram tanto o dia a dia do trabalho no restaurante, como destacam os pratos da casa.

Algumas fotos da galeria no Facebook

O ritmo de postagens é pequeno, com junho e maio com apenas uma postagem cada, e em abril a casa fez cinco postagens.

Melhores práticas

O restaurante Eleven Madison Park nos Estados oferece a possibilidade de cadastro para recebimento de sua Newsletter.

Para sua página no Facebook, o restaurante Gaggan, especializado na gastronomia indiana, produziu um conjunto de fotos divertida com seus funcionários. Um material que pode ser usado em postagens com grande impacto.

A página no Restaurante Mirazur coordena o trabalho do chef Mauro Colagreco e a difusão da casa. Entre os serviços oferecidos, é possível fazer a consulta das reservas para a casa.

O Central Restaurante de Lima fez a integração de sua página do Instagram no Facebook  e de seus vídeos do Youtube.

Vídeos do Youtube na página do Facebook do restaurante Central
Serviço:
Os links das páginas oficiais e páginas não oficiais (PNO) dos restaurantes avaliados
OSTERIA FRACESCANA – ITÁLIA

https://www.facebook.com/MassimoBotturaOsteriaFrancescana/

https://www.facebook.com/OsteriaFrancescana/

EL CELLER DE CAN ROCA – ESPANHA
https://www.facebook.com/ElCellerdeCanRoca/
MIRAZUR – FRANÇA

https://www.facebook.com/mirazur.fr/

ELEVEN MADISON PARK – ESTADOS UNIDOS

https://www.facebook.com/ElevenMadisonPark/

GAGGAN – TAILÂNDIA

https://www.facebook.com/gagganbkk/

CENTRAL – PERU
https://www.facebook.com/CentralRestaurante/
MAIDO – PERU

https://www.facebook.com/MaidoLima/

ARPÈGE – FRANÇA

https://www.facebook.com/restaurant.arpege/

MUGARITZ- ESPANHA
https://www.facebook.com/mugaritz/
ASADRO ETXEBARRI – ESPANHA

Página não oficial (PNO)

https://www.facebook.com/pages/Asador-Etxebarri/126937460682677
QUINTONIL – MÉXICO

https://www.facebook.com/quintonil/

BLUE HILL AT STONE BARNS – ESTADOS UNIDOS
https://www.facebook.com/Blue-Hill-Farm-144591172271894/
PUJOL – MÉXICO
https://www.facebook.com/pujolrestaurante/
STEIRERECK – AUSTRIA
https://www.facebook.com/Steirereck-im-Stadtpark-101050046605706/
WHITE RABBIT – RÚSSIA
https://www.facebook.com/whiterabbitmoscow/

 

Por Redação
Fotos: Facebook
 

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