Com 120 anos de existência, a prestigiada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu possui filiais em diversos países como Inglaterra, Espanha, Austrália, Japão, Coréia do Sul, Índia e Tailândia, e atualmente duas unidades na América Latina – no Peru e no México. A primeira unidade no Brasil será a do Rio de Janeiro, que está em sua fase final de construção no bairro do Botafogo. As obras estruturais já foram concluídas e agora estão no processo de instalação de equipamentos vindos da Alemanha, da França e da Índia, mas ainda não há previsão para término das obras e nem início das aulas. A INFOOD apurou que um atraso no cronograma de entrega das obras impede a abertura de turmas agora no começo de 2016, como foi previsto em matéria publicada em nosso site em maio deste ano. No momento, é impossível realizar uma nova previsão, mas estaremos mantendo contato com a escola e com o Governo do Rio de Janeiro para manter nossos leitores informados.

A instituição francesa oferecerá oportunidades para 480 alunos e os critérios de seleção serão elaborados e divulgados pela Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) – vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação –, que fará a certificação dos cursos, junto com a escola francesa. A intenção é que, no futuro, sejam formados até 800 estudantes por ano.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Gustavo Tutuca, “A chegada da Le Cordon Bleu ao Brasil, através da parceria com o Estado, é símbolo de uma política para buscar no mercado as melhores oportunidades de formação para a população. É importante ressaltar que jovens de comunidades carentes terão a chance de fazer um curso de reconhecimento mundial e que não é barato”.

As qualificações terão duração de 800 horas/aula, ou seja, cerca de 2 anos, conforme a formação escolhida. Dentre os cursos oferecidos no Le Cordon Bleu do Rio, incluem-se os de técnicas de culinária francesa tradicional – que combina os diplomas de Pâtisserie com o de Cozinha, de Técnicas de Cozinha –, Pâtisserie (padaria francesa especializada em bolos e doces), Bakery (pães), vinhos e queijos, além de cursos de curta duração em alta gastronomia. A proposta é formar profissionais que dominem a técnica francesa adaptada à culinária brasileira.

No novo espaço, os estudantes terão acesso à bancadas individuais equipadas com forno e fogão, além de salas-auditório onde poderão assistir ao preparo de receitas feitas por instrutores. Ao final do curso, os aprendizes poderão estagiar no restaurante-escola e no café-confeitaria da unidade carioca, que serão abertos ao público.

 

Endereço Le Cordon Bleu Rio de Janeiro
Rua da Passagem, 179 – Botafogo
https://www.facebook.com/lecordonbleurio/

 

Redação

 

7 ideias sobre “Fase final de obras da Le Cordon Bleu Rio de Janeiro”

  1. Super especial essa escola …já está no meu blog …matéria jrornalistica …. publicação maravilhosa e bem editada … …. Aguardando asoasamente a abertura da escola !!! https://www.facebook.com/Blog-chef-Marcelo-Rom%C3%A3o-Galeria-Gourmet-Formation-338747306202007/

  2. Super especial essa escola … Parabéns a infood, pela matéria ….. Já compartilhei em meu blog ..https://www.facebook.com/Blog-chef-Marcelo-Rom%C3%A3o-Galeria-Gourmet-Formation-338747306202007/ . Publicação maravilhosa .. Todos aguardando ansiosos pela inauguração da Lê Cordon Bleu-rio

  3. Marcia disse:

    Início do curso

  4. Andréa disse:

    Uhulll, muito obrigada pela notícia maravilhosa sobre as instalações dessa escola no Brasil. Estarei esperando por mais notícias, pretendo entrar na primeira turma. Parabéns infood.

  5. Creuza Soares disse:

    Um Sonho!!! Fazer o curso nesta conceituada Escola de Gastronomia!!! Um Sonho que espero poder realizar!!!!

  6. Infood disse:

    Para ter acesso as informações do curso acesse:

    https://infood.com.br/cordon-bleu-rio-de-janeiro-abre-inscricoes-para-2018/

    Att,

    Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tsyuoshi Murakami: “O cozinheiro tem que saber escutar para aprender”

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados