food service - Infood

Com o objetivo de conectar o food service brasileiro, o portal FoodTraders, produzido pela Gastronotech, já está em fase de pré-cadastro. A INFOOD conversou com Marcio Blak, que, com participação de know-how e financeiro, é um apoiador “máster” do projeto. Embora não atue no dia-a-dia, Blak é um dos sócios da Gastronotech.

Trabalhando há mais de 20 anos com o mercado de alimentação, o sócio sempre notou a dificuldade dos compradores, seja em relação ao processo de cotação ou à busca por uma rentabilidade da operação melhor. Com tudo online, fornecedores e compradores saem ganhando. Segundo Marcio, o novo projeto está buscando grandes patrocinadores da indústria, o que pode ser um divisor de águas em relação ao atual cenário, em que pequenos empresários não acreditam que é possível ter acesso à indústria.

 

INFOOD – Os pequenos empresários com quem conversamos não acreditam muito que é possível ter acesso à indústria. Como podemos mudar isso na cabeça deles?

MARCIO BLAK – Estamos buscando grandes patrocinadores da indústria para este projeto, acho que isso pode ser um divisor de águas.

INFOOD – Reunir fornecedores num único lugar pode gerar muitos ganhos para quem atua no setor. Como você teve essa ideia? 

MARCIO – Trabalho há mais de 20 anos com mercado de alimentação, e sempre notei a dificuldade dos compradores. Sempre que chegava em um restaurante, os compradores estavam lá puxando cabelos, tentando cotar com A, B ou C, para chegar no melhor preço e alcançar uma rentabilidade da operação melhor. Assim, se eles tivessem tudo online, na ponta dos dedos, todos sairiam ganhando.

INFOOD – Quais são os seus objetivos com este projeto?

MARCIO – Conectar o Food Service. E, claro, fazer dinheiro.

INFOOD – No trabalho que vocês fizeram de análise de mercado, conseguiram identificar algo interessante? Tem ideia de quantas empresas fornecedoras temos para o segmento?
MARCIO – Existem hoje, segundo a Abrasel, algo em torno de 1 milho  de estabelecimentos de food service. Em relação aos fornecedores, existem pelo menos uns 300 mil, segundo levantamento que fizemos.

INFOOD – No cadastro você destacou 25 insumos, mas deixou espaço para outros. O foco será só em comida mesmo, ou podemos ver no futuro outros importantes insumos?

MARCIO – Ali fizemos apenas um apanhado rápido, é claro que teremos e buscaremos fornecedores de toda a cadeia de insumos, sejam serviços, utensílios, embalagens, maquinários, entre outros. Queremos, quem sabe, chegar a ter inclusive opção para trade de negócios (compra e venda de restaurantes), trade de jobs (bolsa de empregos).

INFOOD – Como é o modelo de negócio da Food Traders? Vocês vão ganhar com publicidade ou pretendem criar preço para ações dentro do cadastro?
MARCIO – Será um modelo misto, com assinaturas para restaurantes e fornecedores. Mas com planos gratuitos também para ambos.

INFOOD – Os restaurantes podem indicar fornecedores em seu cadastro? Isso vai funcionar como uma indicação? Haverá avaliação de fornecedores pelos restaurantes?
MARCIO – Sim, queremos avaliar, mas quem melhor avaliará será o mercado, os próprios restaurantes nos perfis dos fornecedores que poderão ser categorizados.

INFOOD – Quais são os maiores desafios para colocar o projeto em funcionamento em 2015?
MARCIO – Como o Brasil é muito grande, alcançar a todos é um grande desafio.

INFOOD – O grande desafio desse setor é conseguir administrar vendas de quantidades pequenas, pois o perfil dos compradores, em sua maioria, é formado por compradores com apenas um ponto de venda. Como resolver este problema?

MARCIO- Na verdade, esse é o melhor aspecto do sistema: ele é para 1 ou para 100 lojas dentro do mesmo negócio.

INFOOD – Os pequenos empresários com quem conversamos não acreditam muito que é possível ter acesso à indústria. Como podemos mudar isso na cabeça deles?

MARCIO – Estamos buscando grandes patrocinadores da indústria para este projeto, acho que isso pode ser um divisor de águas.

 
Por Vinícius Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados