expansão das paleterias

“Vamos comer uma paleta?”. Há um ano, a pergunta certamente não faria muito sentido e deixaria muitas pessoas confusas na cidade de São Paulo. Hoje, a resposta à questão é quase automática, mas vem acompanhada de uma nova indagação: “Em qual lugar?”. Afinal, a moda das paletas mexicanas definitivamente invadiu São Paulo, com a abertura de diversas paleterias pelos quatro cantos da cidade. Popular no México, o picolé artesanal possui características distintas das conhecidas pelo público brasileiro, como o formato maior e mais pesado, recheios e utilização de frutas frescas.

O boom das paletas e rápido surgimento de novos estabelecimentos especializados no produto foi o tema de um dos comentários de Fábio Lampugnani, sócio da gelateria Cuor di Crema, em sua entrevista para a INFOOD: “O caso das paletas é diferente. Essa é uma moda que explodiu agora e está em seu pico. Mas isso é uma moda, vai diminuir, eles sabem que daqui a 12 meses não haverá essa demanda. Então há uma grande exploração: não há investimento nesse mercado de sorvete, mas vendas para franqueados”.

De tempos em tempos, é possível ver uma nova tendência de negócio ganhando destaque com o franqueamento da marca e expansão das lojas: foi assim com os cupcakes, os brigadeiros, os frozen yogurts e, mais recentemente, os bolos caseiros. Atualmente, as paletas concentram as luzes dos holofotes. O nome do produto vem do espanhol “palo”, que signifca “bastão” e do diminutivo “eta”, em referência ao pequeno palito que é congelado dentro de cada sorvete. As lojas, quiosques ou carrinhos que as vendem são conhecidas como “paleterías”, enquanto seus vendedores são chamados de “paleteros”.

expansão das paleterias - Infood

expansão das paleterias – Infood

 O picolé artesanal possui um formato maior e mais pesado, recheios e utilização de frutas frescas

No entanto, engana-se quem pensa que esse é um fenômeno recente: os primeiros empreendedores desse tipo de produto chegaram ao Brasil em 2012.  A paleteria pioneira do negócio no país foi a Los Paleteros, que iniciou suas atividades em dezembro de 2012 e hoje já conta com 46 pontos de venda distribuídos pelo Brasil.

No ano de 2014, houve uma grande expansão das paleterias, com a criação de vários empreendimentos que rapidamente partiram para a comercialização de franquias. Porém, a expansão desses empreendimentos está acima do potencial de demanda. Uma amostra disso é a análise de uma parte do bairro Vila Madalena, em que, em um espaço de alguns quarteirões, quatro paleterias estão se instalando e vão disputar mercado com uma já estabelecida. A distância entre as lojas e a proximidade de pontos leva a crer que será difícil a sobrevivência de todos esses empreendimentos.

mapa_das_paleterias

Não se despreza, todavia, a busca do consumidor e o potencial de cada produto, em geral produzido com ingredientes de alta qualidade. A grande questão é entender como se sustentará um grande volume de lojas com um produto de valor elevado – em média as paletas custam de R$ 6,00 a R$ 9,50.  As matérias e depoimentos de empreendedores mostram um grande volume de vendas, mas o que está acontecendo na Vila Madalena aponta para uma expansão desenfreada, sem muito cuidado e avaliação.

Quem compra uma franquia entende que está comprando uma experiência empresarial e, principalmente, a experiência no desenvolvimento de lojas. A rápida expansão das redes não permite que se tome cuidado com a seleção de ponto e com a análise do potencial de demanda. Assim, é recomendável uma atenção especial na análise de um projeto desse segmento.

expansão das paleterias 2 - Infood

expansão das paleterias 2 – Infood

 O que está acontecendo na Vila Madalena aponta para uma expansão desenfreada, sem muito cuidado e avaliação

 

 

Por Vinícius Andrade
Fotos: Fernanda Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como uma brigada de cozinha organizada pode trazer lucros e economia

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados