Na semana passada, durante a ABF Expo, tive a chance de conhecer o Smart Mall ABF Totvs, um espaço dedicado a inovações do varejo. O espaço trouxe configuração de cinco ambientes que simulam pontos de venda de  uma ótica, perfumaria, loja de roupas, restaurante e uma loja autônoma.

Meu foco ficou na solução para restaurantes, que foi montado a partir da operação do restaurante Água Doce, uma das maiores redes nacionais que usa as soluções Totvs, e para a loja autônoma da Havana. No caso da solução para restaurantes, foram demonstrados soluções que já estão sendo utilizadas pela Água Doce, mas no caso da Havana, o projeto da loja autônoma ainda está em desenvolvimento entre as empresas, mas tem previsão de entrar em operação num futuro próximo.

O conjunto de soluções não foi uma surpresa. Tenho visto muitas destas soluções em uso já em restaurantes e operações de fast food. Meu destaque fica por conta da capacidade de integração de ferramentas, e para a possibilidade de integração dos resultados e comunicação via a empresa RetailApp do grupo Totvs.

“Os aplicativos estão prontos, não têm nada de futurista aqui. São todas aplicações que já conseguimos disponibilizar para os clientes. As integrações já estão disponíveis, por isso fizemos questão de participar do Smart Mall.” Felipe Fleith Rosa gerente do segmento de varejo na Totvs.

Felipe Fleith Rosa

Inteligência Artificial

Este equipamento é uma câmera que pode ser posicionada em sua loja e passa a oferecer o serviço da contagem do movimento. Aqui a solução apresentada estava integrada à solução de uma loja de roupas, mas imagine a possibilidade da contagem de pessoas atendidas, ou mesmo da percepção de clientes que deixaram o restaurante desistindo da espera na fila.

Solução de avaliação de tráfego para lojas e restaurantes

As imagens capturadas pelo sistema, além da contagem de pessoas que passam pela loja, podem identificar suas reações a partir da captura de suas feições. Com isto, o sistema consegue avaliar qual é a fisionomia do consumidor e se ele demonstra estar satisfeito com a experiência na loja ou não.

Restaurante Água Doce

No espaço, a Totvs demonstrou uma de suas soluções para restaurante que congrega aplicação mobile para controle de mesas e reservas, somada com cardápio digital e integrada com sistema que controla a operação e o faturamento.

Uma solução que apresenta todo o mapa de mesas, identifica o atendimento, e é  capaz de fazer toda ordem de lista de espera. Uma aplicação mobile para fazer toda interação com o cliente no primeiro contato chegado ao restaurante.

Aplicativo mobile faz todo o controle de mapa de mesas

Na solução apresentada, a integração dos pedidos é feita através do Cardápio Digital da Goomer usado pelo restaurante Água Doce. Os pedidos são feitos diretamente no terminal, gerando integração com a cozinha e com o PDV. A solução reduz os erros nos pedidos, agiliza o atendimento e amplia as vendas com a inclusões feitas pelo consumidor.

Atendimento com o cardápio digital interativo

Todo o processo é finalizado no PDV, que traz toda a solução de pagamento integrada, garantindo o fechamento da conta e a emissão do cupom fiscal integrado com os terminais de pagamento.

PDV da solução faz todo o fechamento das contas e integração com meios de pagamento

Aqui ainda é possível  ampliar o potencial de atendimento com o uso do PDV móvel. Ele pode agilizar o fechamento das mesas, ampliando o giro. O garçom tem um ponto de venda móvel, um smartphone, com todas as funcionalidades para finalizar os pedidos em qualquer lugar do estabelecimento.

Felipe Fleith Rosa destacou também que as soluções estão direcionadas para qualquer tamanho de operação: “A contratação no modelo SaS (Software as Service) sistemas com mensalidade sem o pagamento de licenças, que permite o acesso das soluções por lojas com apenas uma unidades ou mesmo redes.”

Loja autônoma

Este é um projeto que vem sendo desenvolvido para a Havana de uma loja autônoma. A solução já está totalmente desenvolvida, podendo ser utilizada por outros clientes.

Na solução, o cliente por si só faz a escolha de seus produtos e finaliza sua compra por meio do próprio smartphone, ficando livre de filas e sem depender da disponibilidade de vendedores e caixas.

O consumidor pode, com o aplicativo da loja, através do código de barras ou de etiquetas inteligentes, selecionar o produto que deseja comprar.

Leitura do código de barras do produto escolhido

A partir da identificação do produto, o consumidor pode conferir o preço e solicitar quantas embalagens deseja e comprar diretamente no aplicativo.

A compra é enviada para o carrinho de compras do cliente

Sem precisar ter contato com nenhum vendedor, ou mesmo com um caixa, o consumidor pode, a partir do aplicativo, selecionar o meio de pagamento e finalizar sua compra com o pagamento do produto.

A compra é enviada para o carrinho de compras do cliente

O pagamento é recebido no terminal da loja, onde pode ser feita a impressão do cupom. Mas, no caso de uma loja autônoma, o consumidor normalmente recebe estes arquivos digitais.

Terminal recebe a comunicação da compra efetuada

No caso de uma loja autônoma, para poder deixar a loja, o consumidor recebe um QR Code que é sua liberação para ser apresentada no sensor na saída da porta. Com isto, a compra é toda feita sem a interferência de nenhum funcionário.

Consumidor recebe o QR Code que dá liberação para saída da loja

Imagine o impacto desta aplicação para automatizar a venda de opções para Grab and Go, ou mesmo para lojas em restaurantes. Com o uso da tecnologia, o restaurante pode operar estas seções sem a necessidade de vendedores, ou mesmo de profissionais controlando os caixas.

Integração dos dados

Até aqui tudo que foi apresentado não deve ser grande novidade. Devo dizer que a solução mais distinta que vi foi o sensor de tráfego com análise facial, meu primeiro destaque, mas o que mais me impressionou foi a geração de relatórios em tempo real.

RetailApp  é uma empresa da Totvs especializada na gestão dos dados do varejo, na verdade especializada na gestão de dados para toda sua companhia. Imagine todo a operação que analisamos do restaurante Água Doce.

Todos os resultados da operação na tela do seu celular

Este é o modelo da tela onde o gestor pode acompanhar o resultado de toda a operação, com os atingimentos por loja ou por garçom.

Com este recurso, ele pode monitorar a venda direta de um funcionário e gerar comunicação. Em caso de uma boa perfomance de vendas, ele pode enviar um parabéns para o funcionário. Em caso de uma performance negativa, ele já pode gerar uma mensagem diretamente para o gerente.

Os dados são individualizados na tela do celular do gestor e do funcionário

A Totvs já trabalha com sua inteligência artificial, que é chamada de Carol, que pode ajudar gestores com o envio de alertas de resultado ou de indicadores negativos. Com isto, o gestor passa a ter um apoio importante na gestão de dados da operação.

O maior impacto de todos estes processos é ampliar a capacidade de interação dos gestores. A integração das soluções e a geração de uma base de dados conjunta permite análises e relatórios ágeis na tela do celular.

Com isto, é possível um acompanhamento virtual das operações com a interação em tempo real junto a funcionários e gestores. Cada vez mais existe menos desculpa para que você tenha sua operação controlada, pois o acesso a ferramentas é cada vez mais simples, e a um custo que cabe no orçamento da sua operação.

Novidades

BEC: breja e churras em Pinheiros

O caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo divulgou a nova casa de Pinheiros, o espírito do BEC se traduz no nome da casa. A sigla é uma brincadeira com as iniciais de breja e churras. As cervejas artesanais e o churrasco são as atrações principais da casa.  Os donos chamam de bar, mas pode ser encarado também como um simpático restaurantes de carnes.

Rua Padre Garcia Velho, 72 – Pinheiros – São Paulo

https://www.facebook.com/becpinheiros/

http://www.becbar.com.br

Para continuar lendo acesse o site do jornal:

https://paladar.estadao.com.br/noticias/restaurante-e-bares,bec-nasce-da-ideia-de-unir-boa-cerveja-a-bom-churrasco-pos-futebol,70002372214

Mensa: nova casa valoriza produto no auge e abre espaço para preparos atrevidos

Destaque de Luiza Fecarotta no jornal Folha de São Paulo, a nova casa traz ousadia, inquietude e criatividade que transparecem no cardápio de Rafael Navarini, 30, ex-subchef do Esquina Mocotó, em seu novo Mensa, na Vila Madalena. Já da calçada avista-se uma grande vitrine refrigerada que dá uma amostra dos ingredientes usados na casa.

Arquitetado com cozinha aberta, a combinar o moderno e o retrô, serve pratos rotativos descritos apenas com a sequência de seus ingredientes. Sinal, pois, do que é realizado na cozinha, um trabalho que valoriza e realça o produto e que busca usá-lo em seu auge.

Rua Wisard, 88 – Vila Madalena – Pinheiros – São Paulo

https://www.facebook.com/restaurantemensa/

 

Para continuar lendo acesse o site do jornal:

https://guia.folha.uol.com.br/restaurantes/2018/06/restaurante-mensa-valoriza-produto-no-auge-e-abre-espaco-a-preparos-atrevidos.shtml

Notícias

Apps de delivery impactam o resultado de restaurante

O jornal O Globo destacou  que saem de campo os velhos pedidos por telefone e entram os inovadores aplicativos de delivery. Os ventos nunca sopraram tão a favor do segmento de entregas a domicílio, que vem sendo revolucionado por plataformas online, principalmente no universo da alimentação. Pesquisa da Abrasel em parceria com a Fispal, no final de 2017, mostrou que 58% dos restaurantes pesquisados utilizavam a plataformas coletivas de delivery e 13% tinham ferramentas próprias. A expectativa da Abrasel é que o segmento feche 2018 com um faturamento de R$ 12 bilhões.

Para ler a matéria do jornal O Globo no site da Abrasel:

http://abrasel.com.br/component/content/article/7-noticias/6223-27062018-apps-de-delivery-impactam-o-resultado-de-restaurantes.html

Reginaldo Andrade

randrade@infood.com.br

A coluna Restaurant Man traz as principais notícias da semana 26  (26/06 a 01/07 de 2018), um resumo do que foi noticiado nos principais jornais e revistas e do que foi apurado por nossa equipe.

 

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