O Centro Universitário das Américas – FAM acaba de lançar o primeiro curso superior de tecnologia de Sala e Bar no Brasil. O curso é direcionado para profissionais de atendimento de restaurantes e bares, barman, garçons e pessoas interessadas pela área de serviços.

A ideia surgiu após uma reunião há 5 anos entre gestores da área gastronômica de São Paulo e educadores. O grupo sentia grande dificuldade de encontrar profissionais qualificados para o salão e bar, enquanto a cozinha já conta com um número grande de egressos. Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó, foi um dos líderes desse movimento: “hoje um profissional que faz gastronomia pode sonhar com uma carreira a longo prazo na cozinha e em seu restaurante. Já no salão ainda não se vislumbra esse caminho, muitas pessoas se tornam garçons como um emprego temporário. A construção da profissão tem como ponto de partida uma boa formação.”

Para essa graduação, foi criado um conselho consultivo composto por especialistas do mercado e gestores de restaurantes. Entre eles estão: Rodrigo Oliveira, Adriana Salay, Rogerio Fasano, Carolina Bastos, Marcelo Correa Bastos, Juscelino Pereira, Jefferson Rueda, Manuel Beato, Mara Salles, Josimar Melo, Marcelo Malta, dentre outros. O objetivo é capacitar os profissionais para que saiam habilitados a trabalhar no serviço, no bar e na gestão deste setor, tão importante para os negócios de alimentos e bebidas.

Com uma matriz curricular ampla, o aluno vai ter disciplinas de Serviços de Salão, de Bar, Mixologia, Bebidas não alcoólicas, como café, chá, água, além de Enologia e Gastronomia. Uma das preocupações é que o aluno saia tendo conhecimento do campo em que irá trabalhar, por isso foi criada uma disciplina “Conversa com o Mercado”, na qual ele irá interagir com o mundo diverso da gastronomia – especialistas em bebidas, produtores, maîtres, chefs de cozinha.

Marcelo Malta coordenador do curso de Gastronomia da FAM

Para o coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário das Américas – FAM, Marcelo Malta, essa formação irá revolucionar o mercado no sentido de profissionalização e valorização do atendimento e, principalmente, fazer com que esses profissionais se orgulhem ainda mais de sua função.

O Curso tem duração de dois anos, é oferecido em dois períodos, matutino e noturno. Os funcionários de restaurantes parceiros têm 30% de desconto. As inscrições já estão abertas.

A Infood conversou com Marcelo Malta, o coordenador do curso superior de tecnologia de Sala e Bar do Centro Universitário das Américas – FAM;

INFOOD – Qual o objetivo do curso?

MARCELO MALTA – O curso tem como objetivo profissionalizar ainda mais essa brigada, mas também valorizar a profissão, fazendo com que o profissional sinta orgulho de trabalhar no salão. Queremos fazer o que foi feito com a gastronomia há 25 anos. Hoje quem trabalha na cozinha tem uma possibilidade de crescimento e se orgulha disso. No salão isso não existe. Então, além de profissionalizar, nós queremos valorizar a profissão. Essa é a grande sacada. Iremos revolucionar o mercado.

INFOOD –  Como é o mercado de trabalho para aqueles que se formarem no curso de serviços de sala e bar?

MALTA  – Há uma enorme carência de profissionais de serviço de sala e bar. Montar uma brigada é o grande desafio dos gestores deste segmento. 

INFOOD – Como é a grade curricular do curso?

MALTA – Nossa matriz curricular é bem diversificada. Temos disciplinas que contemplam atendimento, bar, salão, mas também de gastronomia, com técnicas de cozinha brasileira na prática.  Iremos formar um profissional completo.

INFOOD – Esse curso é mais prático ou teórico?

O curso é 50% prático e 50% teórico.

 

 

Centro Universitário das Américas – FAM

Curso superior de tecnologia de Sala e Bar

vemprafam.com.br
http://vemprafam.com.br/cursos/servicos-de-sala-e-bar/
Graduação Tecnológica de Sala e Bar
Duração: 4 semestres
Matutino: R$848,00
Noturno: R$948,00

 

Por Redação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados