A liderança é um ponto primordial para um negócio, principalmente o da gastronomia. O líder precisa ser uma pessoa que consiga aglutinar as pessoas, liderando equipes, mostrando a elas o caminho a ser seguido para que todos atinjam o mesmo objetivo.

Sem a habilidade de liderar, torna-se impossível gerir as pessoas e atingir níveis elevados de qualidade por longos períodos.

Após 20 anos a frente de equipes no Brasil e exterior, passando por empreendimentos que vão de hotéis de super luxo ao econômico, restaurante de rua e cafés, me sinto capacitado em falar e compartilhar esse assunto. A liderança é algo que me encanta. Lidar com pessoas é sempre um desafio que proporciona momentos fantásticos e, ao mesmo tempo, demanda um alto grau de empatia e dedicação, já que a complexidade do ser humano é instigante e desafiadora a qualquer líder.

Complexidade de liderança

Liderar uma equipe de restaurante é algo complexo. Você precisa entender dos vários processos existentes dentro da rotina. Não necessariamente você precisa ser um expert em todos, até porque isso seria praticamente impossível. Mas você precisa conhecer o funcionamento deles e o impacto da ausência na sua gestão. Então, se você quer se tornar dono de um empreendimento na gastronomia, conheça tudo que o cerca, além de se cercar de profissionais competentes que atendam suas demandas junto  aos pontos que você não tenha um domínio amplo.

Outro ponto relevante para que sua liderança seja realmente efetiva é ter a capacidade de lidar com pessoas. Sem essa habilidade, fica praticamente impossível conseguir liderar e orientar uma equipe. E, para entender pessoas, a prática da empatia precisa ser atuante. O tempo todo você precisa se colocar no lugar do outro para entender o que está se passando, suas necessidades e anseios. Um líder precisa de proximidade com a sua equipe para que seja gerada confiança mútua.

Necessidade x vontade

Mais um destaque que julgo importante na relação do líder com os liderados é o líder entender a diferença entre necessidade e vontade. É uma linha muito tênue, mas precisa ser observada para que o líder possa tomar as devidas ações. Quando alguém tem uma necessidade, o líder precisa fazer de tudo para atender, até mesmo trabalhar no lugar da pessoa ou reorganizar a equipe para que a pessoa possa ter a sua necessidade atendida. Mas quando é um desejo, não necessariamente o líder precisa atender o pedido, mesmo que o colaborador fique descontente. E digo a você, líder, isso vai acontecer.

Por ultimo, deixo aqui uma dica: uma das armadilhas mais perigosas, e que muitos lideres acabam caindo, chama-se favorecimento. Principalmente das pessoas com quem ele tem mais afinidade. Isso pode acabar gerando desconforto dentro da equipe, e aquela historia de que, para conseguir as coisas, precisa ser amigo ou puxa saco do chefe. Isso é fatal. Tive a oportunidade de liderar equipes com mais de 80 pessoas e, claro, que tive afinidades por uns mais do que por outros. Mas jamais deixei isso influenciar quando foi necessário uma correção, chamar a atenção, orientação, ou até uma oportunidade de crescimento profissional. 

Ame as pessoas, ensine e aprenda todos os dias, viva e aprenda com as experiências das pessoas e, acima de tudo, doe-se. Somente assim você será um grande líder, que as pessoas vão querer segui-lo.

Texto: Flávio Guersola
Texto: Flávio Guersola 
*Flávio Guersola é sócio da Guersola Consultoria & Assessoria em Empreendimentos Gastronômicos. Especialista em Gestão empresarial pela Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado (FECAP), Formado em Hotelaria pela HOTEC. Com forte vivencia em empresas Multinacionais e independentes do ramo da Hospitalidade e 20 anos de experiência em empreendimentos gastronômicos, atua também como professor e palestrante, com experiência nas áreas de gerenciamento de alimentos e bebidas, planejamento de cardápio e gestão empreendedora.

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