O azeite de oliva é um dos componentes fundamentais da mesa mediterrânea e um ingrediente central da culinária por todo o mundo. Ele é a única gordura vegetal composta 100% pelo suco de uma fruta – a azeitona –, ao contrário de outros óleos vegetais que são obtidos de processos físico-químicos para extrair óleo de sementes secas.

O livro ‘Azeite de Oliva – olivicultura e gastronomia’, da editora Olhares, é de autoria do sommelier de azeite de oliva Paulo de Abreu e Lima e do químico agrícola espanhol César Cólliga Martínez e com a co-autoria da chef Flávia Quaresma, abrange a origem do azeite de oliva, a cultura das oliveiras, os terroirs olivareiros do planeta, os processos de produção, as variedades de azeites e azeitonas até os critérios de qualidade, técnicas de degustação e sua apropriação por cozinhas de todo o mundo.

Sua concepção foi resultado de um encontro dos autores ocorrido em 2009. Com especialidades complementares, os três foram convidados a desenvolver um projeto de denominação de origem de azeitonas raras espanholas para o governo de Madri e, juntos, viajaram por pequenos vilarejos na região da Península Ibérica. Estava presente também a fotógrafa brasileira Carolina Amorim, que produziu as belas fotos de paisagens, plantações e processos de cultivo e produção vistas no livro.

O livro traz 32 receitas incluindo desde pães, entradas e saladas a pratos de maior complexidade, e até sorvete e bolo de azeite. O conjunto, selecionado por Flávia Quaresma, privilegia preparos típicos da região mediterrânea e do Brasil. Parte das receitas é assinada pela própria Flávia, que convidou outros chefs para oferecerem suas contribuições, como Ana Luiza Trajano, Bella Masano, Silvia Percussi e o espanhol Firo Vásquez.

Capa livro Azeite de Oliva

Lançamento:
Rio de Janeiro
05/09 – segunda-feira – 19h
Mercado Moderno – Espaço Saddock 207 – Rua Saddock de Sá, 207 – Ipanema
São Paulo
12/09 – segunda-feira – 18h30
Livraria da Vila – Al. Lorena, 1731 – Jardins

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O turismo gastronômico como meio de desenvolvimento local

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados