Sair para comer com a família em um restaurante é um dos programas preferidos nos fins de semana para boa parte dos paulistanos. Mas, onde? Com um sem número de opções das mais diversas gastronomias, o caldeirão de sabores encontrado na cidade de São Paulo é tão heterogêneo que torna a escolha por um lugar bastante difícil. Há opções para todos os gostos e bolsos.

Recentemente, uma das marcas mais conhecidas do mundo aportou por aqui com uma proposta muito interessante e, desde a sua abertura, vem fazendo um sucesso enorme com um conceito de comida confortável ou confortable food.

O confortable food se baseia em uma série de elementos que tornam a experiência de uma refeição fora de casa algo totalmente diferente do que estamos acostumados em restaurantes e engloba tudo, desde a recepção à conta, passando pelo ambiente e, claro, pelo cardápio, que é muito bem estruturado, curto e tem boas opções.

Um ambiente claro com iluminação indireta, mesas e cadeiras acolhedoras e confortáveis, som ambiente bem suave e uma decoração simples, mas cheia de detalhes que remetem você aos lugares por onde você pode ter passado ou vivido em sua infância ou que, com certeza, um dia quer estar, como uma casa de fazenda ou então, uma sala de jantar moderna e aconchegante.

confortable_food

A recepção feita por pessoas com sorrisos gostosos de ver no rosto, garçons e commis com uniformes descolados e um jeito todo personalizado de atender transformam a experiência toda, desde a chegada. O cardápio é todo dimensionado para o cliente ter uma visão ampla, com leitura facilitada e identificação rápida dos pratos e dos ingredientes, além de oferecer opções, inclusive para crianças, coisa difícil de ver em muitos restaurantes.

A atenção aos detalhes é tão grande que cada elemento é pensado para fazer você se sentir em casa e esquecer de que está em um restaurante. Você só se lembra porque o garçom vem colher seu pedido e entregar a comida que, aliás, é sempre muito colorida, saborosa, vibrante e tem aquele toque de comida da vovó, só que com uma modernidade na decoração do prato e o cuidado para que cada porção seja o suficiente para deixar você satisfeito, com o “gostinho de quero mais”.

O conceito confortable food é comum fora do Brasil e chega aqui com uma configuração nova, que ajuda o empresário do setor a se diferenciar em todos os pontos e não é só a comida boa, servida na medida certa, sempre na temperatura certa que faz esse diferencial. O todo é pensado para elevar o nível de acolhimento do cliente ao patamar de fazê-lo se sentir em casa.

Para se ter uma ideia do que isso significa em matéria de movimento de uma casa como essa, o conceito é capaz de fazer surgir uma lista de reservas com antecedência mensal, garantindo ao empresário lotação máxima em todos os dias de funcionamento.

O custo operacional é médio e pautado na sazonalidade dos produtos frescos de época, o que torna a casa e seu cardápio ainda mais atrativos, pois, sempre tem novidades e com muita qualidade.

 

texto – Marcelo Santos
*Marcelo Santos (chefmarcelosantos@gmail.com) é chef de cozinha, professor de gastronomia, consultor de alimentos e bebidas e escritor e escreve para o site INFOOD às quartas-feiras

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