Em tempos de crise, uma das melhores apostas para se consolidar no mercado é a qualificação especializada. Cada vez mais crescente, o nicho de alimentação é um dos que apresentam perspectivas mais seguras na hora de empreender. Segundo pesquisa do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar e, desde 2010, os indicadores apontam uma média anual de crescimento acima dos 14%.

Neste cenário, cinco especialistas criaram em São Paulo uma iniciativa para auxiliar quem está na jornada empreendedora dos negócios de alimentação ou buscando realizar o sonho de ter seu próprio negócio.

A equipe do DNA Empreendedor mostrará métodos, dará dicas e trará ideias para quem quer melhorar gestão, operação, financeiro, infraestrutura e marketing. O curso terá duração de 40 horas, sempre às terças e quintas, das 19h às 23h, a partir do final de julho.

O objetivo é oxigenar as empresas, tornando-as mais lucrativas e inovadoras. ‘Aprenda a desenvolver Negócios de Alimentação’ é uma formação completa composta de cinco módulos: Modelos de Negócios; Planejamento Financeiro; Legislação e Infraestrutura; Operações de Negócios e Marketing Digital Aplicado. De acordo com o Sebrae, mais de 60% dos empreendedores que faliram em menos de cinco anos não procuraram ajuda de pessoas ou instituições especializadas e 55% não elaboraram um plano de negócios.

Para Daniela Gebenlian, uma das professoras do curso, investir certo e aprender os desafios do dia a dia dos empreendedores na área de alimentação, aprofundando a visão sobre o mercado, clientes e como transformar uma ideia em produto ou serviço é uma forma assertiva de começar um investimento.

Ao longo da jornada é possível aprender a olhar para o modelo de negócio de maneira estratégica, tirar as ideias da cabeça e colocar no papel, empreender do zero ou inovar de maneira viável financeiramente e desenhar os melhores planos de ação para ter uma operação mais eficiente e lucrativa. Além, é claro, de poder contar com o apoio de especialistas no planejamento e sair do curso com o plano na mão para começar a colocar tudo em prática no dia seguinte”, antecipa a responsável do módulo Modelo de Negócios.

Atentando para a importância das especificidades do mercado, a qualificação destaca também o desenvolvimento de produtos com foco em custo, sistema de controle gerencial específico, escolha do ”mix de produtos”e o investimento correto em maquinário. O projeto, desenvolvido nos últimos 2 anos, é direcionado para os negócios na área de alimentação e, de acordo com o engenheiro de alimentos Bruno Moraleida, as dificuldades com as áreas de conhecimento que precisam ser desenvolvidas em paralelo à produção são muito comuns.

”O objetivo do curso é preparar o empreendedor para sua jornada através de um panorama geral sobre o desenvolvimento do negócio apresentado por especialistas de cada assunto, que vai desde infraestrutura até planejamento financeiro”, conclui o instrutor do módulo Operação de negócios de alimentação.

O relatório anual divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) diz que os negócios de alimentação somaram desde 2016 um aumento médio no faturamento de 9,3% em relação aos anos anteriores. Apesar das baixas expectativas, por conta da crise político-econômica do país, o ramo segue produzindo índices animadores e apontam novas soluções de investimento. De acordo com a publicação, considerando o início de uma ainda tímida recuperação econômica e as inovações tecnológicas, como aplicativos de delivery, ambos os indicadores revelam um novo crescimento.

Para falar um pouco mais sobre o mercado e a qualificação do DNA Empreendedor, o grupo realiza um encontro (gratuito) sobre negócios na área de alimentação com os professores do curso na próxima quinta-feira, dia 26 julho, das 19h às 21h, no Instituto Vereda. Os ingressos estarão disponíveis em:  http://institutovereda.eventbrite.com/. As primeiras turmas começam no próximo dia 31 de julho e as inscrições vão até o dia 29. É possível adquirir o curso completo ou em módulos separados com pagamento facilitado. O investimento também pode ser parcelado no cartão de crédito pelo site Eventbrite:  http://institutovereda.eventbrite.com/. As vagas são limitadas e a segunda edição do curso já está prevista para outubro. Mais informações em www.cursodnaempreendedor.com.br

 

 

Vivência (gratuita) sobre Negócios na Área de Alimentação

Data: 26 julho
Horário: das 19h às 21h
Local: Instituto Vereda – Rua Barão do Triunfo, 427 – Brooklin Paulista SP/SP
Ingressos estarão disponíveis em: http://institutovereda.eventbrite.com/

 

 

* fotos: Mazé Mixo | Trella Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Francisco Sant’Ana, da Escola Sorvete, inova ao lançar startup de sorvete

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados