No centro de Bangkok, na Tailândia, sudoeste asiático, fica o restaurante Gaggan, do chef indiano Gaggan Anand. A casa, que tem uma cozinha indiana progressiva, foi inaugurada no ano de 2010, e desde então coleciona prêmios.

O Gaggan é considerado o melhor restaurante da Ásia, pelo quinto ano consecutivo, pela 50 Best Restaurants Asia, e o quinto melhor restaurante do mundo pela The World´s 50 Best Restaurants 2017. A casa também ganhou 2 estrela Michelin na primeira edição do Guia Michelin da Tailândia, em 2018.

Uma casa interessante para estudo, pois reflete o trabalho dedicado de Gaggan Ananda de trazer a culinária indiana para os holofotes da alta gastronomia. Seu trabalho remete a sua infância humilde e as referências da comida de rua indiana.

O melhor restaurante da Asia em Bangkok

O restaurante está situado no centro de Bangkok, numa impressionante casa de madeira estilo colonial. Destacamos duas imagens que demonstram o cuidado na decoração da casa.

Mesa do salão com vista para a cozinha
Lounge do terraço

Cardápio

A ideia do chef foi refinar a comida indiana. Por já ter trabalhado no restaurante espanhol El  Bulli, de Ferran Adrià, ele incorporou técnicas da gastronomia molecular no menu do Gaggan, utilizando da tecnologia e ciência para modernizar receitas tradicionais de seu país natal.

Gaggan Anand explica sua inspiração: “Em 2008 tive uma ideia, mas não imaginei que iria mudar a minha vida para sempre. A ideia de que a comida indiana poderia ser uma colher, poderia ser uma mordida, poderia ser uma explosão de sabor”.

O chef indiano Gaggan Anand

A cada três meses o chef altera o cardápio com 25 pratos onde 22 são comidos à mão, conforme o costume na cultura indiana. O restaurante recebe cozinheiros de todo o mundo para estagiar em suas cozinhas, uma oportunidade de aprender a culinária indiana progressiva de Gaggan Anand.

Prato clássico “Quem matou o bode?”: costeletas de cordeiro sous-vide, terminadas em tandoor
Batata crocante e líquida inspirado no ninho de pássaros mas criado a partir da memória de comida de rua de Calcutá

O cardápio está escrito apenas com emojis, indicando os 25 pratos do menu degustação servido pela casa. Vale ressaltar que 22 dos pratos são para comer sem talheres, costume esse da Índia.

Emojis do cardápio
Explosão de iogurte

Explosão de iogurte é uma das assinaturas: é um iogurte esférico de pele lisa, servido em uma colher de metal para que ele escorregue facilmente para dentro da boca. A partir daí, a explosão de especiarias, doçura e, claro, azedo.

Chef Gaggan Anand

Gaggan Anand é de Calcutá, quinta cidade mais populosa da Índia. Nasceu numa família pobre, mas desde cedo já mostrou sua inclinação para a cozinha. Ali trabalhou em restaurantes e teve uma empresa de catering, até ser convidado para ir trabalhar num restaurante em Bangkok. A cozinha e a música sempre foram suas paixões. O início do projeto do restaurante Gaggan, há 8 anos, começou numa noite de bebedeira com amigos, a partir de sua insatisfação e frustração com os empregos anteriores. Desde então, o restaurante vem fazendo muito sucesso.

O chef Gaggan Anand

 

Gaggan tem data para fechar

Em 2020, o restaurante Gaggan vai fechar, pois o chef pretende iniciar um novo empreendimento em Fukuoka, no Japão, com seu colega cozinheiro e amigo Takeshi Fukuyama, que se baseará em princípios budistas.

Vídeos sobre o restaurante Gaggan

Vale conferir o filme da série documentária Chef’s Table do Netflix, ele é o sexto filme da 2ª temporada, e você poderá conhecer a história do chef e apreciar a produção da cozinha e os pratos acima com maior riqueza de detalhes.

Dois vídeos do Youtube sobre a casa:

 

Gaggan

68/1 Soi Langsuan
Ploenchit Road
Lumpini – Bangkok – 10330
http://eatatgaggan.com/
https://www.facebook.com/gagganbkk/
info@eatatgaggan.com

 

Por Redação

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O turismo gastronômico como meio de desenvolvimento local

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados