Esse ano, quando o nome de Rodrigo Oliveira foi indicado para concorrer como cozinheiro do ano no Prêmio Infood de Gastronomia, no primeiro momento ele ficou fora da lista. Havia um entendimento velado que quem ganhou no ano anterior não poderia concorrer novamente. Como somos novos e não temos preconceito com o sucesso, Rodrigo Oliveira é o cozinheiro do ano no prêmio Infood 2017.

Rodrigo Oliveira é um bicampeão, e sua vitória engrandece o prêmio, pois disputou com dois outros super profissionais: Marcelo Corrêa Bastos e Felipe Bronze. A disputa foi grande e acirrada, pois estamos falando de três profissionais que passaram 2017 empreendendo.

Os três representam o pensamento da INFOOD de 2017 e, para 2018, juntos, nós somos maiores que a crise e a falta de patriotismo de alguns brasileiros. Esse prêmio é de Rodrigo Oliveira, mas na redação entendemos que estaria muito bem também nas mãos de Felipe e de Marcelo.

Um ano incrível

O prêmio coroa uma ano incrível de Rodrigo. À frente de um grupo gastronômico organizado embaixo da marca Mocotó, e que conta com 2 restaurantes, 2 cafés e 1 food truck, a marca Mocotó é uma referência quando se fala de comida brasileira, em especial do sertão nordestino.

O Mocotó colocou a Vila Medeiros no Guia Michelin, e o hoje o Esquina Mocotó é uma referência de cozinha brasileira mantendo sua estrela na publicação. Mas a marca Mocotó toma forma com o Mocotó Café, uma experiência reduzida no cardápio da casa que, junto com o Mocotó Aqui, o food truck para eventos, dão força ao trabalho de Rodrigo.

Livro: Mocotó: pai, filho e o restaurante

O Pai, o filho e o restaurante

Foi também o ano de contar a história da casa, com um livro muito especial. Nele. Rodrigo coloca todo o carinho por seu pai, o seu Zé Almeida, que começou o Mocotó em 1973. Imagine colocar uma bairro da periferia de São Paulo no roteiro gastronômico da cidade.

Na obra, estão 111 receitas clássicas da casa como o Caldo Mocotó e o petisco que conquistou os consumidores na Vila Medeiros, mas hoje é sucesso em vários restaurantes do mundo e uma entrada presente em muitos cardápios: o dadinho de tapioca.

Os dadinhos de tapioca da Vila Medeiros para o Mundo

Um novo desafio na Avenida Paulista

Desde setembro, Rodrigo está dividindo seu tempo com uma nova casa: o restaurante Balaio foi aberto na nova sede do Instituto Moreira Salles.

Para um lugar tão especial, o chef desenhou um restaurante novo, que é diferente tanto do seu tradicional Mocotó, que há 44 anos faz comida sertaneja com excelência, quanto do Esquina, com cozinha autoral que olha para a pauliceia e sua cultura cosmopolita.

Porém, há algumas semelhanças com as outras casas – além dos dadinhos de tapioca e dos torresmos, clássicos que não poderiam faltar – o Balaio também será inclusivo, conceito que Rodrigo Oliveira faz questão de não abrir mão.

Rodrigo recebendo o troféu no Restaurante Mocotó

Um grande cozinheiro

O prêmio Infood foi criado para enobrecer a carreira do cozinheiro, valorizando a função profissional que congrega os profissionais da cozinha. Ser chef é uma função administrativa e muitas vezes momentânea. O cozinheiro é um ofício para toda a vida.

Em uma entrevista para a Infood, Rodrigo deixou um recado para as novas gerações: ““Trabalhar não é apenas o tempo que você dispende na cozinha ou no ambiente do restaurante, mas é o tempo de ler, aprender com os mais experientes, viajar, estudar assuntos não necessariamente relacionados com o mundo da cozinha, abrir os olhos, os ouvidos, a mente. Aí reside o alimento e a matéria prima da vida!”.

Muito mais que seu conhecimento, Rodrigo é um exemplo de conduta profissional, uma unanimidade entre seus pares, um cozinheiro a quem devemos a honra de chamá-lo de Chef.

Troféu Prêmio Infood de Gastronômia – Cozinheiro do Ano
Texto: Reginaldo Andrade

Fotos:   Arquivo e Heverton Leal

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento: um vetor decisivo de sucesso no negócio

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados