Muitos erros são cometidos no momento da escolha do ponto do seu restaurante. Seja na escolha do local, seja na negociação do aluguel. E um erro neste ponto pode ser um problema para o futuro do seu negócio. Infelizmente, é muito comum que esta decisão errada, que precede a operação, acabe comprometendo o futuro de muitas casas.

Oportunidades na cidade

Esta semana, os jornais de São Paulo falaram do novo Sesc que foi inaugurado neste último, sábado dia 19/8. O complexo cultural fica na Rua 24 de maio e vai mudar a cara desta região do centro velho de São Paulo. Sua chegada deve alterar o perfil da região, gerando novos negócios.

Não é difícil prever estes movimentos, pois tais obras acabam sendo divulgadas e, quando começam a operar, estes centros acabam aumentando o fluxo de pessoas. Mudam o perfil da região e ampliam os valores de aluguel.

Um outro bom exemplo é a chegada de estações de metrô. Aqui em São Paulo, a inauguração da estação Fradique Coutinho, na Rua dos Pinheiros, ampliou em muito o potencial de negócios desta importante via da cidade, em grande parte impulsionando mais negócios em gastronomia.

Pois bem, temos pelo menos 6 linhas de metro previstas: Higienopolis-Mackenzie e Oscar Freire na linha 4 amarela, e as estações Eucaliptos, Moema, AACD- Servidor e Hospital São Paulo na linha 5 Lilás, que devem ser inauguradas. E você pode ter certeza que as regiões onde elas se encontrarão sofrerá uma expansão dos negócios.

O mesmo ocorre em outros estados. E preciso estar atento à movimentação das cidades, ao desenvolvimento do bairro e à chegada de novos empreendimentos.

Aproveitamento de espaços públicos como museus

Um outro formato interessante também é o aproveitamento dos museus. Como já aconteceu com a Fazenda Culinária no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e o Santinho dentro do Instituto Tomie Ohtake, temos boas iniciativas acontecendo.

Um exemplo é o centro cultural Japan House, onde Jun Sakamoto abriu mais uma unidade do Junji. O espaço, que funciona na avenida Paulista, acolheu o restaurante, e assim será nos próximos dias com o Balaio de Rodrigo Oliveira – a ser inaugurado no Instituto Moreira Sales, também na região da avenida Paulista e o Vista de Marcelo Bastos do Jiquitaia – que já funciona como café, mas vai operar como restaurante no Museu de Arte Contemporânea no Ibirapuera.

Os novos formatos são uma tendência no mercado de restaurantes

Pense nos gastro bares, um novo formato que vem ampliando a oferta de boa comida e de bebida em bares que hoje são muito mais parecidos que restaurantes. Uma das vantagens é o uso de imóveis menores e de menos sofisticação.

Boas referências em São Paulo para você visitar são o Tan Tan Noodle Bar, Piccolo, Peppino e, mais recentemente, o Salumeria. Como nos explicou Thiago Bañares em sua entrevista aqui no site, o modelo do Bar é mais despojado e pode ajudar na conquista do público mais rapidamente.

A escolha do ponto do seu restaurante é uma decisão estratégica

Se você tem experiência neste ramo sabe que a montagem de um novo negócio em gastronomia leva de 6 meses a um ano e, em boa parte deste tempo, o custo do aluguel do imóvel pesa na geração de custos enquanto não ainda não se tem receita.

Portanto, tome muito cuidado no processo de locação do imóvel no seu projeto. Lembre-se que toda a economia nessa fase ajudará com mais fôlego financeiro para seu projeto. Escolha bem a região, principalmente avaliando se não existem oportunidades na cidade que podem significar um menor custo por metro quadrado.

Se possível, no seu plano de negócios, avance até a renovação e já tenha uma previsão de aumento a partir dos indicativos de mercado. Uma boa saída é buscar contratos longos que dão maiores garantias para quem está alugando o imóvel.

Em nossa experiência com conteúdos, percebemos que o empreendedor no ramo de gastronomia não dá a atenção devida à escolha do ponto comercial, como a que ele confere a outros pontos do projeto.

Tome muito cuidado antes de fechar um contrato de aluguel. Esta é uma das decisões estratégicas que você vai tomar no negócio.

Novidades do mercado

Jerônimo – Smash Burger

A nova de Junior Durski, dono do Grupo Madero, é a Jerônimo Smash Burger, que deve já nascer com o modelo de rede, pois estão previstas as  inaugurações de 5 lojas até o fim de 97.

Diferente do conceito do Madero, a nova rede está baseada no conceito do fast casual, oferecendo um preço mais acessível e um padrão mais despojado do que as steak houses da marca principal.

A primeira unidade da nova marca deve ser inaugurada no final de setembro no Shopping Estação em Curitiba.

Vista Café

O primeiro negócio de Marcelo Bastos do Jiquitaia no Museu de Arte Contemporânea já está funcionando no 1º andar do espaço. O Vista Café já traz um pouco da experiência que poderá ser observada em novembro, quando o restaurante que vai funcionar no 8º andar do prédio também ficar pronto.

Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301 – São Paulo

facebook – https://www.facebook.com/VistaCafeMAC/

O cardápio com o convescote (refeição de passeio), salgados, sanduiches, doces, bebidas e café

 

Notícias em destaque na semana

Kez Bagel  & Café – Vila Madalena

Renata Mesquita apresentou a nova casa na Vila Madalena em uma matéria caderno Paladar no jornal O Estado de São Paulo.

Bagels com cream cheese , pastrami e salmão defumado são obrigatórios em um a típica deli novaiorquina. E são a principal atração do cardápio da Kez, que acaba de abrir as portas no bairro de Pinheiros.

Facebook – https://www.facebook.com/kezbagel/

Você pode ler a matéria no site do jornal:

http://paladar.estadao.com.br/noticias/restaurante-e-bares,novo-kez-em-pinheiros-se-dedica-ao-bagel,70001938891

Chefs brasileiros – GNT

Andrea D’Egmont escreveu no jornal O Globo sobre a nova série do canal GNT que percorre o país para mostrar o dia a dia dos chefs e seus restaurantes. Chefs Brasileiros, com direção Alberto Renault, estreou no dia 20/8. A primeira temporada vai abordar 13 restaurantes e seus chefs.

GNT

Domingo – 22h30

Você pode ler a matéria no site do jornal:

https://oglobo.globo.com/ela/gastronomia/serie-percorre-pais-para-apresentar-cozinheiros-seus-restaurantes-21704789

Boa leitura

Prazeres da Mesa de Agosto

Destacamos duas matérias, entre muitas que a revista traz, mas recomendo a leitura:

Na Cozinha.Doc em texto de Flávia G. Pinho, nós somos apresentados ao trabalho de Ariani Malouf, do restaurante Mahalo de Cuiabá. A chef montou o projeto descendo o Rio, para conhecer o pantanal que os turistas não veem, e onde acaba descobrindo ingredientes para seu restaurante.

Destacamos também a matéria de capa de Ricardo Castilho sobre o novo churrasco: “Uma nova legião de mestres churrasqueiros está ensinando que temos uma grande variedade de cortes e que a picanha já não reina sozinha.”

 

Você encontra a revista nas principais bancas.

 

 

Reginaldo Andrade

randrade@infood.com.br

A coluna Restaurant Man traz as principais notícias da semana 33 (14/8 a 20/8 de 2017), um resumo do que foi noticiado nos principais jornais e revistas e do que foi apurado por nossa equipe

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como uma brigada de cozinha organizada pode trazer lucros e economia

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados