A 3ª edição do Sirha no Brasil, que aconteceu de 14 a 16 de março, foi um sucesso entre o público e os patrocinadores. O evento patrocinado por CNC Sesc Senac, Cielo  e Sebrae aconteceu no São Paulo Expo e reuniu o mercado gastronômico na capital paulista.

Os estandes de expositores apresentaram lançamentos e muitas novidades para o setor de restaurantes, hotelaria e alimentação. O Sebrae desenvolveu uma importante área que integrou pequenos produtores com os profissionais que visitaram a feira com pequenos estandes e palestras.

O evento coordenou as possibilidades de contatos comerciais com as principais marcas do mercado presentes com seus estandes e importantes palestras sobre os mais diferentes assuntos. No Bar Sirha, as palestras foram direcionadas para o segmento de bebidas com conteúdos práticos e degustações. A Infood acompanhou uma aula sobre café que será disponibilizada para vocês nos próximos dias.

Terroir Sebrae reuniu pequenos produtores brasileiros

Homenagem a Paul Bocuse

Uma importante exposição de fotos foi realizada no evento em homenagem ao chef Paul Bocuse, uma oportunidade de reverenciar o talento deste importante mestre, presente no evento na programação principal com a competição criada por ele, e que mantem vivo seu nome na gastronomia.

As fotos de Paul Bocuse em destaque no evento

Competições

O Sirha reuniu três importantes competições, que foram desenvolvidas nos três dias do evento. Uma possibilidade de prestigiarmos o talento profissional com o Talentos do Gelato, a Coupe du Monde de la Pâtisserie e o evento principal, o Bocuse D’Or.

Talentos do Gelato

Em seu 1º dia, aconteceu a final do concurso Talentos do Gelato, que teve como vencedores Augusto Melo e Marcia Garbin. A dupla se consagrou com os seguintes pratos: Finger Food Salgado –  Ostras frescas de Santa Catarina com sorbetto de limão cravo e pimenta biquinho, Cuba de Gelato – Gelato de batida de maracujá e cachaça orgânica com alga spirulina e Torta de Gelato – Pérola de chocolate branco e cupuaçu sobre areia de castanha do Pará.

Márcia e Augusto, os vencedores do Talentos do Gelato 2018

As 4 duplas estavam muito bem formadas e treinadas. O nível de competição foi bem alto. As equipes estavam tão parelhas, que a diferença entre o primeiro e o último não passou de 10% de pontos percentualmente falando. Ficamos muito satisfeitos com as equipes e o trabalho e a dedicação que eles desenvolveram”, comentou Frederico Samora, coordenador do concurso.

Coupe du Monde de la Pâtisserie

Já a final do concurso Coupe du Monde de la Pâtisserie ocorreu no segundo dia da feira. Em meio a tantos doces deliciosos e maravilhosos, o prêmio ficou com Marcone Calazans na categoria açúcar, com o prato “Encanto” e com Letícia Cruz na categoria chocolate com o prato “Cogumelo”. Com isso, ambos garantiram sua vaga no Sirha México que acontece em abril na cidade do México.

Marcone Calazans e Letícia Cruz, vencedores do Coupe du Monde de la Pâtisserie

E, na noite de 16 de março, o chef Luiz Filipe Souza – que comanda o Evvai, restaurante de alta gastronomia italiana – foi anunciado como campeão da etapa brasileira do Bocuse D’or, maior concurso de gastronomia do mundo. Concorrendo com mais três participantes, Luiz Filipe foi avaliado pelo júri composto por doze renomados chefs como Daniel Boulud, Emmanuel Bassoleil, José Barattino, Helena Rizzo, Rodrigo Martins, Ana Luiza Trajano, Felipe Bronze, Oscar Bosch, Dayse Paparoto, Thierry Buffeteau, Gabriel Mateuzzi e Bruno Rappel. A prova durou cinco horas, envolvendo a elaboração de pratos pensando no sabor, originalidade e respeito pelo produto. O chef agora se prepara para a penúltima etapa, que acontece em 18 de abril, na cidade do México.

Luiz Filipe Souza e sua equipe, que venceram a etapa brasileira do Bocuse d’Or

 

 

Por Redação
Fotos: Heverton Leal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Jovens Chefs leva gastronomia para alunos de baixa renda

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados