O Solo Cozinha & Bar é um misto de restaurante e bar que abriu há cerca de dois meses no bairro de Pinheiros.  Com um ambiente informal, próprio para quem quer se sentir em casa, o Solo tem como sócios o chef Danilo Gozetto (30) e Márcio Cardeal (37), que se conheceram quando trabalharam juntos na Bráz Trattoria, do grupo Cia.Tradicional de Comércio. Enquanto Danilo cuida da parte da cozinha e controla os pedidos e fornecedores, Márcio fica mais na parte administrativa e na operação do salão.

Natural de Piracicaba, o chef Danilo Gozetto propõe um cardápio enxuto, com  uma comida simples e saborosa, a um preço competitivo. Na definição do próprio chef, “É uma comida com sabor, mas sem frescura“. Ainda com a operação iniciada há pouco tempo, os sócios perceberam aquilo que todo empreendedor sentem: “É muito difícil abrir um negócio no Brasil”.

Confira a entrevista que a INFOOD fez com os dois jovens donos do Solo, em que contam como surgiu a ideia de montar o restaurante, e das dificuldades enfrentadas no início do negócio.

Solo Cozinha & Bar restaurante1

INFOOD – O que você fazia antes de ser cozinheiro?

DANILO GOZETTO – Eu sou formado em Administração Pública pela Unesp de Araraquara. Não cheguei a atuar nessa área, pois quando me formei fui trabalhar com corretagem de imóveis. Eu sempre gostei muito de cozinha, e depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que era na cozinha que eu queria trabalhar.

INFOOD – Você teve formação em gastronomia?

DANILO – Eu fiz um curso no Senac, chamado Cozinheiro Chef Internacional. O curso é de apenas um ano, pois para quem já tem alguma formação, o curso é uma extensão universitária. Após o curso, comecei a procurar trabalho. Consegui um emprego na Cia. Tradicional do Comércio, onde fiquei até agora, para montar meu restaurante. Comecei trabalhando no Ici Brasserie do JK, e fui fazendo uma escalada de carreira lá dentro mesmo. Quando a empresa foi abrir a unidade Ici Brasserie dos Jardins eu fui convidado para ser o chef dessa nova casa. Após oito meses, eu fui convidado para assumir a Bráz Trattoria, no shopping Cidade Jardim, que pertence ao mesmo Grupo.

Solo Cozinha & Bar_BAR

INFOOD – Como surgiu a ideia de montar o Solo Cozinha & Bar?

DANILO – No Bráz Trattoria, eu conheci o Márcio, que era o gerente da casa. Nós acabamos ficando amigos, fomos conversando e alinhando algumas ideias, e assim surgiu a ideia de montar um negócio nosso. Da ideia até a abertura, foram 2 meses de preparação. Foi uma loucura! Mas a gente já tinha alguma expertise do negócio: o Márcio vindo de uma experiência de gerência, eu com formação administrativa, Isso ajudou, até porque a gente já conhecia um pouco dos números do setor. Já havia um outro restaurante no local onde hoje é o Solo, e isso facilitou, pois o local já tinha uma estrutura pronta, e nós só fizemos algumas adaptações.

INFOOD – Quais as maiores dificuldades para se abrir um negócio em gastronomia ?

DANILO – No Brasil, não só na área de gastronomia, é difícil, pois toda micro empresa não tem muita ajuda de entes externos. Nós temos uma conta no banco, tentamos empréstimo, mas é necessário um mínimo de seis meses de conta aberta naquele CNPJ. Até o próprio governo de SP tem um programa para micro empresas, mas também é necessário ter um ano de CNPJ aberto. E, na verdade, o momento em que você mais precisa de ajuda é no começo. A folha de pagamento de funcionários pesa bastante nos custos, mesmo com uma equipe enxuta. Além do salário propriamente dito, tem os impostos.

MÁRCIO CARDEAL – Uma dificuldade que enfrentamos foi o poder de negociação com os fornecedores. Até porque estávamos mal acostumados, trabalhando em um grande grupo. Num pequeno restaurante, as coisas são diferentes. Eu senti bastante diferença. Parece que ficamos em segundo plano, com um poder de negociação muito curto.

Solo Cozinha & Bar salão

INFOOD – Como você bolou o cardápio do seu restaurante?

DANILO – O cardápio é muito de gosto pessoal, de experiências de outras casas por onde passei. O cardápio aqui do Solo é simples, não rebuscado, de uma comida que te traz um conforto. Eu definiria que é uma comida com sabor, mas sem frescura. Queremos oferecer preço, qualidade, num ambiente bacana. O cardápio é enxuto, porque temos uma cozinha pequena, com uma equipe reduzida. Então eu não posso abrir o cardápio muito grande.

INFOOD – Em quanto tempo espera poder recuperar o investimento inicial?

DANILO – A gente acredita muito no nosso negócio, e no momento, o maior retorno é conseguir atrair um público, e fazer com que eles gostem. A partir disso, acredito que o retorno financeiro acaba vindo de uma forma natural. Não fizemos exatamente os cálculos de retorno, A gente encara como um investimento inicial. Nossa ideia é reinvestir no restaurante. Sabemos que o retorno vai ser lá na frente. Nós utilizamos boa parte de recurso próprio, e alguma coisa de empréstimo, mas empréstimo pessoal.

INFOOD – O bairro de Pinheiros é uma região bem servida de restaurantes. Qual o diferencial da sua casa?

DANILO – A gente fez um lugar que a gente gostaria de frequentar. Trabalhamos com um custo baixo, com preços bons para o cliente, um ambiente legal, com comida e bebida de qualidade, e um bom atendimento.

Solo Cozinha & Bar restaurante_mesa

INFOOD – Como você fez a escolha de seus fornecedores?

DANILO – Alguns dos meus fornecedores eu já conhecia do restaurante anterior em que eu trabalhava. Acabei seguindo com eles pelo bom relacionamento que havia entre nós. Busquei também alguns outros fornecedores por indicação de conhecidos. Tentamos trabalhar com um número pequeno de fornecedores, para ter menos problemas. Nosso cardápio é fixo, e tem um prato do dia. Então, tentamos trabalhar com aquilo que está com um bom preço, com aquilo que é da estação.

MÁRCIO – A gente tenta repassar o menos possível para o cliente os aumentos dos preços dos fornecedores. Os vinhos são um problema, pois sem que sejamos avisados, os fornecedores de vinhos nos mandam produtos com preços maiores de uma semana para a outra.

INFOOD – Como é feita a divulgação do restaurante?

MÁRCIO – O forte são as redes sociais. Pelo fato da casa ser muito nova, a gente não queria nenhuma assessoria de imprensa por enquanto, pois precisávamos nos estruturar operacionalmente primeiro. E, além das redes sociais, no começo, os próprios amigos e familiares ajudam muito, falando para os outros. Mas, sem dúvida nenhuma, o que ajuda são as redes sociais, pois todo mundo usa, como Instagram e Facebook. Diariamente a gente atualiza e faz postagens. Além disso, apareceram espontaneamente algumas matérias na mídia.

INFOOD – Que conselho daria para aqueles que pretendem montar um restaurante?

DANILO – É muito difícil abrir um negócio no Brasil. A gente abriu por impulso, pela vontade de fazer um lugar bacana, mas só depois que você abre é que vê o quanto é difícil, o quanto não tem incentivo do governo. Então, você tem que estar estruturado, você tem que estar preparado para o tempo de maturação do lugar, para conseguir se manter aberto. A verdade é que, segundo as estatísticas, 90% dos restaurantes fecham com menos de 1 ano.

Solo Cozinha & Bar sócios

INFOOD – Como conciliar o trabalho na cozinha e a vida pessoal? Sobra tempo para se divertir?

DANILO – É bem difícil. Nós ficamos o tempo todo aqui. Mas o fato do cliente ser tratado diretamente pelo proprietário é algo que se perdeu muito, e que faz toda a diferença no negócio.

MÁRCIO – A gente faz isso com muito carinho, porque o que a gente gosta de fazer. Mas tivemos que abandonar a academia, pois não sobrava tempo.

INFOOD – O que mais gosta de fazer quando não está cozinhando?

DANILO – Olha, quem gosta de cozinhar, está sempre na cozinha. Quem é da área, quando sai do restaurante, vai para o restaurante de um amigo, aí vai para o bar do outro amigo. Só não cozinho em casa. A cozinha profissional é muito diferente da de casa. Eu gosto muito de frequentar restaurantes e bares de amigos.

MÁRCIO – Eu sou músico também, tenho banda, mas o problema é o tempo. Eu tento conciliar as coisas, mas é bem complicado.

 

Solo Cozinha & Bar
Rua Simão Álvares, 484 – Pinheiros SP/SP – (11) 2738-9146
https://www.facebook.com/solocozinhaebar/
https://www.instagram.com/solocozinhaebar/

 

Por Redação

Fotos: Lays Riello

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados