A confeitaria tem um papel importante na gastronomia. Você até pode frequentar um restaurante onde a comida é boa, mas caso a sobremesa deixe a desejar, provavelmente você não voltará. Por esse papel ser tão importante, a confeitaria está em evidência, principalmente em microempresas. Muitas pessoas abriram seus próprios negócios voltados para a área de festas e com doces personalizados.

A procura por cursos de confeitaria de curta duração cresceu exponencialmente. Aulas on-line têm sido a sensação do momento, uma vez que buscam sempre inovar e trazer tendências para o mercado de doces e festas.

Tendências

Algumas tendências estão previstas para este ano, que vão dos bolos aos doces. Os bolos terão aparência mais simples, serão menores e apresentarão cores mais suaves em tons pastéis e mais harmônicos. Podemos até abusar das texturas, mas de forma simples, sutil e com delicadeza.

bolo no palito (cake pop)

Tipos de Bolos

Já o bolo fake volta ao mercado. São bolos com acabamentos perfeitos que não desmontam, mesmo em dias mais quentes, complementando a decoração das mesas. Outro bolo que virá com tudo este ano são os espatulados. Apesar de já estar no mercado há algum tempo, ele continua encantando clientes. É um bolo simples, mas que agrada pelo sabor e aparência.

O cake in box também está ganhando mais visibilidade no mercado da confeitaria no Brasil. Nada mais é do que um bolo bem molhadinho e com bastante recheio. Costuma ser cortado e vendido em fatias largas e generosas. Do jeito que o brasileiro gosta!

Chocolate e doces

Um produto que também terá destaque este ano é o chocolate. Em aniversários e casamentos, os bolos de chocolate devem ser os mais pedidos e virão com uma decoração moderna e elegante.

fatia de bolo de chocolate

Mas não só de bolo vive a confeitaria! Os chocolates artesanais, com sabores exclusivos, serão muito valorizados e apreciados. Além disso, os doces tradicionais ganharão um ar de sofisticação, passando a ser considerado um doce gourmet. Alguns exemplos são o brigadeiro explosivo, a bala de coco recheada, o bolo no palito (cake pop), entre outros.

Bolachas decoradas

Outro item que fará sucesso são as bolachas decoradas, uma tradição americana. As bolachas ganham personalização em mesas de bolo e doces, fazendo muito sucesso entre crianças e adultos. É um item com baixo valor de produção, porém, comercializado com preço elevado devido ao trabalho dedicado na decoração.

bolachas decoradas

A confeitaria não para e está sempre inovando. Temos muitos profissionais excelentes no mercado, que pensam a confeitaria com muito amor e carinho para todos nós.

Texto: Tatiana Fabbri Gaeta
Quadros
*Tatiana Fabbri Gaeta Quadros possui graduação em gastronomia, pelo Centro Universitário Senac (2006), e especialização em confeitaria e panificação, pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). É especialista em gestão da segurança de alimentos, pelo Senac Rio (2012), e graduada em engenharia de alimentos, pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2013). Atualmente, é professora e coordenadora da graduação Tecnologia em Gastronomia, do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, lecionando nas disciplinas de confeitaria e panificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados