Dois meses após assumir o controle do restaurante Olympe, Thomas Troisgros recebeu a gratificante notícia de que o restaurante havia sido reconhecido, aparecendo pela primeira vez na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, na 100ª posição da ‘The World’s 50 Best Restaurants’.

Esse carioca faz parte da quarta geração de chefs de sua família, é filho do grande Claude Troisgros, e aos 21 anos decidiu entrar para o mundo da culinária.

Formado em gastronomia nos Estados Unidos pela Culinary Institute of America, Thomas avalia os cursos atuais nessa área: “Como todo curso, têm faculdades boas e faculdades ruins. Eu acho muito importante a parte teórica porque ela pode direcionar para outras áreas da Gastronomia. Mas a prática ensina coisas que só no dia a dia você absorve o conhecimento, tal como a reação de um produto ou a execução precisa de uma técnica”.

Thomas Troisgros junto com Claude Troisgros

No Brasil, o grupo Troisgros é formado pelo Olympe, CT Brasserie, CT Boucherie e  CT Pâtisserie, e Thomas ainda é sócio do TT Burger. Trabalhar nos negócios da família, junto com seu pai e sua irmã caçula Carolina (que cuida do marketing das casas) não é um problema para o chef. Muito pelo contrário: “é muito prazeroso. Cada um tem a sua função bem definida”.

Pai de dois pequenos filhos – Joaquim e Olivia, Thomas não hesita ao responder que conselho daria a eles se decidirem no futuro seguir a sua carreira: “adquirir muita experiência, rodar o mundo e conhecer o que cada tipo de cozinha pode ensinar”.

Confira abaixo a entrevista que Thomas concedeu com exclusividade à Infood.

INFOOD – Qual o maior desafio para quem trabalha com gastronomia atualmente? 

THOMAS TROISGROS – Manter-se renovado, ter ideias criativas e ter certeza que a experiência do cliente está sendo diferenciada.

INFOOD – Que características você considera importantes para um cozinheiro se dar bem numa cozinha? 

THOMAS – Atenção, dedicação, curiosidade, inquietude e, principalmente, domínio das técnicas.  

O Olympe está na lista dos 100 melhores restaurante do mundo

 

INFOOD – O Grupo Troisgros é bem diversificado, com várias marcas. Como fazer para administrar um restaurante de luxo como o Olympe e outra uma casa mais despojada?

THOMAS – O importante é ter uma equipe boa nos bastidores que te dê confiança tanto para elaborar pratos complexos e de pesquisa (no Olympe) e pratos mais tradicionais ou de comfort food (nos CTs). O importante é no final ter execução boa das técnicas aplicadas, sejam elas complicadas ou simples.

INFOOD – Vem acontecendo um fortalecimento do mercado de hamburguerias. Como você avalia esse conceito de casa?

THOMAS – Acho que há uma grande procura por casas com comida mais despojada, e não só de hambúrguer, mas de sanduíches e Ramen, por exemplo. São conceitos para ganhar velocidade e reduzir custos operacionais.

INFOOD – Qual é o diferencial do TT Burger, frente a tantas outras hamburguerias? Qual o segredo para ser considerada uma das melhores hamburguerias da cidade?

THOMAS – O importante é ter produtos de qualidade alta e com uma execução ímpar, acrescentada a serviço e experiência diferenciada que faça o cliente se sentir feliz e bem atendido.

 

INFOOD – Você participa ativamente da administração dos negócios? O que prefere: administrar um restaurante ou cozinhar? 

THOMAS – Eu participo das decisões estratégicas. Não dá para fazer tudo. Prefiro ficar na cozinha criando e pesquisando.

INFOOD – O que não pode faltar na sua cozinha? 

THOMAS – Limão e manteiga

INFOOD – Quais os seus próximos passos? E quais os planos para o futuro?

THOMAS – Futuro é crescer as empresas, pensar em possíveis novos empreendimentos.

Thomas é a 4ª geração à frente da gastronomia na família Troisgros

 

Serviço:
Restaurante Olympe
Rua Custódio Serrão, 62 – Lagoa – Rio de Janeiro/RJ
Tel – 21 – 2539-4542
site – http://olympe.com.br/
Grupo Troisgros Brasil
site – http://www.troisgrosbrasil.com.br/
facebook – https://www.facebook.com/troisgrosbrasil
instagram – https://www.instagram.com/troisgrosbrasil/

Por Redação

Fotos: Tomas Rangel e divulgação

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O turismo gastronômico como meio de desenvolvimento local

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