O azeite é um produto versátil e milenar. Extraído das oliveiras, pode ser utilizado nas áreas de higiene, beleza, medicina e na alimentação. O que nem todos sabem é que, para esse último caso, não são só os alimentos salgados ou as saladinhas que combinam com o azeite. O azeite em sobremesas e receitas doces pode ser utilizado, além de poder ser um grande aliado para substituir a gordura e agregar sabor.

Para quem quer renovar o cardápio e não utilizar ingredientes como o óleo, a manteiga ou a margarina em suas sobremesas, pode-se usar o azeite. “O azeite pode ser utilizado em sobremesas à base de massa, como bolos e tortas, substituindo a gordura da receita, e no preparo de caldas e cremes”, explica a gerente de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Lisiane Miura. “É importante destacar que ingredientes como a manteiga e a margarina, por exemplo, são responsáveis por agregar cremosidade e textura a algumas preparações e, nesse caso, não podem ser substituídos pelo azeite”, finaliza.

Torta de iogurte com azeite de oliva

O uso do azeite em sobremesas requer alguns cuidados para que o preparo seja feito de forma adequada e os benefícios do produto sejam aproveitados. Veja algumas dicas:

  • Harmonização do azeite com sobremesas
    O azeite harmoniza de forma ideal com frutas vermelhas, frutas ácidas e chocolate. Sua utilização é recomendada em sobremesas à base de massa e no preparo de caldas e cremes.
  • Tipo do azeite
    Qualquer azeite pode ser utilizado, porém os azeites frutados como o TERRANO™ combinam melhor com as sobremesas. O Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ pode ser utilizado em qualquer preparação que será aquecida e o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ pode ser utilizado em preparações frias ou finalizações.
  • Conservação do azeite
    Para que o azeite não perca o sabor e seus benefícios, o ideal é armazená-lo na própria embalagem ou em alguma que seja indicada pelo fabricante, em ambiente protegido de claridade e de calor (por exemplo, em armários distantes de fontes de calor, como forno e fogão).
  • Sabor do azeite
    O azeite em sobremesas é ideal para agregar sabor, porém, para que esse sabor não se sobreponha aos demais ingredientes, deve-se evitar colocar em excesso e tomar cuidado para não usar com outros ingredientes muito gordurosos.

 

Ajinomoto

www.ajinomoto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O turismo gastronômico como meio de desenvolvimento local

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2018 Infood - Todos os direitos reservados