É com o tema “Viva a melhor porção da vida” que o festival gastronômico Bar em Bar chega, em 2018, à sua 12ª edição. Já consolidado em todo o país, o evento valoriza a gastronomia dos bares brasileiros, sendo uma opção ímpar para que consumidores experimentem novos petiscos no cardápio dos mais de 300 estabelecimentos participantes, de norte a sul do Brasil. O Festival, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), começou no dia 8 de novembro e segue até o dia 25 de novembro.

Para participar do Bar em Bar, as casas criaram uma receita diferente daquelas já ofertadas no cardápio, que serão oferecidas durante o período do concurso a um preço promocional. A proposta é uma maneira de estimular a criatividade dos chefs, fomentando a elaboração de novos petiscos, tornando o menu do bar cada vez mais atrativo.

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o tema deste ano tem tudo a ver com o ambiente proporcionado pelos bares aos seus frequentadores, que enaltece os aspectos sociais e afetivos. “No bar tudo se conversa. Milhões de brasileiros não abrem mão de estar ali. É uma instituição nacional que faz a alegria de todos, por isso a pertinência do tema”.

Cada região dá um toque especial para o Festival. Em alguns estados como Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, ele também funcionará em formato de concurso, elegendo o melhor petisco dentre as casas participantes.

Alguns estados também adotaram temas especiais para a criação dos pratos. Em Minas, a proposta foi que todas as receitas usassem alguma “Panc” (planta alimentícia não convencional), como o dente-de-leão, hibisco e broto de samambaia. Na criação dos petiscos, os bares tiveram ajuda do chef Michel Abras, especialista no tema. Já no Distrito Federal, a carne de porco foi a escolhida, já que o Bar em Bar está sendo realizado junto a outro evento já conhecido na cidade, o Sabor Suíno.

Em Goiás e no Ceará, os bares também farão parte do tradicional percurso do Trenzinho Bar em Bar, em que convidados da Abrasel passarão o dia visitando algumas casas participantes, em um tour de dar água na boca.

Em alguns estados, como Alagoas e Distrito Federal, o Bar em Bar também é momento de solidariedade, abraçando causas sociais. Em Alagoas, os estabelecimentos participantes devem doar R$ 1,00 de cada prato vendido para a Associação Hemerson Casado, destinada a pesquisas da doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Já no Distrito Federal, o mesmo valor será doado para uma instituição social de Brasília, que será escolhida pelo público por meio de votação nas redes sociais da Abrasel.

O Festival Bar em Bar é uma realização da Abrasel, com patrocínio nacional da Ambev e da Pitú.


Festival Bar em Bar 2018

8 a 25 de novembro
www.barembar.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Para receber a newsletter Infood, digite seu e-mail no box abaixo e clique na seta.

© 2019 Infood - Todos os direitos reservados